O ORGANIZAÇÃO E METODOLOGIA DO ENSINO FUNDAMENTAL
Por: FABI101926 • 21/5/2015 • Trabalho acadêmico • 2.908 Palavras (12 Páginas) • 226 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
PEDAGOGIA
FABIANA CHAGAS – RA: 7706668073
LUCIANA FERREIRA ROCHA – RA: 446846
EVANDRO BARBOSA LIMA – RA: 417493
TATIANA LUCAS SARMENTO COSTA – RA: 446072
MISLAINE GABRIEL DA COSTA BELZOFF - RA: 433218
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
VITÓRIA-ES
2014
[pic 2]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
PEDAGOGIA
FABIANA CHAGAS – RA: 7706668073
LUCIANA FERREIRA ROCHA – RA: 446846
EVANDRO BARBOSA LIMA – RA: 417493
TATIANA LUCAS SARMENTO COSTA – RA: 446072
MISLAINE GABRIEL DA COSTA BELZOFF - RA: 433218
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
ORGANIZAÇÃO E METODOLOGIA DO ENSINO FUNDAMENTAL
Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da Universidade Anhanguera-UNIDERP, como requisito parcial para obtenção de nota para a disciplina de Didática e Prática de Ensino.
Orientador: Professor Enir Barros
VITÓRIA-ES
2015
INTRODUÇÃO
Atualmente organização do ensino fundamental está divido, em dois períodos. O primeiro que correspondem aos primeiros cinco anos, chamados anos iniciais do ensino fundamental é desenvolvido, usualmente, em classes com um único professor regente. O segundo ciclo corresponde aos anos finais, nos quais o trabalho pedagógico é desenvolvido por uma equipe de professores especialistas em diferentes disciplinas. Essa forma de organização do ensino fundamental remonta à antiga divisão do ensino primário em relação ao primeiro ciclo do ensino secundário (ginasial)
Este trabalho consiste em abordar a respeito da estrutura e funcionamento da educação no ensino fundamental. A atuação do magistério e da sociedade civil na aprendizagem do educando. A composição de uma visão conceitual ressaltando as atribuições do Ministério da Educação - MEC em todo território brasileiro.
Considerando o texto indicado na presente ATPS, percebe-se que para a atividade do educador possuir enorme valia sendo assim é imprescindível que este resgate sua capacidade de pensar, de organizar produzir conhecimentos e tecnologias em relação ao processo de ensino aprendizagem.
A função mais decisiva no processo é dar definição as políticas, organizar os processos acompanhar e avaliar, não sendo desta forma, o professor está contribuindo para que seu trabalho tenha uma tendência a perder o valor, que manifestar-se nos níveis salariais e também na importância social de seu ofício.
Entende-se que é de suma importância o professor conhecer deque forma é construído o sistema educacional. Tão importante quanto isto é também oferecer a possibilidade de o professor superar a atual condição e se constituir como num agente decisivo de construção da escola e/ou do processo que se apresenta em toda proposta curricular.
face ao exposto a direção a ser percorrida, no que tange a formação do professor não se deve estar no sentido de reforçar a atual condição, mas contudo de idealizador do processo de ensino aprendizagem que gradativamente e com o apoio da tecnologia permitam ao professor poder reduzir o espaço separado para atuações robóticas e repetitivas, para assim empenhar-se em reflexões, na construção de conhecimentos e novas tecnologias, na articulação dos entre os diversos componentes curriculares, na capacitação permanente e a melhor relação com a sociedade com a qual deve estar comprometido.
ATRIBUIÇÕES DO MEC
Dentre algumas atribuições do MEC podemos destacar o desenvolvimento da política de nacional de educação, educação infantil educação em geral que abrange o ensino fundamental, ensino médio, ensino superior, educação de jovens e adultos, educação a distancia e educação especial entre outros.
Em meio às incumbências do ministério da educação, destacam-se os ensinos a distancia, para jovens e adultos e educação especial, cujo principal finalidade é promover uma educação inclusiva, haja vista as dificuldades enfrentadas nos sistemas de ensino.
Desta forma criam-se alternativas para se superar tais dificuldades onde a educação inclusiva assume um papel de suma importância no debate que envolve a sociedade contemporânea e da atuação da escola na superação da lógica da exclusão.
Ensino Fundamental de Nove anos
Nesse texto comentaremos sobre as vantagens e desvantagens do Ensino fundamental de nove anos, e as importâncias e responsabilidades da escola, dos pais e professores perante o sistema educacional.
O (MEC) Ministério da Educação diz que foi feita essa proposta para assegurar que todas as crianças passem mais tempo na escola proporcionando assim uma educação de qualidade. O ensino de nove anos é a ampliação de um ano na obrigatoriedade de ensino que foi acrescentado nos anos iniciais do ensino fundamental. A partir dos seis anos a criança começa então no 1° ano, e ao termino do 9° ano a criança estará com 14 anos onde a ideia é diminuir os índices de invasão escolar e repetência.
A nomenclatura indicada pelo CNE para o Ensino Fundamental de nove anos, anos iniciais de 6 a 10 anos de idade com duração de 5 anos e dos anos finais de 11 a 14 anos com duração de 4 anos, somando total de 9 anos.A partir do ano de 2010 , município e pais que não matriculassem crianças de 6 anos no Ensino Fundamental, e descumprissem a legislação iriam responder por crime de responsabilidade, pois é um direito constitucional, que deve assegurar o ingresso mais cedo no sistema de ensino.
O ensino Fundamental com duração de nove anos foi introduzido no contexto educacional brasileiro, em termos de legislação educacional, em dois momentos relativamente próximos, porem distintos: determinando assim que fosse diminuída de sete para seis anos a idade mínima da criança para o ingresso no ensino fundamental e mantendo o dever dos pais ou responsáveis de efetuar a matricula das crianças dessa idade. O ensino Fundamental de nove anos, definidos na lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional/ LDB 9.394/96 de 20 de dezembro, toda criança nos primeiros anos de ensino tem direito ao conhecimento de todas as áreas do conhecimento e não somente da escrita.
...