O Ensino de Artes e a Atuação do Professor
Por: rewaechter • 24/9/2018 • Resenha • 1.128 Palavras (5 Páginas) • 310 Visualizações
RÉGIS WAECHTER GONÇALVES
PÓS-GRADUAÇÃO EM METODOLOGIA DO ENSINO DE ARTES
DISCIPLINA: ENSINO DE ARTE
O Ensino de Artes e a Atuação do Professor
Esta resenha foi escrita a partir das ideias contidas no o livro: Para Gostar de Aprender Arte de Rosa Ivalberg, neste livro à autora nos apresenta um panorama do Papel do Papel do Professor no ensino das Artes. A autora e nos fala sobre o papel dos professores o qual é muito importante para que os alunos aprendam a fazer arte, e gostar de arte. Que o aprender nas artes envolve uma mediação realizada pelo professor entre o educando e a arte, envolvendo aspectos cognitivos e afetivos em diversas relações que estão em jogo no ambiente escolar. Onde os alunos devem aprender por interesse e curiosidade, e não por pressão externa. A autora define que “papel do professor deveria ser como o de um “regente de orquestra”, onde os alunos terão participação única e significativa em uma construção coletiva e ao mesmo tempo individual no processos da aprendizagem. Onde a autonomia e a participação dos alunos são reais quando eles desenvolvem uma consciência da necessidade das propostas que executam e de seu afeto por elas. Deve-se ensinar a gostar de aprender arte com a própria arte, que visa à melhoria das condições da vida humana, na perspectiva de promoção de direitos na esfera das culturas, eliminando as barreiras de classe social, sexo, raça, religião e origem geográfica. Ainda, cabe à escola reconstituir o espaço social de produção, apreciação e reflexão sobre arte, sem deformá-lo ou reduzi-lo a a um modelo escolar pré-determinado..
A autora apresentada um panoram sobre Currículo de artes visuais e suas relações entre objetivos, conteúdos, orientações de didáticas e avaliação, bem como sua reorientação curricular e seus desdobramento. O currículo é um conjunto de escolhas subjacentes, tanto no que se refere à área de conhecimento como na forma de aplicação dentro do cotidiano escolar. Esse está em permanente processo de transformação, onde é responsável por reorientar do educando e o papel do professor na escola.O ensino de Artes Visuais no ensino fundamental deve ‘construir’ um percurso de criação pessoal cultivado onde é alimentado pela produção cultural em arte. Em que cada objetivo relaciona os conteúdos de diversos tipos a diferentes ações de aprendizagem dos estudantes, fazendo-se a arte, apreciando a arte e refletindo sobre a arte. As avaliação das aprendizagens não podem prescindir da consideração sobre os modos de aprendizagem dos alunos em relação a cada tipo de conteúdo e, ou às suas formas pessoais ou ao estilo de cada aluno quando se relaciona com o conhecimento. Ela deve considerar o contexto das escolas e as ações do professor sobre vários âmbitos e sua relação ensino-aprendizagem. A avaliação não pode ser um instrumento de controle ou sanção expiatória na mão do professor e sim uma oportunidade de aprendizagem para o aluno.
A arte é uma disciplina obrigatória nas escolas, conforme determinação da LDB 9394/96. Cabe às equipes de educadores das escolas e redes de ensino realizar um trabalho de qualidade, a fim de que crianças, jovens e adultos gostem de aprender arte. Compete aos centros de formação de professores investir em projetos de pesquisa e de formação contínua para que os professores sejam os protagonistas de práticas atualizadas em sala de aula e na composição dos Parametros Currícularres Nacionais (PCNs). O olhar construtivista de ensino e aprendizagem esteve presente elaboração dos PCNs. Suas principais bases teóricas são a epistemologia genética de Piaget, as proposi- ções da escola sócio-histórica de Vygotsky e a teoria da aprendizagem significativa de Ausubel. O construtivisto trouxe transformações que orientam a prática educacional no ensino de arte que levam em consideração tanto os processos de aprendizagem do aluno como a natureza dos objetos de conhecimento que constituem as áreas, e a sua prática em sala de aula. Sobre os conteúdos e sua articulação com os eixos de aprendizagem significativa em artes visuais que em resumo estes são: o saber saberes (fatos, conceitos, princípios); o saber fazeres (procedimentos); Osaber ser e saber ser no convívio com o outro (valores, atitudes, sensibilidade).
Na formação inicial do professor de Arte deve ser concretizada em um nível universitário, mas parar além dos cursos de magistério, licenciatura e bacharelado, especialização e pós-graduação, a prática que está em constante formação do professor de arte aponta a necessidade de uma formação continua, sendo que todo o educador deve ter sua autonomia, a fim de sentir-se capaz de buscar o aprimoramento de seus conhecimentos e pesquisar por si mesmo e seus pares. O material didático precisa ser garantido pela instituição escolar, para o professor poder trabalhar de acordo com a orientação dos PCN’s, o educador de arte também precisa vivênciar sua criação pessoal em Arte, que irá lhe proporcionar para além de conhecimentos técnicos, um preparo didático nas múltiplas situações de aprendizado, que envolvem o fazer artístico, mediados pela apreciação da arte, através de sua reflexão dado como um produto cultural.
...