O Manual Sobre Transtornos, Distúrbios, Síndromes e Deficiências
Por: 50n1am • 7/5/2022 • Relatório de pesquisa • 3.114 Palavras (13 Páginas) • 142 Visualizações
[pic 1]
Instituto Presbiteriano Mackenzie
Faculdade Presbiteriana Mackenzie Rio
Pós Graduação em Neurociência e Educação Otimizada
Disciplina: Neurociência e os transtornos de aprendizagem
Professora: Mestra Débora Dias Gomes
.
Grupo 8
Iris Lopes Roberta Galdino
Rosângela Caetano Rosemere Figueiredo
Rúbia Monteiro Sônia dos Santos
Sueli Nascimento Thaís Dudley
Manual Sobre Transtornos, Distúrbios, Síndromes e Deficiências
O presente estudo teve por objetivo a pesquisa e listagem dos transtornos, distúrbios, síndromes e deficiências conhecidas para auxiliar aos educadores e demais profissionais envolvidos no processo da construção global do indivíduo.
1. TRANSTORNOS
Transtorno, segundo o dicionário Aurélio, significa uma situação que causa incômodo a alguém; situação imprevista e desfavorável, contrariedade e decepção; qualquer perturbação da saúde.
É caracterizada por alguma alteração que cause desequilíbrios mentais e psicológicos, e podem apresentar sintomas como de uma doença, afetam as relações interpessoais do indivíduo causando sofrimento, confusão de personalidade e sentimento de incapacidade.
Alguns exemplos:
Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC)
Transtorno de ansiedade
Transtorno alimentar
Depressão
Dependência química
Transtorno Bipolar
Transtorno de Espectro Autista (TEA)
Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)
Da mesma forma como acontece nas síndromes, os transtornos podem ter mais de uma causa podendo ser resultado de fatores biológicos e/ou psicológicos.
Embora ainda não tenha cura, há tratamentos que reduzem os sintomas e melhoram a qualidade de vida do indivíduo.
Depressão
Diferente da tristeza, a depressão é caracterizada pela perda de interesse em atividades prejudicando seu cotidiano; sentimento de desesperança, luto ou pessimismo; irritabilidade; fadiga frequente ou diminuição da energia; sentimento de inutilidade, alteração do apetite, tendência ao isolamento...
Alguns fatores podem contribuir para o surgimento desse transtorno: bioquímica, genética, personalidade e fatores ambientais.
Transtorno Bipolar
Tem como principal característica a alteração repentina de humor, oscilando da depressão a episódios de obsessão ou ainda euforia à tristeza. Mudanças no padrão do sono também são comuns nesses casos. Embora a causa ainda seja desconhecida, estudos sugerem que há associação em algumas áreas do cérebro e nos níveis de vários neurotransmissores, como a noradrenalina e a serotonina.
Há 3 tipos de bipolaridade:
- bipolar tipo 1 - o paciente tem período curto de mania e período longo de depressão.
- bipolar tipo 2- período de depressão que dura pelo menos 2 semanas e episódio de hipomania que dura em média 4 dias.
- transtorno ciclomítico - o quadro mais leve do transtorno, que apresenta oscilações de humor até num mesmo dia
Tratamento:
Inclui medicamentos estabilizadores de humor, psicoterapia e atividade física diária.
Esquizofrênia
É um transtorno que tem como características as alucinações, delírios, desorganização do pensamento e da fala, além de surtos psicóticos. Ainda não se sabe se a doença pode se manifestar na infância, pois alguns dos seus sintomas são semelhantes á depressão ou transtorno de bipolaridade. Mesmo sendo uma doença crônica, o indivíduo pode conviver com ela e com acompanhamento ter uma vida normal. O fator genético tem influência para o surgimento da esquizofrenia, mas não é o fator determinante. De acordo com pesquisas, o uso de maconha na adolescência tem relação significativa com a origem da doença.
TRANSTORNOS DA APRENDIZAGEM
Dislexia
Quando há uma dificuldade de compreensão de linguagem que se reflete na escrita. Por motivo neurológico ou hereditário. O diagnóstico é feito por exclusão e avaliação multidisciplinar, por profissionais especializados em educação.
Disgrafia
Etimologicamente, disgrafia deriva dos conceitos “dis” (desvio) + “grafia” (escrita). A criança com disgrafia apresenta uma escrita desorganizada em relação à norma padrão, isto é, sua coordenação motora afeta a qualidade da caligrafia. Alguns aspectos: letra excessivamente grande (macrografia) ou pequena (micrografia); forma das letras irreconhecível (por vezes distorcem, inclinam ou simplificam tanto as letras que a escrita é praticamente indecifrável); traçado exagerado e grosso (que vinca o papel) ou demasiado suave e imperceptível; utilização incorreta do instrumento utilizado.
Causas prováveis:
Podem estar relacionadas ao tônus muscular; fatores psicoafetivos; ensino rígido.
Intervenção:
Atividades psicomotoras e habilidades relacionadas à escrita.
Discalculia
Transtorno que interfere negativamente com as competências de matemática, uma desordem neurológica que afeta diretamente as habilidades relacionadas a nomear quantidades; utilizar símbolos matemáticos; termos, em alguns casos há impossibilidade na resolução de cálculos simples.
Causas:
Segundo estudos, tem sido feitas investigações em vários domínios, tais como a neurológia, a psicologia; a pedagogia e a genéticos.
Intervenção:
Pode ser realizada a partir do concreto de forma lúdica, incentivando a autoestima e a desenvolver o raciocínio lógico matemático. Através da utilização de jogos, o uso da calculadora, e outros recursos, tais como material dourado, ábaco entre outros a fim de minimizar algumas dificuldades, tendo ciência de que algumas poderão permanecer por toda vida, mas de forma menos evidente.
Dispraxia
Embora apresentem semelhanças, os Transtornos de Aprendizagem se diferenciam das Dificuldades de Aprendizagem, pois esta é definida como uma desordem que dificulta o aprendizado podendo ser pontual ou permanente. As causas podem ser a metodologia de ensino utilizado, advir de um processo orgânico, emocional ou mesmo uma desorganização familiar, ou seja, geralmente são fatores externos.
...