TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Lúdico e Musicalização Na Educação

Por:   •  1/4/2018  •  Seminário  •  1.925 Palavras (8 Páginas)  •  162 Visualizações

Página 1 de 8

PAPER

Cleneide Pereira da Silva

Luciene da SilvaFranke

Sygma Ojeda Queiroz

Thais Alves dos Santos

Ana Cristina Cantero Dorsa Lima

Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI

Pedagogia (PED 1154) – Seminário Interdisciplinar IV – Lúdico e  Musicalização Na Educação.

23/06/2016

RESUMO

O presente trabalho tem como objetivo apresentar que ao trabalhar a música o educador estará ajudando a criança em sua concentração, em sua memorização no processo de alfabetização, estimulando áreas em que o cérebro até então não desenvolvidas favorecendo seu desenvolvimento cognitivo, afetivo, emocional e psicomotor.

Palavras-chave: Músicalização. Desenvolvimento. Integração. inclusão.

1 INTRODUÇÃO

A música existe desde que o mundo é mundo, participando da história da humanidade, a música é uma linguagem universal que era utilizada pelas antigas civilizações em rituais de comemorações.

Ao passar dos tempos foi sendo incorporada em louvores por líderes religiosos e executadas em procissões no antigo Egito.

A música estimula a aprendizagem, o cognitivo da criança, estimula a criança em apreender a se expressar oralmente e corporalmente.

Por se tratar de uma linguagem não é necessário ter um certo domínio musical, e sim uma sensibilidade musical auditiva, tornando assim a alfabetização afetiva, pois não basta somente ouvir e sim é necessário sentir.

Ao trabalhar a música na educação é apresentar aos alunos uma possibilidade de  desenvolver habilidades, seja como  para utilizar instrumentos variados, deixando assim fluir a imaginação, a intuição e a sensibilidade das crianças.

Existe diversas maneiras de trabalhar a música com os alunos, podendo ser através de ordens como andar, correr, rolar, balançar, bater palmas, bater os pés, imitar os sons dos animais ou simplesmente escutar as batidas do coração.

A criança ao entrar em contato com a música ela amplia seu universo, ou seja, ela descobre o mundo a sua volta de uma forma prazerosa.

A música traz o lúdico nas atividades trabalhadas, acreditando que assim as crianças constroem conceitos de maneira natural, através de brincadeiras onde elas se expressam por meio de gestos, das danças, dos cantos e onde elas expressam seus sentimentos.

Ao trabalhar com a música na educação infantil o seu principal propósito e construir sua formação inicial com as atividades diárias como lavar as mãos, escovar os dentes, ou seja, e correlacionar com as suas atividades diárias em casa.

O educador tem que planejar como abordar suas atividades, tomando cuidado para que todos os alunos possam interagir colaborando para o desenvolver de seus conhecimentos oral, escrito, matemático e etc...

         Mas quando se fala em educação muitos pensam que se refere somente as disciplinas aplicadas em sala de aula, porém vai muito alem disso, é o conhecer o mundo, sua convivência em sociedade, e esse início se dá através do contato que a criança tem com seus familiares e com os objetos que tem ao seu redor.

2 QUAL A FUNÇÃO DA MÚSICA NA EDUCAÇÃO

 

De acordo com Snyders (1992), que fala que o papel da escola e preparar os alunos para a vida adulta e suas responsabilidades. Mas para os alunos isso pode parecer algo insuportável de ser realizado porque simplesmente o futuro ainda é algo incerto.

A música vem para trazer alegria nas escolas e para tornar a aprendizagem algo estimulante para que o aluno não se sinta enfadado, então a escola tem que se tornar um local prazeroso aos alunos.

 Tornando então a escola um local convivências para esse alunos, onde não exista preconceitos, proporcionando aos alunos uma relação de análises e reflexões do que lhe é apresentado. A música ou as atividades vem para ampliar os conhecimentos específicos das crianças.

Então para complementar o desenvolver da concentração, integração e inclusão de suas disciplinas.

Gainza (1988) afirma que as atividades musicais na escola podem ter objetivos profiláticos, nos seguintes aspectos:

Físico: oferecendo atividades capazes de promover o alívio de tensões devidas instabilidade emocional e fadiga;

Psíquico: promovendo processos de expressão, comunicação e descarga emocional através do estímulo musical e sonoro;

Mental: proporcionando situações que possam contribuir para estimular e desenvolver o sentido da ordem, harmonia, organização e compreensão.

Para Bréscia (2003, p. 81) “[...] o aprendizado de música, além de favorecer o desenvolvimento afetivo da criança, amplia a atividade cerebral, melhora o desempenho escolar dos alunos e contribui para integrar socialmente o indivíduo”

Por isso, a escola é um importante instrumento para as crianças, a escola tem que ter um ambiente alegre e acolhedor, oferecendo sempre um bom local físico, psíquico e mental para essas crianças. Por isso se diz que a música e o meio de integração e inclusão.

O aluno ao conviver em um ambiente escolar assossiado a música percebe-se que há uma melhoria em seu humor, ou seja, teremos crianças mais alegres que tendem a ser mais motivadas a participar da atividades escolares. 

Conforme Bréscia (2003), a música contribui para a aprendizagem, a socialização e a integração das crianças. Ao ensinar o conteúdo o professor auxilia e acelera esse processo de aprendizagem de memorização das crianças, estimulando no caso de houver alguma criança com dificuldade de aprendizagem.

Isso contribui para que a criança envolvida na atividade que tiver algum problema de aprendizagem tenha a compreensão de trabalho em grupo, memorização e adaptação.

Ao utilizar à música as escolas também promovem uma relação melhor entre educadores e educandos, onde se facilita e contribui para a perda de timidez e favorecendo a linguagem corporal. Ficando explícito que a música favorece diretamente para o desenvolvimento  cognitivo, lingüístico, psicomotor e sócio-afetivo do aluno, independente de sua faixa etária. A música promove em alunos com necessidades especiais uma maior inserção no convívio social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)   pdf (154.5 Kb)   docx (16.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com