O PROJETO DE UMA PRÁTICA LEITORA
Por: AMRC • 13/12/2016 • Trabalho acadêmico • 650 Palavras (3 Páginas) • 262 Visualizações
PROJETO DE UMA PRÁTICA LEITORA
História em quadrinhos
Objetivos:
- Promover o prazer da leitura e o contato com textos originais;
- Reconhecer a importância desse gênero literário para a nossa sociedade.
- Produzir um texto narrativo a partir de uma HQ.
- Compartilhar a leitura de histórias em quadrinhos com os colegas.
Justificativa:
Por muitos anos, achamos que as Histórias em Quadrinhos eram uma literatura pobre e que a criança, para ser um leitor proficiente, precisaria somente ler clássicos. Hoje sabemos que existem muitas histórias em quadrinhos de qualidade, inclusive para adultos, com conteúdo denso e crítico. Sua linguagem gráfica, seus temas e a possibilidade do trabalho de análise da linguagem verbal e visual são motivos para elegermos este um gênero a ser explorado na sala de aula. Esse plano se articula ao plano História em conhecer e produzir Histórias em quadrinhos. O foco deste plano serão as relações das Histórias em Quadrinhos com a sociedade.
Desenvolvimento:
Conhecer o que os alunos sabem e o que desejam saber a respeito de HQ e os recursos utilizados para elaboração de um gibi, se já leram este tipo de leitura textual. Mostrar a diferença entre um livro e uma HQ. O que são Histórias em Quadrinhos? São histórias contadas quadro a quadro. De posse de gibis, jornais, revistas ou imagens, o professor faz a leitura da estrutura da HQ com os alunos.
Deixar que os alunos explorem as revistinhas em quadrinhos e descobrirem os seus elementos.
Transformação de uma HQ em narrativa: Produção de texto coletivo. Para esta atividade, prepare cópias de uma história em quadrinhos de uma página para os alunos. Nesta atividade, os alunos serão convidados a transformar a história num texto, sem quadrinhos.
O professor orientará o grupo sobre a maneira de utilizar corretamente a pontuação para inserir as falas dos personagens, o discurso direto e o indireto. O primeiro exercício deve ser feito coletivamente, com os alunos ditando o texto para o professor que o escreve na lousa e mostra a transformação. Proponha que contem, coletivamente, a história, eliminando os quadrinhos, ou seja, descrevendo a ação dos personagens, o local onde ocorre, etc.
O trabalho de escrita coletiva envolve a negociação de ideias e pontos de vista, uma vez que os alunos podem querer descrever os quadros de diferentes maneiras. O professor deve conduzir a aula de maneira que leve em conta as diferentes ideias e auxilie os alunos na tomada de decisões.
A etapa mais difícil da produção é a escrita do desenlace da história, pois muitas vezes o humor ou a crítica presente, não estão explícitos no texto ou na imagem, mas precisam ser inferidos pelo leitor a partir do conhecimento das características das personagens e do contexto tratado. Auxilie-os nesta etapa para que consigam sucesso.
Avaliação:
Incentivar os alunos realizarem a produção individual de um texto narrativo a partir de uma História em Quadrinhos.
Agora é a vez dos alunos produzirem individualmente uma história, atendo-se às exigências da língua escrita, como observação da ortografia das palavras, adequação da pontuação e produção de um texto que tenha coerência e coesão, evitando repetições.
Faça cópia de algumas histórias de uma página ou de tirinhas e distribua aos alunos, cada um deve receber uma diferente, para poderem socializar o trabalho com o grupo e também revisarem o texto do colega de acordo com orientações. É importante que antes dos alunos transformarem a História em Quadrinhos em texto narrativo, eles tenham compreendido a história e consigam recontá-la.
...