O LÚDICO E SEUS EFEITOS NA APRENDIZAGEM
Por: franlousada • 29/9/2016 • Artigo • 5.592 Palavras (23 Páginas) • 290 Visualizações
ICSH
[pic 1]
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS
INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO
Mantido pelo CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO BRASIL
PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM ADMINISTRAÇÃO,SUPERVISÃO,ORIENTAÇÃO E INSPEÇÃO ESCOLAR E EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA
LILIAN ALVES LOUSADA LOPES
O LÚDICO E SEUS EFEITOS NA APRENDIZAGEM
VALPARAISO DE GOIÁS-GO
2013
ICSH
[pic 2]
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS
INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO
Mantido pelo CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO BRASIL
PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM ADMINISTRAÇÃO,SUPERVISÃO,ORIENTAÇÃO E INSPEÇÃO ESCOLA E EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA
LILIAN ALVES LOUSADA LOPES
O LÚDICO E SEUS EFEITOS NA APRENDIZAGEM
Trabalho de Conclusão de Curso – exigência parcial para obtenção do título de Especialista em gestão integrada pelo Centro de Ensino Superior do Brasil – CESB.
VALPARAISO DE GOIÁS-GO
2013
DEDICATÓRIA
Dedico com todo o meu amor e gratidão a “ Deus”.E todos da minha família, ao meu esposo, meus filhos, minha mãe , meus irmãos.Também dedico aos colegas de curso, que sempre esteve e estará junto comigo na busca pelo mesmo ideal.
E a todos eles a minha dedicatória por esse sonho realizado.Sonho que só veio me acrescentar e me fortalecer fazendo de mim uma pessoa ainda melhor.
AGRADECIMENTOS
Primeiramente em especial agradeço a Deus que me concedeu saúde e perseverança. A minha família, ao meu esposo que me incentivou,esteve ao meu lado me estimulando e dando o suporte necessário nos momentos difíceis. Agradeço também a minha mãe que sempre com palavras encorajadoras ministrava na minha vida.
"Brincar com crianças não é perder tempo, É ganhá-lo; se é triste ver meninos sem escola. Mais triste ainda é vê-los sentados Enfileirados em salas sem ar, Com exercícios estéreis. Sem valor para a formação do homem."
(Carlos Drummond de Andrade)
O LÚDICO E SEUS EFEITOS NA APRENDIZAGEM
RESUMO
É do conhecimento de todos os professores que, a cada ano que passa, muitas são as dificuldades encontradas no que diz respeito à aprendizagem dos conteúdos escolares. Muitos métodos são inventados e reinventados, todos com o mesmo objetivo, facilitar o processo ensino-aprendizagem. Sendo assim, este trabalho qualitativo de revisão bibliográfica pretende ressaltar a grande importância do uso do lúdico nas práticas escolarizadas, objetivando despertar interesse de pedagogos que tenham como meta, promover o ensino com qualidade de forma prazerosa e satisfatória. A ludicidade tem se apresentado como uma ferramenta pedagógica fundamental a ser incluída nos currículos escolares, tendo em vista que a atividade lúdica representa a possibilidade da criança externar seus sentimentos, suas representações a cerca da realidade vivida; ajuda na capacidade de criação e no estabelecimento e assimilação de valores. Para tanto este trabalho é apenas um norteador para posteriores pesquisas de caráter bibliográfico, acreditando-se que possa ser um auxiliador no processo de seleção de métodos a serem adotados em sala de aula, considerando os jogos e brincadeiras como formas de se trabalhar o lúdico. Trata-se também da importância da ludicidade para a aquisição do conhecimento, dos desafios encontrados e enfrentados para atingir o objetivo de levar a ludicidade para o ambiente escolar, como a importância da pesquisa e formação permanentes dos professores.
Palavras-Chave: Ensino-aprendizagem; Lúdico; Formação docente.
1 INTRODUÇÃO
Ao longo dos anos, muitas dificuldades surgiram na educação brasileira, assim, os educadores foram levados a promover meios e técnicas diferentes de ensino e cada vez mais ousadas no sentido de incentivar a aprendizagem do aluno. A dificuldade de aprendizado não esta relacionada a uma única classe social: ela esta presente nos mais variados níveis sociais e econômicos e em todo o país.
Não é um problema que atinge a uma determinada pessoa, é uma dificuldade que aflige a todos, e, portanto, algo que deve ser constantemente estudado no sentido de amenizar as dificuldades enfrentadas pelos educadores. Desta maneira, os professores buscam promover a maior satisfação dos educando e o interesse pela aprendizagem. Ao pensarmos na realidade da sala de aula, nos deparamos com um número elevado de alunos com grandes dificuldades de aprendizagem e desmotivados para os estudos.
Para mudar tal visão, faz-se necessário uma prática pedagógica dinâmica e provocadora, no sentido de instigar os alunos a aprender de maneira significativa e prazerosa. O educador exerce considerável função nesse processo, pois é quem vai direcioná-lo, sendo mediador e propondo atividades que estimulem o aluno em sala de aula. Os brinquedos e jogos são reconhecidos por educadores como fator importante na educação, uma vez que, o brinquedo é oportunidade de desenvolvimento. Brincando, a criança experimenta, descobre, inventa, aprende e aprimora habilidades. Além de estimular a curiosidade, a autoconfiança e a autonomia, proporciona o desenvolvimento da linguagem, do pensamento, da concentração e atenção. A ludicidade é indispensável à saúde física, emocional e intelectual da criança.
O lúdico tão importante para a saúde física e mental do ser humano é um espaço que merece atenção dos pais e educadores. Todas as sociedades reconhecem o brincar como parte da infância. Partindo de concepções teóricas de que a criança tem sua curiosidade despertada por jogos e brincadeiras e por meio deles se relaciona com o meio físico e social, de modo a ampliar seus conhecimentos, desenvolver habilidades motoras, cognitivas e lingüísticas, a escola deve considerar o lúdico como parceiro e utilizá-lo amplamente para atuar no desenvolvimento dos alunos.
...