O LÚDICO COMO PROCESSO FACILITADOR
Por: thielliblanco • 14/11/2022 • Trabalho acadêmico • 664 Palavras (3 Páginas) • 103 Visualizações
O LÚDICO COMO PROCESSO FACILITADOR
NA FORMAÇÃO DE NOVOS DOCENTES
Acadêmica:
Raquel Daniel Trindade
Curso: Pedagogia
INTRODUÇÃO
O presente trabalho de pesquisa elegeu como tema o lúdico sendo este um facilitador no processo de ensino aprendizagem de novos docentes. O estagio supervisionado é de suma importância para adquirir conhecimentos nos estudante dos cursos de licenciaturas não apenas a compreensão das teorias estudadas durante a graduação, mas também sua aplicabilidade e a reflexão sobre a prática que se inicia neste momento. A prática docente necessita de estudos para assim estar em sintonia com seu público, o professor da educação infantil necessita estar atentos às necessidades de seus educandos partindo deste princípio para poder então realizar seu projeto, sendo assim conforme Souza e Roim (2016), a educação infantil pode ter vários métodos, e tem uma função muito importante no aprendizado das crianças e dos docentes, pois a partir do desenvolvimento infantil que irá por em prática o método de aprendizagem. O professor tem um papel muito importante na formação da criança, e a partir dos seus conhecimentos adquiridos ao longo de seus estudos acadêmicos ele aprende a elabora atividades que desenvolva a capacidade motor, emocionais, cognitivos e sociais, inserido a criança na sociedade. Assim como, saber lidar com essas condições no desenvolvimento da criança, pois elas têm a se interagir ao seu meio de convivência sabendo lidar com várias ocasiões que utilizara o comportamento no meio do seu trajeto de aprendizagem. Para Vigotski (2001a, p.333), o bom ensino é aquele que conduz o desenvolvimento, atuando sobre aquilo que ainda não está formado na criança: “o ensino deve fazer o desenvolvimento avançar”.
DESENVOLVIMENTO
Em nossa trajetória para formação como educador devemos saber lidar com as emoções não é uma tarefa fácil visto que o ser humano é uma criatura complexa e que apresenta vários sentimentos ao longo de sua vida desde o nascimento até a fase adulta somos movidos por emoções em se tratar de um professor da educação infantil, este necessita realmente ser conhecedor de sua turma, observar, estudar, para de esta forma poder desenvolver métodos de trabalho para saber lidar com as diferentes emoções que serão experimentadas pela criança e pelo professor dentro de uma sala de aula. Almeida (1999) eleva também o seu pensamento sobre o lugar da emoção na sala de aula, ela afirma que a sala de aula é um espaço onde ocorre o vinculo de convivência com as trocas de valores, culturas, crenças, relações sociais que se interagem de forma favorável ou não para o desenvolvimento emocional e intelectual no processo de ensino aprendizagem Conforme afirma Chalita: “A sala de aula é um espaço sagrado em que o aluno merece ser valorizado e incensado pelo afeto e pelo saber” (2004, p.258).
CONCLUSÃO
Portanto podemos concluir que a educação é responsável pela transformação e desenvolvimento social, por isso a necessidade e importância do futuro professor ter consciência de estar abraçando algo que vai exigir dele uma entrega de corpo e alma e mente. E neste contexto, o professor necessita ter sede de ensinar e de novos conhecimentos esta realidade se efetivará se o aluno buscar um comprometimento com sua prática. Por isso, o estágio tem uma enorme importância na formação profissional, é a base para atuarem como professores, após esta prática os estagiários sentem-se mais preparados para atuar profissionalmente na sala de aula. A busca por conhecimentos deve ser incessante ao longo da trajetória profissional de um docente.
...