O Estagio Gestão Anos Iniciais
Por: marciarbarbosa • 6/12/2022 • Trabalho acadêmico • 4.729 Palavras (19 Páginas) • 160 Visualizações
MÁRCIA REGINA BARBOSA RODRIGUES
RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO EM
ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS – GESTÃO.
Licenciatura em Matemática
MÁRCIA REGINA BARBOSA RODRIGUES
RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO EM
ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS – GESTÃO.
Licenciatura em Matemática
Relatório desenvolvido como requisito para aprovação na disciplina de Estágio Curricular Obrigatório no curso de Licenciatura em Matemática na Universidade Virtual do Estado de São Paulo.
[pic 1]
Sumário
1.Introdução 5
2. Apresentação da Escola 7
3. Aspectos e atribuições organizacionais. 9
4. Aspectos administrativos gerais. 10
5. Atividades Desenvolvidas. 11
5.1 Fase Observação. 11
5.2 Fase Participação 16
6. COMENTÁRIOS 18
1.Introdução
Sendo de suma importância e que faz com que o estudante reflita e conheça sua nova área de atuação, o estágio é um componente curricular obrigatório, de acordo com LEI Nº 11.788, de 25 de setembro de 2008:
Art. 1o Estágio é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam frequentando o ensino regular em instituições de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos.
§ 1o O estágio faz parte do projeto pedagógico do curso, além de integrar o itinerário formativo do educando.
§ 2o O estágio visa ao aprendizado de competências próprias da atividade profissional e à contextualização curricular, objetivando o desenvolvimento do educando para a vida cidadã e para o trabalho. (BRASIL, 2008)
A realização, para a formação do futuro professor é indispensável, aproximando-o da rotina escolar e de sua realidade no exercício da profissão do futuro profissional, manter o contato com outros profissionais da área e principalmente em sala de aula.
Segundo França (2005):
O aluno estagiário precisa viver a escola em toda a sua amplitude, agora não mais como aluno, mas sim, direcionando seu olhar como futuro professor para que possa compreender e situar-se nesse contexto educativo de forma a demonstrar competência profissional e compromisso ético para com a sua futura profissão. (FRANÇA, 2005, p. 03)
De acordo com Castro (2002 apud FIORENTINI, 2008), Rocha (2005 apud FIORENTINI, 2008) descrevem que os estágios supervisionados representam uma instância importante e fundamental à formação do professor, sendo marcada por significativa aprendizagem profissional. Sobre a formação inicial, Diniz Pereira (2007, p. 86 apud LORTIE, 1975), destaca que:
O termo “formação inicial”, como se sabe, é pelo fato dessa formação iniciar-se muito antes da entrada em um curso ou programa que se desenvolve em uma instituição de ensino superior. A profissão docente é suis generis, pois, mesmo antes da sua escolha ou de seu exercício, o futuro profissional já conviveu aproximadamente 12.000 horas com “o professor” durante o seu percurso escolar.
O estágio supervisionado em ensino fundamental anos finais - gestão tem como objetivo proporcionar aos educandos as experiências de observação e participação como gestor/professor sendo e tendo visão de gestor/professor, efetuando planejamento e regência no campo de estágio, além de pôr em prática os conhecimentos adquiridos durante o curso, nesse momento, com especificidade aos alunos do 6° ao 9° ano dos anos finais.
A realização do estágio foi na Escola Estadual Roberto Bianchi, localizada na Rua Keida Harada, no. 99, Vila Ipelândia – Cidade Suzano, de 26/07/2022 a 06/09/2022, com duração total de 100 horas, onde foi feito o acompanhamento da rotina na instituição de forma totalmente presencial.
O objetivo deste relatório é descrever as etapas do estágio, apresentar o histórico da escola, seu espaço físico; estudo das práticas pedagógicas; leitura de regulamentos da escola e atividades desenvolvidas ao longo do período; como observação de toda dinâmica dentro e fora de sala de aula; participação, elaboração de plano de aula e apoio do professor regente; além de salientar os aprendizados em campo de estágio, as referências que serviram de base para estruturar os planejamentos e relatório em questão.
2. Apresentação da Escola
A Escola Estadual Roberto Bianchi foi criada através do Decreto 04 de 06.01.1949 de acordo com art. 205 do Decreto 17.698/47, onde passou a se chamar “GESC do Bairro Palmeiras”, com início em fevereiro de 1949. O Patrono da Escola: Roberto Bianchi, foi Sr. Roberto Bianchi, o qual fez uma doação de 1 alqueire de terra. A escola só mudou de nome em 28 de dezembro de 1971, conforme Lei nº 2267 passa a ser denominada Escola Estadual de 1º Grau de Vila Ipelândia.
A escola possui vários documentos arquivados ao longo de existência, que nos remete a história da sua fundação, como por exemplo:
- Fotografias e vídeos;
- Planta oficial da escola.
- Livro de Atas;
- Autorização para funcionamento dos Anos iniciais, Ensino Fundamental e Médio.
- Relatórios entre outros documentos.
Desde a sua fundação, a escola já teve vários diretores no qual o plano diretor não destaca, salientando apenas a última Gestão, feita pela equipe gestora abaixo:
Nanci de Albuquerque Quinto | Diretor |
Valdelânia Aparecida da Cruz | Vice-Diretor |
Cecília C. B. Macedo | P C Anos Finais e EM |
Angelica Nogueira Costa | P C Ensino Médio |
Kelly Cristina Rosa de Brito | PC Anos Iniciais |
Edina Aparecida S. Ribeiro | Gerente de Organização Escolar |
Atualmente a escola oferece as seguintes modalidades: Anos Iniciais (1º. série a 5º. série); Ensino Fundamental (6° série a 9º. série), ensino Médio, nos turnos matutino e vespertino abrangendo em média 800 alunos, além da participação do Grêmio Estudantil.
...