O Modelo de Relatório
Por: l.rodss • 26/7/2022 • Trabalho acadêmico • 6.152 Palavras (25 Páginas) • 682 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA
PITÁGORAS AMPLI
LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
LUANA RODRIGUES SILVA
RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR EM PEDAGOGIA I:
EDUCAÇÃO INFANTIL
SÃO PAULO
2022
LUANA RODRIGUES SILVA
RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR EM PEDAGOGIA I:
EDUCAÇÃO INFANTIL
Relatório apresentado à Centro Universitário Anhanguera Pitágoras Ampli, como requisito parcial para o aproveitamento da disciplina de Estágio Curricular em Pedagogia I: Educação Infantil.
SÃO PAULO
2022
INTRODUÇÃO 4
LEITURAS OBRIGATÓRIAS 5
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP) 7
ATUAÇÃO DO PROFESSOR E SUA INTER-RELAÇÃO COM A EQUIPE ADMINISTRATIVA E PEDAGÓGICA 9
TEMAS TRANSVERSAIS CONTEMPORÂNEOS DA BNCC 11
METODOLOGIAS ATIVAS COM USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS 13
ATUAÇÃO DA EQUIPE PEDAGÓGICA NO ACOMPANHAMENTO DO DESENVOLVIMENTO DA DISCIPLINA 15
CONSIDERAÇÕES FINAIS 16
BIBLIOGRAFIA 16
INTRODUÇÃO
O presente relatório é uma proposta de Estágio na Educação Infantil, que foi desenvolvida para o curso pedagógica do Centro Universitário Anhanguera Pitágoras Ampli, visando estabelecer reflexões sobre a prática de ensino e aprendizagem na educação infantil.
Ao longo desta proposta do Plano de Trabalho de acordo com campo de estágio na Educação Infantil maternal II, foram estudados vários temas importantes tais como: O papel do professor e do ensino na educação infantil: na perspectiva dos autores Vygotsky, Leontiev e Elkonin; A função e a estruturação do Projeto Político Pedagógico (PPP); A atuação do professor regente e sua inter-relação com a equipe pedagógica e administrativa, bem como a atuação da equipe pedagógica no acompanhamento do desenvolvimento da disciplina. Também foram abordados os temas contemporâneos transversais da BNCC e sua importância numa educação de qualidade; foram feitas pesquisas sobre as metodologias ativas com uso de tecnologias digitais. E ao final foi possível elaborar dois planos de aula, voltados à educação infantil com crianças do Maternal II conforme campo de estágio, a fim de solucionar uma situação problema proposta que seria a inclusão de tecnologias na execução das aulas.
Os profissionais da área de educação sempre estiveram comprometidos em atender as necessidades dos alunos, eles precisam não só disseminar o conhecimento, mas também buscar a interação e o incentivo para desenvolver suas competências e realizar seu trabalho da melhor forma possível. Portanto, os profissionais da educação precisam compreender essencialmente alguns conceitos como educação, sociedade, aprendizagem e conhecimento para garantir o sucesso de seu desempenho.
Apesar de não proporcionar ao acadêmico a vivência em campo, em sala de aula o estágio proporcionou um conhecimento de enorme importância ao desenvolvimento do acadêmico, possibilitando uma análise crítica e criativa de soluções problemas do cotidiano escolar.
LEITURAS OBRIGATÓRIAS
Esta atividade consiste na leitura e análise do proposto artigo “O papel do professor e do ensino na educação infantil: a perspectiva de Vygotsky, Leontiev e Elkonin”. O artigo indicado almeja compreender o que é o desenvolvimento infantil e em que perspectiva a educação escolar atua auxiliando neste sentido, focando nos papéis do educador e do ensino, na visão dos autores Vygotsky, Leontiev e Elkonin. Analisa-se no texto a educação infantil e sua veia ante escolar, mediante a uma literatura contemporânea, e também o que diz a psicologia histórico-cultural sobre desenvolvimento infantil e o ensino.
São levantados no texto questões tais como: a visão de como a educação infantil para crianças era vista fundamentalmente como ferramenta de assistência ou de preparação para o aluno ingressar no ensino fundamental e não tinha um valor próprio. Acerca dos crescentes debates da função do ensino para crianças pequenas conclui-se como propósito o cuidar e educar, descartando assim o ensino como objetivo e colocando as relações educativas dentro de um espaço de convívio coletivo
Para Vygotsky, a biologia não pode ser usada para explicar os principais determinantes do desenvolvimento infantil, porque ela não possui as leis universais da natureza prescritas pela genética e fornecidas pelas origens sociais e culturais. Com uma linha de pensamentos parecidos, Leontiev e Elkonin se igualam ao concordarem sobre a necessidade de se levar em consideração, principalmente, a relação da criança com o meio e que a mesma é incluída para cada situação. No que se refere a definição de cultura, por parte do autor Vygotsky, onde diz: tudo que foi criado e modificado pelo homem na natureza, o autor afirma que nesse processo de transformação do meio, o homem acaba por transformar sua própria conduta, que o domínio de tal conduta (como a atenção voluntária, por exemplo) se caracteriza por uma função psicológica eminente exclusiva dos seres humanos. Esse domínio é dado pelo significado (criação de signos) sendo o signo a principal linguagem, tendo, então, grande importância no desenvolvimento psicológico. A significação é uma característica primeiramente social que depois é transferida para o interior do indivíduo, sendo esta a lei genética geral do desenvolvimento cultural, que se caracteriza como uma operação organizada. Leontiev e Vygotsky concordam, então, que as aptidões exclusivamente humanas, são adquiridas pela criança após introdução de signos e apropriação cultural, não sendo transmitidas biologicamente.
...