O PIBID PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ALUNOS
Por: Romário de Araújo • 21/4/2016 • Trabalho acadêmico • 447 Palavras (2 Páginas) • 224 Visualizações
O PIBID PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ALUNOS
BOLSISTAS: FRANCISCO ROMÁRIO SILVA DE ARAÚJO
EVERTON COSTA RAMALHO
ORIENTADOR: SAMUEL OLIVEIRA
E-MAILS: romariolobixo@gmail.com
Everton-ramalho@live.com.pt
Resumo:
O referente trabalho visa uma reflexão crítica acerca das contribuições do PIBID para a formação de docentes que atuarão no cenário da educação básica no país. Pois, a partir da prática desse programa haverá uma integração satisfatória entre alunos, bolsistas e professores, para que integrados busquem alternativas para sanar e/ou amenizar o problema do fracasso escolar que se faz cada vez mais presente no âmbito escolar. É fato que a contribuição do PIBID tem melhorado o processo educativo nas escolas conveniadas e consequentemente aperfeiçoando à formação docente, haja vista que o programa promove a práxis docente, ou seja, alia os saberes teóricos à prática, tudo por meio de ações planejadas e coordenadas por professores de alta capacidade intelectual que estão em constante monitoramento no que tange às ações de seus bolsistas, buscando assim ter um resultado final saudável e satisfatório.
Não podemos pensar em um ensino eficaz que favoreça o aprendizado do aluno sem que para isso seja pensado anteriormente, a qualificação do docente, a valorização desse profissional e a desmistificação da imagem do professor. O que percebemos é que vem ocorrendo uma banalização da profissão, do “ser Professor”, que a cada dia que passa sofre com o desrespeito por parte de alguns alunos, o que ocasiona no docente uma desmotivação para seguir na carreira e consequentemente não desenvolver um bom trabalho que favoreça o avanço do desenvolvimento educacional na sociedade.
O Pibid é fundamental para a construção de uma educação que possibilite ao educando desenvolver-se criticamente em uma sociedade em que prevalece a divisão de classes. Através do programa, os bolsistas poderão reajustar os professores a uma nova realidade, despertando nos estudantes de licenciatura o desejo por conhecer, adentrar e desvendar as peculiaridades acerca do campo de ação do docente. Para o momento atual em que vivemos na sociedade e nos professores um desejo por atualizar-se, O PIBID me mostrou que é possível desenvolver uma educação de qualidade, aliando conhecimentos teórico-práticos onde o processor assuma uma postura dialética, levando em consideração os saberes dos alunos, fazendo com que estes construam seu conhecimento a partir do que eles já têm. Percebemos também em nossas vivencias que a formação inicial não é algo pronto e acabado, a práxis docente é um processo que está em constante movimento e que deve se articular ao que ocorre na sociedade, pois com a informatização e a tecnologia os alunos buscam uma ressignificação da escola e dos conteúdos, e o PIBID vem observando essa marca, objetivando assim uma educação eficaz e de qualidade.
Palavras chave:
Educação, PIBID, Bolsistas, Educação.
...