O Estagio Supervisionado
Por: Soraia Pacheco • 25/4/2023 • Trabalho acadêmico • 8.828 Palavras (36 Páginas) • 118 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
SUMÁRIO
1 RELATO DAS LEITURAS OBRIGATÓRIAS 5
2 RELATO DA ANÁLISE DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP) 7
3 RELATO DA ANÁLISE DE MATERIAIS DIDÁTICOS DA ESCOLA 9
4 RELATO DA ENTREVISTA COM O PROFESSOR REGENTE 11
5 PROPOSTA DE ATIVIDADE PARA ABORDAGEM DOS TEMAS CONTEMPORÂNEOS TRANSVERSAIS DA BNCC .............................................13
6 RELATO DO PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DA BNCC NA ESCOLA..........15
7 RELATO DA ANÁLISE DOS INSTRUMENTOS AVALIATIVOS UTILIZADOS PELO PROFESSOR 16
8 RELATO DA ANÁLISE DA ATUAÇÃO DA EQUIPE PEDAGÓGICA NO ACOMPANHAMENTO DA DISCIPLINA 18
9 RELATO DA OBSERVAÇÃO 21
10 PLANOS DE AULA 22
11 RELATO DA APRESENTAÇÃO DOS PLANOS DE AULA AO PROFESSOR 35
12 RELATO DA REGÊNCIA 37
13 VALIDAÇÃO DO RELATÓRIO 40
CONSIDERAÇÕES FINAIS 41
REFERÊNCIAS 41
INTRODUÇÃO
O presente relatório de estágio é elaborado no âmbito da disciplina Estágio Curricular I. O estágio desenvolveu-se na Escola Municipal de Educação Infantil América dos Anjos Mônica, na cidade de Cabo Frio. Este estágio foi uma oportunidade de entrar em contato com a realidade, de forma a complementar e aperfeiçoar as competências profissionais através de uma ligação com o sistema educativo.
Neste trabalho pretendemos apresentar os resultados do estágio supervisionado, que ocorreu na além de relatar as experiências desenvolvidas a partir deste processo de formação. A metodologia utilizada foi a observação, em conjunto com leituras e estudos bibliográficos que tratam da prática pedagógica. O objetivo deste trabalho é ressaltar a importância do estágio na formação de professores e como este impactou a formação e atuação na qualidade de professor da educação infantil.
Nesse texto, temos a intenção de caracterizar o local do estágio, a fim de situarmos o trabalho pedagógico observado e vivenciado junto as crianças. Um outro item aborda as atividades realizadas durante o período do estágio, a observação das crianças e das professoras e o resultado que as intervenções tiveram. Por fim apresentamos nossas considerações sobre o que foi o estágio para nossa formação
O estágio é um processo vivido fora da Universidade que nos permite uma grande contribuição para a nossa formação, na medida em que nos possibilita conhecer e vivenciar o cotidiano de uma escola e refletir sobre as práticas pedagógicas, [...] “o estágio curricular se bem fundamentado, estruturado e orientado, configura-se como um momento de relevante importância no processo de formação dos futuros professores” (FELÍCIO; OLIVEIRA, 2008, p. 217).
RELATO DAS LEITURAS OBRIGATÓRIAS
Na década de 1990, o ensino da educação infantil era visto não apenas voltado para a educação, mas sim para a educação e o cuidado com a criança, levando em consideração os aspectos cognitivos, onde o professor não deveria ensinar, mas acompanhar e estimular o desenvolvimento infantil.
Vigotsky cria uma nova abordagem do processo de desenvolvimento infantil. Para ele, este é um processo natural, que se dá de forma espontânea, porém é diretamente influenciada por fatores sociais e culturais.
Já segundo Leontiev e Elkonim a situação ocupada pela criança nas relações sociais em cada etapa do seu desenvolvimento, torna-se elemento fundamental para compreender o desenvolvimento infantil.
Os autores evidenciaram a importância da sociedade em que a criança está inserida para o seu desenvolvimento.
No que se refere ao ensino e aprendizagem, destacam que ambos são compreendidos como fonte de desenvolvimento. Não existe correspondência do desenvolvimento da criança com o desenvolvimento no ensino. Contudo, os processos de desenvolvimento estão diretamente ligados ao ensino.
Uma importante constatação é a imitação como sendo fundamental no processo de ensino. Para Vigotsky, a imitação realiza a influência da aprendizagem sobre o desenvolvimento na escola. A criança não aprende o que sabe fazer sozinha, mas vem a adquirir novas aprendizagens com a colaboração do professor.
As funções psicológicas devem ser cultivas na criança pelo educador, não de forma mecânica, mas sim de maneira organizada e sistêmica.
O desenvolvimento psíquico da criança se dá através de experiências sociais, organizados e orientados pelo adulto.
O processo de atividade de ensino da criança se inicia ainda na pré escola, diretamente ligado a brincadeira. O professor deve utilizar materiais lúdicos diversificados para estimular na criança o desejo de aprender.
A educação de crianças de 0 a 6 anos tem como tarefa fundamental ensinar a pensar. Deste modo o professor assume papel primordial, pois cabe a ele planejar aulas onde leve o aluno a se tornar um ser pensante, crítico e participativo na sociedade a qual pertence.
Cabe também ao professor transmitir a criança os resultados do seu desenvolvimento histórico, utilizando para tal a cultura, incluindo mesma em suas atividades regularmente.
O desenvolvimento integral da criança perpassa por diversos fatores internos e externos. O professor deve utilizar de suas práticas pedagógicas, respeitando sempre as experiências pré existentes dos alunos, levando em consideração a sociedade a qual o mesmo está inserida, não esquecendo dos fatores familiares, sociais, culturais e econômicos. Todos estes fatores influenciam diretamente no pensar e no agir das crianças, cabendo ao professor fazer a mediação necessária para que o mesmo desenvolva a capacidade crítica e criativa diante das situações apresentadas no dia a dia, sendo este capaz de resolver situações lhe serão apresentadas na vida em sociedade.
...