O Estagio Educaçao Infantil
Por: 1403198929061971 • 2/9/2022 • Trabalho acadêmico • 4.971 Palavras (20 Páginas) • 123 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO ........................................................................................................06
1 LEITURAS OBRIGATÓRIAS ...............................................................................07
2- PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)......................................................09
3-ATUAÇÃO DO PROFESSOR REGENTE E SUA INTER-RELAÇÃO COM A EQUIPE PEDAGÓGICA E ADMINISTRATIVA, ASSIM COMO A ATUAÇÃO DA EQUIPE PEDAGÓGICA NO ACOMPANHAMENTO DO DESENVOLVIMENTO DA DISCIPLINA ............................................................................................................11
4-CONHECER A ABORDAGEM DOS TEMAS CONTEMPORÂNEOS TRANSVERSAIS DA BNCC (MEIO AMBIENTE, ECONOMIA, SAÚDE, CIDADANIA E CIVISMO, MULTICULTURALISMO E CIÊNCIA E TECNOLOGIA).........................................................................................................14
5- METODOLOGIAS ATIVAS COM USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS ..............17
6- PLANOS DE AULA .............................................................................................18
CONSIDERAÇÕES FINAIS ....................................................................................22
REFERÊNCIAS ......................................................................................................23
INTRODUÇÃO
O atual trabalho apresenta como principal finalidade a aprimoração do aprendizado dos conhecimentos adquiridos no curso de pedagogia durante o isolameto devido ao Covid 19. Tendo como foco a viabilisaçao da relação teoria e pratica, cujo intuito é a compreensão de um projeto politico pedagógico voltado a imerse na BNCC (Base Comum Curricular) na busca da elaboraçao de planos de aula contendo Temas Transversais, no qual a acarretará o desenvolvimento integral do aluno.
Traz como objetivo fundamental, analisar o papel do pedagogo e seus possíveis campos de atuação. A escrita aborda a educação formal, não formal e informal, bem como suas definições e o papel social da prática pedagógica presente para além da docência e do ambiente escolar, refletindo sobre a atuação desse profissional em museus, hospitais, presídios, empresas, meios de comunicação e outros ambientes em que há projetos com foco educativo. Visa contribuir para que estudantes de Pedagogia possam vislumbrar suas aptidões e potencialidades nos vastos campos de aplicação do seu conhecimento.
O tema em questão ainda buscou compreender os contéudos do currículo com base na BNCC, deste modo o projeto foi realizado com a colaboraçao de professores e gestores da escola. Logo o estágio traz abordagens para a melhor formação do aluno, estimulando a um caminho de relação entre a teoria e a prática nas escolas.
Partindo desta visão, o Estágio de Ensino fundamental I, passa a contribuir para uma reflexão sobre o aprendizado adquirido durante o curso de licenciatura em pedagogia.
- LEITURAS OBRIGATÓRIAS
- PEDAGOGIA EM AÇÃO: O PAPEL DO PEDAGOGO E SUAS DIVERSAS ATUAÇÕES
O ensino do século XXI precisa acompanhar o processo de mudanças que a sociedade exige como contribuição para a formação de um novo sujeito. A informação é um diálogo, é uma expressão de liberdade, na medida em que temos consciência de uma leitura crítica da realidade, onde a nossa reflexão deve ser um constante devir, na perspectiva de indagação e de esquadrinhar com a imaginação, sem acordo com resposta estanques e únicas.
Igualmente, a formação dos professores configura-se num desafio que tem a ver com o futuro da educação e da própria sociedade brasileira e, diante das mudanças ocorridas na política em nosso país, mais do que nunca há a necessidade de construção de um projeto político e educacional, voltado para uma formação que se efetive em bases consistentes, teoricamente sólidas e fundadas nos princípios de qualidade e de relevância social. Essa formação, ao ser compreendida e trabalhada numa perspectiva de constante reflexão sobre a natureza do ser professor e os aspectos que permeiam a identidade docente, vem se consolidando a partir da formação de um professor que atue profissionalmente, de maneira significativa e transformadora.
Assim, a ampliação de uma consciência crítica sobre a relação necessária entre teoria e prática é, portanto, o diferencial capaz de conduzir, dialogicamente, a própria relação rumo a uma nova práxis e o exercício da docência apreendido como ação transformadora que se renova tanto na teoria quanto na prática, requer necessariamente o desenvolvimento de uma consciência crítica por parte do professor.
Sendo necessário saber que o campo de trabalho do pedagogo não se limita mais às escolas. Além disso, a pedagogia era restrita às séries iniciais e a determinadas funções na escola. Hoje pode ser uma aliada em outras áreas, nas quais os pedagogos se inserem em equipes multidisciplinares.
As probabilidades são as mais variadas: organizações sociais, brinquedotecas, desenvolvimento de materiais e metodologias para a educação à distância e, até, empresas e hospitais.
Compreendemos que o Pedagogo é um profissional que abrange em sua grade curricular matérias de formação social, psicológica, histórica, filosófica e prática, apto a atuar em diversas áreas, tais como; hospitais, ONGs, empresas, ambientes socio educacionais. Entretanto, no término de sua graduação, não se sente preparado para essa prática, necessitando de especializações e cursos para se qualificarem e assegurarem um bom desempenho nesses ambientes.
Observar-se, contudo, que o Pedagogo não possui a visibilidade de cursos de formação profissional, que o norteie e assegure a sua atuação em ambientes não escolares, tendo somente seu olhar voltado a especializações em áreas ligadas à docência, com isso levando-os, quase sempre, a caminhos entrelaçados ao ensino em sala de aula, sejam elas em qualquer âmbito.
Entende-se que embora o pedagogo deva estar habilitado para atuar em qualquer espaço socioeducativo, em seguida a sua formação, a maioria dos mesmos só se sentem seguros para prestarem suas contribuições em salas de aula, visto que as instituições têm como foco o trabalho escolar e docente.
...