O MODELO DE PPAP
Por: Ana Emanuelle • 24/6/2021 • Projeto de pesquisa • 831 Palavras (4 Páginas) • 2.028 Visualizações
Trabalho sobre Musicalização infantil válido como avaliação da disciplina de Projetos e Práticas de Ação Pedagógica.
Taguatinga-DF
2021
Sumário
1. Tema 4
2. Justificativa 5
3. Situação-problema 6
4. Público-alvo 7
5. Objetivos 8
6. Embasamento teórico 9
7. Percurso metodológico 10
7.1-Atividade inicial: 10
7.2-Atividade oral: 10
7.3- Atividade de Artes: 10
7.4-Atividade interativa: 10
7.5-Atividade de casa: 10
7.6-Atividade interativa: 10
7.7- Os sentidos: 10
7.8- Atividade de casa: 10
7.9- Música no dia a dia: 10
8. Recursos 11
9. Cronograma de atividades 12
10. Avaliação 13
11. Referências bibliográficas 14
12. Anexos 15
1. Tema
A brincadeira e a música são fundamentais no desenvolvimento das crianças. Essas atividades lúdicas e divertidas contribuem para o afloramento da imaginação e da criatividade. A música na educação infantil também contribui para o aprimoramento de suas habilidades motora, controle muscular, aumento de sua sensibilidade e. entendimento de suas limitações.
Acreditando que a música é vital para uma infância saudável e um aprendizado mais amplo, surgiu esse projeto “Musicalização infantil”. Tenho por objetivo estimular a acuidade auditiva, educar de forma mais lúdica e prazerosa e ampliar o entendimento dos pequeninos no mundo ao qual vivemos.
2. Justificativa
O ensino de música passou a ser obrigatório no currículo da educação básica, conforme prevê a Lei 11.769, de 18 de agosto de 2008. A música pode ser usada como aliada em qualquer ano letivo, mas é inegável que nos alunos da educação infantil, os benefícios que a música oferece são ampliados.
O projeto “Musicalização infantil” tem como objetivo oferecer uma educação transformadora através da descoberta de novos sons, surgimento de novas habilidades, aumento da concentração e sensibilidade.
.
3. Situação-problema
Cantigas de roda, canções de ninar, filmes, desenhos animados. A música está presente na vida das crianças desde muito cedo. Dessa forma surgiu o questionamento: Como contribuir positivamente para o desenvolvimento infantil através da música?
Diante desse questionamento, busco oferecer um plano de aula que contribua para o processo de aprendizagem e ensino da Educação Infantil, gerando mais participação, colaboração e socialização entre os alunos e a escola.
4. Público-alvo
• Alunos da educação infantil
• Comunidade escolar.
5. Objetivos
• Distinguir som e silêncio;
• Aprimorar a percepção auditiva;
• Explorar os sons feitos pelo corpo humano: assobiar, bater palmas, bater os pés, barulhos feitos com a boca etc.;
• Desenvolver a capacidade de imitação de sons;
• Estimular a interação social por meio da música;
6. Embasamento teórico
A música se faz presente em qualquer cultura humana, não importa ela qual seja. Serve para manter uma tradição, contar uma história ou apenas para alegrar determinada cerimônia, seja ela religiosa ou não. Na educação, estimula o aluno a se tornar um ser capaz e responsável.
Segundo Beber, 2012 o uso da música em escolas como auxiliar no desenvolvimento infantil tem revelado sua importância singular, pois através das canções vive, explora, o meio circundante e cresce do ponto de vista emocional, afetivo e cognitivo, cria e recria situações que ficam gravadas em sua memória e que poderão ser realizadas quando adultos.
Os alunos da educação infantil estão no período ideal para adquirirem novos conhecimentos. Scagnolato, 2006 diz que a música não substitui o restante da educação, ela tem como função atingir o ser humano em sua totalidade. A educação
...