O LUDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E A PRÁTICA DO PROFESSOR
Por: paatyyamor • 25/9/2015 • Projeto de pesquisa • 1.649 Palavras (7 Páginas) • 8.325 Visualizações
[pic 1]
6º SEMESTRE DE PEDAGOGIA
PATRÍCIA ARAÚJO DOS SANTOS – RA 395771
PATRICIA PEREIRA BATISTA TOME – RA 396016
PRÉ-PROJETO
O LUDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E A PRÁTICA DO PROFESSOR
NAVIRAÍ-MS
2015
[pic 2]
PATRÍCIA ARAÚJO DOS SANTOS – RA 395771
PATRÍCIA PEREIRA BATISTA TOME- RA 396016
PRÉ-PROJETO
O LUDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E A PRÁTICA DO PROFESSOR
Pré-projeto de Trabalho de Conclusão de Curso apresentado na Anhanguera como requisito básico para a conclusão do Curso de Pedagogia.
Orientador (a): Mirce Maria Santelli
.
NAVIRAÍ-MS
2015
PRÉ- PROJETO: O LUDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E A PRÁTICA DO PROFESSOR
PROBLEMA:
Se o lúdico é fundamental e importante porque não é valorizado por todos os professores no ensino da educação infantil?
HIPÓTESE:
Se o lúdico fosse visto por alguns professores com outro olhar dando a ele mais valor e não como desgaste e perda de tempo a aprendizagem se tornaria mais significativa
SUMÁRIO
1.INTRODUÇÃO ..............................................................................6
2.JUSTIFICATIVA.............................................................................8
3.OBJETIVOS.............................................................................,,....9
3.1GERAL.........................................................................................9
3.2ESPECÍFICOS........................................................................ .....9
4.FUNDAMENTAÇÃOTEÓRICA....................................................10
5.METODOLOGIA...........................................................................12
6.CRONOGRAMA...........................................................................13
7.REFERÊNCIAS............................................................................14
6
1 – INTRODUÇÃO
Globalização e inserção da TICs, as novas Tecnologias de Informação e Comunicação, envolvimento das crianças e adultos, na educação é preciso muita dedicação e criatividade no que se refere ao uso destas na Educação Infantil.
Quanto as escolas, é preciso preparação para o uso das tecnologias, pois seu avanço é visível e influencia consideravelmente na evolução, e transformação dos hábitos da sociedade contemporânea. Pois que estas envolvem e fascinam diariamente adultos e crianças.
Visto que a escola tem por objetivo formar cidadãos criativos e críticos e capazes de transformar, inventar e construir novos conhecimentos. É necessário repensar o processo de Ensino- aprendizagem constantemente, melhorando seus métodos e educação.
O lúdico torna-se na prática pedagógica uma ferramenta fundamental, contribuindo para o desenvolvimento psíquico e sócio- afetivo do sujeito. E mesmo que alguns docentes insistam em que o lúdico é apenas passatempo, grandes teóricos como Piaget (1975) afirma que (...) A criança que joga desenvolve suas percepções, sua inteligência, tendências à experimentação e seus instintos sociais. Vygotsky,(1991,2010), Almeida(1998), Warllon,(2010) afirmam que o lúdico além de provocar prazer é um condutor do aprendizado significativo, e que a criança ao brincar encontra e desperta para a criatividade e interessando por assuntos diversos e com isso desenvolvendo o seu cognitivo.
Na Educação Infantil o lúdico é fundamental, pois age como parte integrante do desenvolvimento da criança, e através das brincadeiras e uso de objetos, estas imitam os adultos, usam o imaginário e sobre a mediação do professor, em meio a descontração a criança se encontra. O educador através do lúdico o professor poderá trabalhar uma variedade de conteúdos, promovendo a interação entre as disciplinas curriculares. Para Lucena( 2012 ) apud Cória, As brincadeiras usadas na situação escolar podem criar condições para a criança avançar no seu desenvolvimento cognitivo, porém elas precisam ser discutidas e trabalhadas pelo adulto, para que possam tornar um conceito específico
Assim, o uso do lúdico nas brincadeiras e ensinamento dos pequenos é de fundamental importância, pois além de proporcionar momentos agradáveis que dão espaço a criatividade e ao bem estar durante o processo de ensino- aprendizagem são ferramentas que proporcionam o avanço do desenvolvimento cognitivo.
8
2.JUSTIFICATIVA
Faz parte ao mundo da criança o uso da imaginação, a fantasia e o brincar, e é através da sua inserção a este mundo lúdico, que ela se socializa, aprende a tomar decisões e a entender o espírito de grupo e perceber o mundo dos adultos.
Na Educação Infantil faz-se necessário perceber, aceitar e refletir o Lúdico como fundamental e de suma importância para o desenvolvimento físico e psíquico da criança, e na sua aplicação deve ser planejado de maneira eficiente, de forma valorizada pelo docente, de maneira que o espaço lúdico seja um ambiente fértil e motivador par o processo do ensino- aprendizagem.
Segundo Vygotsky (1991) O brinquedo precisa ser visto como sendo o objeto com que a criança se sente numa zona mais aproxima do adulto, e com ele ela se comporta de maneira diferente do habitual de sua idade ou maior do que de fato é na realidade, é como se vise através do foco de uma lente de aumento, ele contém as tendências do desenvolvimento de forma condensada e por ele próprio é uma grande fonte de desenvolvimento.
O repensar a pratica pedagógica é preciso de maneira que absolva o lúdico através do uso das tecnologias e jogos como ferramentas principais para o desenvolvimento da criança em todos os aspectos, e proporcionar uma educação sistematizada através do estimular a imaginação, do fazer aflorar a fantasia nos momentos de brincadeiras, o que significa a reorganização e planejamento da prática pedagógica do professor.
Portanto, o lúdico não pode ser visto apenas como mera diversão, ou simplesmente como maneira de lazer nas horas do intervalo, ele deve ser uma ferramenta para o desenvolvimento de conteúdos diversos de maneira que venha gerar a integração para melhor fixar as atividades propostas e até mesmo para o aluno compreender de maneira descontraída os conteúdos das disciplinas curriculares.
...