O Papel da Percepção no Processo de Escolhas e Tomada de decisões
Por: mareginandrade • 21/1/2018 • Trabalho acadêmico • 5.820 Palavras (24 Páginas) • 331 Visualizações
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DINÂMICA DOS GRUPOS DESENVOLVIDO PELA FACULDADE MONTEIRO LOBATO – FATO EM PARCERIA COM A SOCIEDADE BRASILEIRA DE DINÂMICA DOS GRUPOS – SBDG[pic 1][pic 2]
Eliete Gomes Ferreira
Maria Edna Ornelas Lima
Maria Inês Ribeiro Alvim
Maria Regina Andrade
O PAPEL DA PERCEPÇÃO NO PROCESSO DE ESCOLHAS E TOMADA DE DECISÕESNA DINÂMICA GRUPAL
Belo Horizonte
2016
Eliete Gomes Ferreira
Maria Edna Ornelas Lima
Maria Inês Ribeiro Alvim
Maria Regina Andrade
O PAPEL DA PERCEPÇÃO NO PROCESSO DE ESCOLHAS E TOMADA DE DECISÕES NA DINÂMICA GRUPAL
Pré-projeto apresentado à disciplina de Metodologia Científica, do Curso de Pós-graduação em Dinâmica dos Grupos da Sociedade Brasileira de Dinâmica dos Grupos, como requisito parcial para conclusão de curso.
Orientadoras: Eliane Rank
Samara Costa e Silva
Belo Horizonte
2016
SUMÁRIO
1. Título: 3
2. Tema: 3
4.1 Geral: 3
4.2 Específicos: 3
5. Hipóteses: 3
6. Justificativa: 4
6.1 Aspectos Empíricos: 4
6.2. Aspectos Teóricos: 5
6.2.1Percepção 5
6.2.2 O processo de escolha 7
6.2.3 Tomada de decisão 8
7. Metodologia 11
7.1. Ficha Técnica 11
7.2. Elenco Principal: 11
7.3. Sinopse do Filme – O Sorriso de Monalisa 12
7.4. Cenas do Filme “O Sorriso de Mona Lisa” 14
8. Cronograma: 17
9. Referências 17
1. Título:
O Papel da Percepção no Processo de Escolhas e Tomada de Decisões na Dinâmica Grupal.
2. Tema:
A Influência e a relevância da ampliação da percepção nas escolhas e tomada de decisão no processo grupal.
3.Problema:
Quais são as influências e a relevância do desenvolvimento da percepção no processo de escolhas e de tomada de decisão grupal?
4. Objetivos:
4.1 Geral:
Analisar a influência e relevância da ampliação da percepção no processo de escolhas e de tomada de decisão na dinâmica grupal
4.2 Específicos:
- Conceituar percepção, escolhas e tomada de decisão;
- Identificar o processo de escolhas para tomada de decisão a partir da ampliação da percepção;
- Analisar a importância da percepção nos processos de escolha e tomada de decisão.
5. Hipóteses:
A ampliação da percepção dos indivíduos no grupo potencializa a capacidade de tomada de decisão por estar calcada em escolhas conscientes, consensadas e reflexivas.
6. Justificativa:
6.1 Aspectos Empíricos:
As pesquisadoras optaram pelo desenvolvimento do tema: “A Influência e a relevância da ampliação da percepção nas escolhas e tomada de decisão nos processos grupais”, por vivenciarem grupos em seus inúmeros contextos e considerarem que essa pesquisa poderá contribuir para o desenvolvimento do indivíduo no grupo e dos diversos tipos de grupos: social, familiar e acadêmico.
Vale ressaltar que o ser humano é grupal e tudo que lhe ocorre, ocorre em grupo e gera resultados. Quando a relevância da ampliação da percepção dos integrantes de um grupo, assim é considerada pelo próprio grupo, pode surgir um alinhamento de crenças individuais que favoreça a tomada de decisão coletiva afetando os resultados do mesmo.
Acredita-se que a ampliação da percepção dos indivíduos no processo grupal potencializa a capacidade de Tomada de decisões, por estar calcada em escolhas conscientes, consensadas e reflexivas. Auxilia também as pessoas na organização dos seus processos de percepção modificando assim os processos de percepção grupal.
Quando o indivíduo no grupo percebe e compreende onde está a sua própria dificuldade e, ou patologia, poderá se trabalhar melhor e até curar-se, pois quando a percepção se amplia, o embasamento também é ampliado. Esse processo interfere na convivência do indivíduo com os membros de sua família e com os membros dos diversos grupos sociais. Afeta sua história pessoal e afeta, por consequência, a dinâmica do grupo.
Para o meio acadêmico, esse artigo poderá quebrar paradigmas, gerar novas perspectivas por meio da possibilidade de mudanças em metodologias consideradas obsoletas, promover inovações conscientes oportunizando a ampliação da percepção de educadores e educandos. Poderá também fortalecer e ampliar métodos que gerem resultados, que transformem indivíduos nos grupos, que transformem grupos, que por sua vez, enquanto instituição transformada gere transformação na sociedade. É a educação percebida como um meio de transformar vidas, de gerar também desenvolvimento psíquico, físico e emocional e não apenas o desenvolvimento cognitivo.
O acesso ao embasamento teórico utilizado nesse artigo, além de conferir cunho científico a esse trabalho, oferece aos diversos públicos e, principalmente, aos pesquisadores do meio acadêmico uma bibliografia importante sobre o tema aqui tratado. Esse processo leva à ampliação do leque de escolhas dos indivíduos e dos grupos, gerando tomada de decisões com base em percepções, experimentações, reflexões e flexibilidade.
Conhecer e compreender esse tema à luz dos autores escolhidos e, sobretudo, conferir a importância da pesquisa científica relacionada à influência e a relevância da ampliação da percepção nas escolhas e tomada de decisão nos processos grupais configura-se mais uma contribuição para o meio acadêmico.
...