O Gestor Educacional Na Sua Prática Profissional
Por: Eliz Ferreira • 13/6/2023 • Relatório de pesquisa • 2.287 Palavras (10 Páginas) • 88 Visualizações
Palestrante - Maria Ephigênia Nogueira
Tema - O Gestor Educacional Na Sua Prática Profissional
A gestão educacional tem atrás dela toda uma teoria das diferentes áreas do conhecimento que conduz a ação do diretor e do gestor, o gestor tem que ser uma pessoa muito bem informada das questões administrativas e também das questões pedagógicas para que possa fazer essa remediação no interior da escola das necessidades da escola, dos alunos, da aprendizagem , das necessidades do professor na sua formação continuada , dos outros profissionais da educação no interior da escola e as questões das regulamentações legais na qual a escola está inserida e desenvolver o processo educativo.
O que é e como é a gestão educacional
Vários estudiosos da gestão educacional como por exemplo Libâneo (2001), chamaram a atenção sobre a necessária compreensão, na prática profissional, do que fazer, que é precedida do conhecimento de como fazer. O como fazer implica no sentido e significado da ação do diretor e que sentido e significado ele vai dar a ação dele em relação as pessoas que estão trabalhando na escola em função do processo educativo dos alunos que aquela escola atende dependendo do nível cada etapa tem uma necessidade diferente e o gestor tem que estar preparado para dar atendimento as necessidades da creche, da pré-escola, das series iniciais do ensino fundamental, das series finais do ensino fundamental, do ensino médio ou técnico. Então o diretor tem que obter competências técnicas de conhecimento para que possa conduzir o processo interno da escola , pois o diretor tem a responsabilidade de coordenação.
A escola pode ser entendida como organização de trabalho e também como lugar de aprendizagem, de todos que se encontram inserido neste ambiente porque na medida em que a escola vai funcionando ela vai fazendo transformações tanto no grupo de profissionais da educação quanto nos seus alunos e novas realidades e necessidades são criadas então neste sentido é um lugar de aprendizagem de todos e ao mesmo tempo é um lugar de organização de trabalho em que cada um tem que ter seu espaço preservado das suas tarefas e não somente os profissionais que tem tarefas os alunos tem atividades, projetos a serem desenvolvidos e que levarão a construção de competências e habilidades . De acordo com Libâneo (2012, p. 10-11) as escolas são organizações educativas que tem tarefas sociais e éticas peculiares, com um caráter profundamente democrático.
Para tingir seus objetivos, a escola precisa de:
- Dos meios operacionais a escola precisa criar e desenvolver uma estrutura organizacional contendo setores, cargos, atribuições e normas. O diretor precisa ter um olhar atento e cuidadoso para a instituição como um todo para chegar e propor mudanças , sentir e ouvir os diferentes grupos e assim propor as mudanças necessárias para que este espaço seja um ambiente em que as pessoas trabalhem e que funcione para atingir seus objetivos. Com relação as normas podem ser internas e externas, nas normas internas o grupo tem que decidir quais serão e as externas todos tem que atender para que a escola atenda a legislação ao direito do aluno;
- Uma tecnologia como forma de envolver o seu trabalho;
- Uma cultura organizacional para respeitar toda a sua clientela tanto de profissionais quanto de alunos, suas estórias de vida, valores, hábitos, cultura, língua , então a cultura organizacional agrega muitas qualidades;
- Processos de gestão e de tomada de decisão pelo diretor para conduzir os processos internos;
- Avaliação: analise dos resultados que contribuem para o processo formativo e o aperfeiçoamento da gestão. O diretor é aquele que faz a avaliação diagnostica diariamente nos espaços acompanhando os diversos setores e processos, faz analise dos resultados de promoção, retenção, de frequência dos alunos. Podemos entender a escola como organismo vivo que para manter-se tem que ter a interação constante entre todos que estão na escola , porém o diretor tem uma importância que na hora das coordenações das ações levar a todos na mesma direção e objetivo que será definido pelo conselho de escola.
O diretor/gestor educacional atua numa escola, que é uma instituição aberta recebendo demandas da sociedade , e está envolvida em relações entre o intraescolar e o extraescolar, entre micro e macro, o micro é uma sala de aula dentro do macro que é a escola ou a escola a escola é o micro dentro de um sistema de uma rede de ensino:
- Estrutura;
- Organização;
- Processos de gestão e tomada de decisão;
- Processos de gestão do sistema educacional.
a estrutura organizacional básica do conselho de escola é formada por:
- Setor técnico
- Administrativo: secretaria escolar; serviços de zeladoria; limpeza e vigilância.
- Multimeios: bibliotecas; professores; sala de informática; alunos; laboratórios; sala de pais; leitura; apm; prestação de contas da apm; sala de grêmio.
- Setor pedagógico
- Conselho de classe;
- Coordenação pedagógica;
- Orientação educacional.
O diretor/gestor educacional coordena, motiva, organiza , lidera e gerencia, pois, será aquele que irá executar o trabalho, porém terá que atender ao regimento escolar e as legislações educacionais e dos sistemas de ensino, as determinações dos órgãos superiores e as decisões no âmbito das escolas da equipe escolar da comunidade que são o conselho de escola, o conselho de classe e série, o horário de funcionamento das reuniões de professores .
então para isso o diretor tem que:
- Conhecer e compreender as condições concretas dentro da escola e da sala de aula. O diretor tem que obter uma competência pedagógica muito grande, saber observar as questões pedagógicas e de aprendizagem dos alunos para poder assim ajudar , para favorecer o processo educativo.
- Compreender o processo de organização escolar por meio de procedimentos instrumentos de ação:
- Planejamento;
- Organização;
- Formação continuada-coordenação;
- Avaliação.
As etapas da organização e gestão educacional são:
- Planejamento- tornar explícitos os objetivos e antecipar a tomada de decisão para orientar a instituição, pensando e provendo o que se deve fazer para atingir os objetivos.
- Organização- racionalização de recursos humanos, físicos, materiais, financeiros, possibilitando as condições para que se realize o planejado.
- Coordenação- organização e coordenação do esforço humano coletivo em prol da realização do planejado pela escola.
- Avaliação- apreciação sistemática e acompanhamento do modus operandi do funcionamento da escola.
Vídeo 2
O papel do diretor e do gestor é em primeiro lugar dentro da dimensão articuladora em se preocupar com ações de formação e capacitação dos professores. A dimensão formadora que é a preocupação com a organização da ação formativa em reuniões de trabalho tomando decisões em prol do melhor funcionamento da escola. A dimensão transformadora que é a preocupação com o estabelecimento de pautas para reuniões em que haja reflexões sobre ações do cotidiano escolar e suas necessidades reais e possíveis revisões do percurso.
...