TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PAPEL DO SISTEMA DE ENSINO NA REPRODUÇÃO DA ESTRUTURA DE DISTRIBUIÇÃO DO CAPITAL CULTURAL

Por:   •  15/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  339 Palavras (2 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 2

FICHAMENTO DO TEXTO: BOURDIEU, Pierre. Reprodução Cultural e Reprodução Social.

O autor define que a sociologia da educação se constitui como ciência das relações entre a reprodução cultural e a reprodução social. Reforça também que “...o sistema de ensino oferece vistas à reprodução da estrutura das relações de força e das relações simbólicas entre as classes...”.  Assim, as instituições de ensino, em especial as de ensino superior, trazem uma contribuição considerável á ciência da dinâmica da estrutura das relações de classe.

O PAPEL  DO SISTEMA DE ENSINO NA REPRODUÇÃO DA ESTRUTURA DE DISTRIBUIÇÃO DO CAPITAL CULTURAL  (p. 296)

A definição tradicional do “sistema de educação” assegura que a transmissão entre gerações da informação acumulada, dissocia a função de reprodução cultural que cabe a qualquer sistema de ensino.  E ainda, apesar de ser passado de forma uniforme para todos, apenas os que possuem meios para se apropriar dos mesmos conseguiram decifrar os códigos.

“A existência de uma relação tão forte e tão exclusiva entre o nível de instrução e a prática cultural não deve dissimular o fato de que, dados os pressupostos implícitos que a  orientam, a ação do sistema escolar somente alcança sua máxima eficácia na medida em que se exerce sobre indivíduos previamente dotados pela educação familiar de uma certa familiaridade com o mundo da arte.” (p.304)

REPRODUÇÃO CULTURAL E REPRODUÇÃO SOCIAL

“...O sistema escolar, ao apresentar as hierarquias sociais e a reprodução das hierarquias, cumpre a função de legitimação cada vez mais necessária da “ordem social”. “Em suma, os investimentos aplicados na carreira escolar dos filhos viriam integrar-se no sistema das estratégias de reprodução, estratégias mais ou menos compatíveis e mais ou menos rentáveis conforme o tipo de capital a transmitir, e pelas quais cada geração esforça-se por transmitir á seguinte os privilégios que detém. “(p.312)

O autor, constata que as diversas frações se organizam segundo uma hierarquia única, sendo que a diferenciação do capital cultural conforme o tipo de formação recebida. Porém aponta que tais indicadores tendem a minimizar bastante as diversas frações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (51.6 Kb)   docx (7.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com