O Filme Brasileiro “Narradores de Javé”
Por: naritca • 15/5/2019 • Resenha • 338 Palavras (2 Páginas) • 150 Visualizações
O filme brasileiro “Narradores de Javé”, dirigido por Eliane Caffé, conta a história de moradores do Vale de Javé, localizado no sertão da Bahia, que com medo de ter sua cidade inundada pela construção de uma usina hidrelétrica decidem que para impedir que a inundação aconteça devem escrever sobre a história do vale mostrando assim que esse possuí grande valor histórico e deve ser preservado.
Contudo, há um grande dilema, pois, a maioria dos moradores do vale são analfabetos e para a escrita ocorrer necessitam recorrer a Antonio Biá, o antigo responsável pela agência de correios que fora expulso da cidade após criar calúnias sobre o povo de Javé.
Biá começa a ouvir os habitantes para escrever o livro da “salvação”, como assim era chamado, mas se vê perdido em meios a tantos relatos diferentes. Cada um contava a Biá sua versão da história fazendo com que houvesse grandes divergências e fosse impossível identificar uma única como sendo a verdadeira.
Por fim, Antônio Biá não consegue produzir o livro e povoado do Vale de Javé é forçado a se mudar e acaba o filme assistindo o vale sendo inundado, perdendo toda a cultura, as histórias e outros que ali estavam.
O filme aborda como tema principal a narração. O oralismo é uma forma de transmissão de conhecimento desde antes de existir a escrita e é através dele que conhecemos boa parte da história. Só que apenas a tradição oral em si não é suficiente, talvez porquê assim como no filme pode surgir diferentes versões sobre um fato e isso faz com que ela seja desvalorizada. Além disso, é possível por em questão o quanto o analfabetismo influência na vida das pessoas. Todo o enredo do filme se dá por ninguém do vale saber ler e escrever e esse é um grande problema ainda nos tempos atuais no Brasil. No filme ainda fica claro como as classes dominantes ignoram
as classes excluídas em função do avanço tecnológico atendendo seus próprios interesses.
...