TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PROJETO VIRTUAL

Por:   •  21/8/2021  •  Projeto de pesquisa  •  590 Palavras (3 Páginas)  •  115 Visualizações

Página 1 de 3

        

UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL

DISCIPLINA: PESQUISA EM AÇÃO EDUCATIVA

NOME DO ALUNO (A):

 HELLEM THAMILLYS DA MOTA MORAES

CURSO: PEDAGOGIA

SEMESTRE: 2021/1

DATA: 16 /06 / 2021

                               

  PROJETO DE ESTÁGIO

2 - Título da Pesquisa: ESCOLA E FAMÍLIA.

3 – Tema da Pesquisa: Escola e Família: Unidos pela Educação.

4- questão Norteadora:

Sentes que está relação entre família e escola está a caminhar para maior proximidade, ou por outro lado ambos os protagonistas têm-se vindo a afastar?

Creio que de um modo geral, quando ambas as partes se mostram focadas nos interesses e necessidades da criança ou adolescente, a proximidade acontece de forma natural. E, nesses casos, a articulação funciona e beneficia o bem-estar de todos. As crianças sentem-se apoiadas e mais motivadas, os pais acompanhados e com maior capacidade de compreender e orientar os filhos e os professores mais entusiasmados e focados nas idiossincrasias dos seus alunos.

5 – Justificativa: A escola e a família devem conviver em completa sintonia em suas atitudes, já que seus propósitos caminham juntos na formação e educação dos alunos.  Não há como negar que a família e a escola são instituições fundamentais da sociedade, com papéis diferenciados, porém não contraditórios, e sim complementares. As escolas têm a obrigação de se articular com as famílias, e os pais têm direito a ter ciência do processo pedagógico, bem como de participar da definição das propostas educacionais. Porém nem sempre é considerado quando se forma o vínculo entre diretores, professores e coordenadores pedagógicos e a família dos alunos.

6 - Objetivo geral: Desenvolver o hábito de reflexão bem como conscientizar a importância da presença familiar no âmbito escolar.

7 - Objetivos específicos:

  • Entender a necessidade de uma relação de respeito mútuo diálogo, justiça, solidariedade em um ambiente cooperativo.
  • Promover palestras envolvendo gestores, pais e alunos sempre que for necessário.

8 - Metodologia: A metodologia usada incluirá pesquisas na realidade, exposições de cartazes sobre família e escola, trabalhos em grupos e dinâmicas que requeira socialização entre gestores e família dos alunos.

9-referencial teórico:

A relação Família e Escola é um tema que vem sendo abordado mundialmente por vários pesquisadores e estudos revelam que esta relação é elemento primordial para a formação do cidadão.  Essa mudança de concepção nos é apresentada por Souza e Filho (2008, p.04) em seu artigo: “A importância da parceria entre família e escola no desenvolvimento educacional”, no qual este afirma que no século XX, o acesso à escola tomou proporções nunca antes imaginadas; a dedicação cada vez maior de homens e mulheres ao trabalho, fez com que as funções da família começassem a ser dividida com a escola, esta progressivamente, passou a ter um papel maior na formação dos indivíduos e a se tornar de grande importância educacional. Em relação a esta discussão Coronha (2006, p.187) enfatiza que a educação escolar é diferente da familiar. Contudo, não há como uma substituir a outra, pois ambas são complementares. Não se pode delegar à escola parte da educação familiar, pois esta única e exclusiva voltada à formação do caráter e aos padrões de comportamentos familiares a escola nunca deve absorver à educação familiar, pois seu objetivo é preparar profissionalmente seus alunos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (59.6 Kb)   docx (714.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com