TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estagio de Gestão

Por:   •  18/11/2022  •  Pesquisas Acadêmicas  •  5.755 Palavras (24 Páginas)  •  99 Visualizações

Página 1 de 24

[pic 1][pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

SUMÁRIO

1        RELATO DAS LEITURAS OBRIGATÓRIAS        4

RELATO DA ANÁLISE DO REGIMENTO ESCOLAR        16

2        RELATO DAS ENTREVISTAS COM A EQUIPE DIRETIVA        17

3        RELATO DA OBSERVAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO E SUPERVISÃO        18

4        ATA DE REUNIÃO PEDAGÓGICA E/OU ADMINISTRATIVA        19

5        RELATO DA OBSERVAÇÃO DA ROTINA DO SUPERVISOR/ORIENTADOR        20

6        PLANO DE AÇÃO        21

7        RELATO DA APRESENTAÇÃO DO PLANO DE AÇÃO À DIREÇÃO ESCOLAR        22

8        VALIDAÇÃO DO RELATÓRIO        23

CONSIDERAÇÕES FINAIS        24

REFERÊNCIAS        25

INTRODUÇÃO

Estágio realizado na Escola municipal Criança esperança, iniciando- se com visita à escola com carta de apresentação, foi realizada a leitura obrigatória e produção de do texto com tema pedagogia em ação: o papel do pedagogo e suas atuações, análise do regimento escolar com destaque para as atribuições da direção, entrevistas com a equipe diretiva, coordenação pedagógica, secretaria  e equipe de alimentação escolar.

        Observação da organização e supervisão da escola, participação em reuniões pedagógicas e administrativa, elaboração de ata do que foi discutido nas reuniões que foram realizadas, acompanhamento e participação da rotina da supervisora e coordenadora pedagógica e elaboração de um plano de ação para ser apresentado à escola.

 

  1. RELATO DAS LEITURAS OBRIGATÓRIAS

PEDAGOGIA EM AÇÃO: O PAPEL DO PEDAGOGO E SUAS ATUAÇÕES.

        A história da educação brasileira inicia em 1549, com a chegada do primeiro grupo de jesuítas, a partir de 1759 iniciaram-se reformas na educação, como a reforma pombalina que substituiu as ideias religiosas pelas Laicas.

        Em 1924 surge a associação Brasileira de educação, já em 1930 é criado o Ministério da Educação, 1932 é pulicado o Manifesto dos pioneiros da Escola nova, defendendo ensino gratuito, público, universal e laico.

        Movimentos escolanovistas impulsionaram a profissionalização de professores, onde obteve a criação dos cursos de pedagogia nas universidades, em 1939, o curso de pedagogia foi criado e teve como principio a educação nos anos iniciais e também a gestão educacional, no inicio não era envolvido em sala de aula.

        Até em 1969 a formação era dividida em bacharelado e licenciatura, somente após a reforma universitária de1968 foi unificado o curso. Entre 1970 e 1980 foi iniciado a formulação dos princípios gerais de uma base para a formação dos graduandos em educação. Em 1986 houve a reformulação dos cursos de formação do educador que estabeleceu três dimensões(profissional, política e epistemológica), na especialização o profissional sairia preparado para o ensino médio.

        Em 1998 foi criada a comissão de especialistas do curso de pedagogia para diminuir os conflitos gerado pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996, que trata de uma possível “extinção” do curso de pedagogia.

        Em 2001, O Ministério da educação definiu um documento que reconhecia o curso de pedagogia, diante dos documentos sobre o curso, evidencia que deveria ter caráter de licenciatura e bacharelado, pedagogia não é um curso apenas, é um campo que compõe conhecimento científico, a atuação do pedagogo, portanto, está presente tanto na área escolar, como não escolar.

        A atuação do pedagogo tem um vasto campo, desde a construção civil, órgãos municipais, estaduais e federais, escolas, hotéis, ONGs, instituições de capacitação profissional, assessoria de empresas, museus, hospitais entre outros.

        No ambiente escolar as atividades serão de professor do ensino público e privado de todos os níveis de ensino que a formação permite e dos que exercem atividades relacionadas fora da escola convencional, também poderá se tornar especialista como supervisores pedagógicos, gestores, administradores escolares, planejadores, coordenadores, orientadores educacionais, etc. O profissional de pedagogia deve obter conhecimentos teóricos e práticos .

        A pedagogia hospitalar é um processo alternativo de educação continuada que ultrapassa o contexto formal da escola, no Paraná existe o serviço de Atendimento à rede de escolarização que atende alunos impossibilitados de frequentar a escola regular .

        No ambiente empresarial, o pedagogo atua além das técnicas escolares ensinadas na graduação, o pedagogo que está no contexto empresarial tem o objetivo de incentivar os membros da equipe de trabalho. Na empresa o pedagogo é fundamental para o crescimento da empresa, estimulando os funcionários e o crescimento destes.

        Na área do turismo ele tem caráter educativo quando praticado em locais históricos e culturais, há segmento no turismo que dispõe de um local para acolhimento a estudantes e visitantes. As atividades que o educador desenvolve no museu tem uma concepção de memória cultural.

No âmbito da pedagogia nas prisões é promovido a reintegração social, formulação de políticas de atendimento educacional à criança que esteja em estabelecimento penal, por privação de liberdade de sua mãe. O pedagogo tem a missão nesse ambiente de transmitir  conhecimento ético e científico, estimulando a readaptação do indivíduo no meio social.

        Diante ao que foi exposto, podemos dizer que a formação dos cursos de pedagogia de forma geral não aborda as diversas possibilidades de atuação, propõe-se em um futuro próximo aprofundar os estudos visando a pedagogia Empresarial e Hospitalar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.6 Kb)   pdf (399.6 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com