O Estudo de Caso
Por: Rose3791 • 10/2/2021 • Relatório de pesquisa • 368 Palavras (2 Páginas) • 103 Visualizações
Boa tarde Professora Patrícia!
Recebi sua diagnostica inicial do aluno Guilherme, quem tem paralisia cerebral do tipo coreoatetóide, cadeirante. Fiquei muito contente em notar que o seu interesse pelo aluno Guilherme é real a ponto de se aproximar da Família e saber de sua rotina fora da unidade escola.
Não pude deixar de notar também que sendo ele portador da paralisia cerebral tipo coreatetóide, peço que pesquise junto aos pais se já faz tratamento com fonodiólogo, assim com nutricionista, pois sua deglutição é prejudicada trazendo ainda mais atrasos em sua fala.
Quanto ao usar ou não a cadeira de rodas acho bom relembrar que portadores de PC tem movimentos involuntários, e a cadeira de roda adaptada garante sua segurança.
A estudos que nos mostram que alguns PC tem déficit de aprendizado, mas, não todos. Notei que ele já frequenta a sala de recursos com professor de Atendimento Especializado, assim podemos junto com esse professor verificar se o aluno escreve por meio de recurso adaptados como: mesa imantada para segurar a folha de escrita, apoio Tuboform TFP8 para posicionar a mão para: escrita, pintura e imantado para jogar, pastas de estudos matemático e signos, tablets e computadores. Talvez um desses recurso vocês poderão fazer uso em sala de aula.
Em alguns casos o reforço da educação física se faz necessário para contribuir com a lateralidade e espaço e temporalidade promovendo um pouco de autonomia no dia a dia.
Sabendo que mesmo com a dificuldade na fala do aluno entre as crianças eles se entendem bem, assim facilita o trabalho com duplas produtivas fazendo assim sua interação social e criativa.
Vejo seus esforços em trazer a atenção do aluno, poucos alunos com PC tem atraso intelectual, então temos de olhar o portfólio do ano anterior assim como pedir maiores informações para o Professor do AEE, e juntos buscarem metodologias para o avanço do aluno.
Com certeza deixei de pensar em algo, mas gostaria de acompanhar seus avanços com esse aluno e assim me inteirar ainda mais trocando nossas experiências.
Desde já agradeço .
PS : Sei que é um caso fictício, porém é dessa forma que encontro oportunidades de aprender e ajudar e construir algo melhor por onde troco experiências.
...