O PROJETO PEDAGOGIA
Por: Josiane Patricia Gonçalves de Britto • 11/4/2021 • Trabalho acadêmico • 4.606 Palavras (19 Páginas) • 281 Visualizações
UNIVERSIDADE DO NORTE DO PARANÁ
Sistema de Ensino A DISTÂNCIA
pedagogia
[pic 1][pic 2]
Cidade
2020
Cidade
2020
Cidade
Bandeirantes
2020
[pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3
1 TEMA 4
2 JUSTIFICATIVA 5
3 PARTICIPANTES 6
4 OBJETIVOS 7
5 PROBLEMATIZAÇÃO 8
6 REFERENCIAL TEÓRICO 9
7 METODOLOGIA 14
8 CRONOGRAMA 16
9 RECURSOS 17
10 AVALIAÇÃO 18
CONSIDERAÇÕES FINAIS 19
REFERÊNCIAS 20
INTRODUÇÃO
O projeto tem a finalidade de conhecer a importância, e as contribuições do lúdico na aprendizagem. Afim de abranger como um meio de aprendizagem, e também buscar na prática docente, conceber como um aliado no processo de ensino, que possibilite situações de aquisição e construção do conhecimento que sejam significativas e façam parte da vida do aluno.
A brincadeira sempre esteve presente na essência do ser criança, desde muito pequenos as crianças são introduzidas no mundo do brincar, são por meio dessas atividades que a criança aprende e recria, ela reconstrói o sociocultural que está a sua volta, a sua maneira de ver e entender.
Através das brincadeiras, a criança se adapta do mundo, se relaciona com as pessoas e objetos ao seu redor, aprendendo o tempo todo com as experiências.
A Educação Infantil, através o lúdico realça a relação, e o valor que o professor o confere, é preciso idealizar como um instrumento pedagógico aliado em seu trabalho.
O lúdico oferece condições do educando vivenciar experiências com a lógica e raciocínio e permitindo atividades físicas e mentais que favorecem a sociabilidade e estimulando as relações afetivas, cognitivas, sociais, morais, culturais e linguísticas.
TEMA
A capacidade lúdica está diretamente relacionada a sua pré-história de vida. Acredita ser, antes de tudo, um estado de espírito e um saber que progressivamente vai se instalando na conduta do ser devido ao seu modo de vida. (NEGRINE, 2000)
Santos (2002) refere-se ao significado da palavra ludicidade que vem do latim ‘’ludus’’, e significa brincar. Onde neste brincar estão incluídos os jogos, brinquedos e brincadeiras, tendo como função educativa do jogo o aperfeiçoamento da aprendizagem do indivíduo, do seu saber, seu conhecimento e sua compreensão de mundo.
Por isso, o lúdico não é uma simples brincadeira ou passatempo, é uma atividade natural da criança, que leva o ser humano ao encontro do conhecimento, da socialização e do desenvolvimento do seu caráter.
Segundo Redin (2000), o lúdico é a mediação universal para o desenvolvimento e a construção de todas as habilidades humanas. De todos os elementos do brincar, este é o mais importante: o que a criança faz e com quem determina a importância ou não do brincar.
A brincadeira vai desde a prática livre, espontânea, até como uma atividade dirigida, com normas e regras estabelecidas que têm objetivo de chegar a uma finalidade. Os jogos podem desenvolver a capacidade de raciocínio lógico, bem como o desenvolvimento físico, motor, social e cognitivo.
A brincadeira faz parte da infância de toda criança e quando usada de modo adequado na Educação Infantil produz significado pedagógico, estimula o conhecimento, a aprendizagem e o desenvolvimento.
Na brincadeira oportuniza a aprendizagem natural na criança, por isso, torna-se fundamental no processo de ensino, desde o prazer que o lúdico propicia, o desenvolvimento cognitivo, motor, afetivo e social da criança, pois é na brincadeira que a criança expressa suas vontades e desejos, a capacidade de criação, abstração, fantasia.
JUSTIFICATIVA
Essa atividade é significativa por que a criança se desenvolve espontaneamente, capacidades, habilidades e todos os aspectos básicos referentes à aprendizagem, e conceitos que podem levar e interferir na vida adulta.
O lúdico na educação infantil tem sido uma das metodologias mais importantes de estimulo do desenvolvimento cognitivo e de aprendizagem de uma criança.
O jogo, do brinquedo e da brincadeira, ou seja, o brincar, possibilita a criança se desenvolver, conhecer a si mesmo e o mundo, interagir com as pessoas e assim, conhecer a sua realidade, esse expressar a partir disto, criar, conhecer, descobrir, desenvolver sua identidade, a afetividade, socialização, e cognições psíquicas e motoras.
A educação lúdica contribui e influencia na formação da criança, possibilitando um crescimento sadio, um enriquecimento permanente, integrando-se ao mais alto espírito democrático enquanto investe em uma produção séria do conhecimento. A sua prática exige a participação franca, criativa, livre, crítica, promovendo a interação social e tendo em vista o forte compromisso de transformação e modificação do meio. (ALMEIDA,1995, p.41)
Devemos considerar dentro do lúdico, o brincar e as brincadeiras, tanto como os jogos e os brinquedos, e assim conhecer a sua essência e potencialidade para aprendizagem e de transformação, considerando que é capaz de construir e acrescentar para a aprendizagem da criança.
...