O LÚDICO NO DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM INFANTIL
Por: radinalda • 14/6/2022 • Monografia • 13.831 Palavras (56 Páginas) • 132 Visualizações
ESCOLA DE NEGÓCIOS DE BRASÍLIA
FACULDADE DE TECNOLOGIA DE PALMAS
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROPEDAGOGIA
PSICANÁLISE INFANTIL – SAÚDE MENTAL
MARIA LUIZA SILVA LIMA
O LÚDICO NO DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM INFANTIL
Três Marias - MG
NOVEMBRO / 2018
MARIA LUIZA SILVA LIMA
O LÚDICO NO DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM INFANTIL
Monografia apresentada junto ao Curso de Neuropedagogia da Faculdade de Tecnologia de Palmas, como requisito parcial à obtenção do Título de Pós Graduação em Neuropedagogia, Psicanálise Infantil e Saúde Mental.
Orientadora:
Maria Inês de Brito Ataíde
Três Marias - MG
NOVEMBRO / 2018
Dedico essa monografia a Deus que me criou e autor deste destino, companheiro de todos os momentos. Seu fôlego de vida em mim me foi sustento dando coragem, calma e esperança ao buscar realidades e propor sempre um novo mundo de possibilidades.
Agradeço a minha família por toda a dedicação e paciência, contribuindo diretamente para que eu pudesse ter um caminho mais fácil e prazeroso durante estes meses. Agradeço aos professores que sempre estiveram dispostos a ajudar e contribuir para um melhor aprendizado. Agradeço também ao Instituto Saber por ter me dado à chance e todas as ferramentas que permitam chegar hoje ao final desse ciclo, de maneira satisfatória.
“O faz de conta infantil é uma magnífica escola para o desenvolvimento intelectual da criança, pois aí ela aprende a dominar os signos convencionais e sua utilização, e também a construir modelos de relação entre pessoas.”
(Venguer)
RESUMO
Brincar é uma das atividades fundamentais para o desenvolvimento da identidade e da autonomia. O fato da criança desde muito cedo, poder se comunicar por meio de gestos, sons e mais tarde representar determinado papel na brincadeira, faz com que ela desenvolva sua imaginação. Nas brincadeiras as crianças podem desenvolver algumas capacidades importantes, tais como a atenção, a imitação, a memória e a imaginação, amadurecem algumas capacidades de socialização por meio da interação, da experimentação de regras e papeis sociais. A brincadeira e o jogo fornecem à criança um ambiente agradável, motivador e enriquecido, que possibilita a aprendizagem de várias habilidades. O lúdico (jogo e brincadeira) além de estimular o desenvolvimento cognitivo tem importante papel no desenvolvimento emocional proporciona o contato com sentimentos de frustração, derrota, euforia e sucesso, experiências estas fundamentais na formação do individuo, tornando-o capaz de tomar decisões, descobrir, escolher, pensar e vivenciar novas situações de aprendizagem. Enfim, que se pretende mostrar neste trabalho.
PALAVRAS – CHAVE: Lúdico, Jogos, Brincadeiras, Aprendizado, Interação Social, Capacidade Cognitiva.
ABSTRACT
Playing is one of the fundamental activities for the development of identity and autonomy. The fact of the child from an early age, can communicate through gestures, sounds and later play a certain role in the game, causes her to develop her imagination. In children's play they can develop some important abilities, such as attention, imitation, memory and imagination, some socialization capacities mature through interaction, experimentation of rules and social roles. Playfulness and game provide the child with a pleasant, motivating and enriched environment that enables them to learn various skills. The ludic (playfulness and game) besides stimulating cognitive development plays an important role in emotional development. It provides contact with feelings of frustration, defeat, euphoria and success, fundamental experiences in the formation of the individual, making him capable of making decisions, discovering, choose, think and experience new learning situations. Anyway, what do you intend to be show in this work.
KEYWORDS: Ludic, Games, Playfulness, Learning, Social Interaction, Cognitive ability.
SUMÁRIO
1INTRODUÇÃO .................................................................................................................. 08
1.1 OBJETIVO ................................................................................................................. 09
2 O VALOR DO LÚDICO PARA A APRENDIZAGEM ................................................. 09
3 O BRINCAR E A CRIANÇA ........................................................................................... 12
4 O ATO DE BRINCAR E A AÇÃO PEDAGÓGICA...................................................... 16
5 O LÚDIDO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM ................................................... 18
6 BRINCADEIRA – PONTE PARA A REALIDADE ...................................................... 22
7 O LÚDICO NA EDUCAÇÃO ESPECIAL ...................................................................... 24
8 DA TEORIA À PRÁTICA ................................................................................................ 26
CONCLUSÃO ....................................................................................................................... 47
REFERÊNCIAS .................................................................................................................... 48
1 INTRODUÇÃO
Este estudo teve como ponto de partida referências bibliográficas que mostram o quão importante é o trabalho com o lúdico na vida das crianças. As crianças vêm brincando através da história e em todas as culturas e classes sociais, portanto buscou-se analisar como os jogos e as brincadeiras são importantes para a aprendizagem infantil.
Ao brincar, ela, a criança, aprende a lidar com as frustrações, as realizações, expressa suas inquietações, faz perguntas existências, organiza seu mundo e estrutura a própria vida, interage com outras crianças, desenvolve e aceita regras, negocia, dialoga, coopera e pertence a um grupo.
O lúdico, assim como o próprio ato de brincar proporciona o aprender fazendo, o desenvolvimento da linguagem, o senso de companheirismo e a criatividade.
Portanto crianças adoram brincar. Não se cansam de inventar brincadeiras e parecem ter uma bateria permanentemente recarregável, quando a questão é a diversão, a pesquisa, a experimentação. Os anos passam, os tempos mudam, mas o fascínio que une crianças ao lúdico permanece intacta, basta que o professor se fundamente e compreenda quão relevante ele é para o mundo infantil, tanto como elemento pedagógico como de diversão.
...