O Papel da Secretária no Ambiente Escolar
Por: Edna Maria • 4/4/2024 • Monografia • 9.581 Palavras (39 Páginas) • 51 Visualizações
CENTRO DE ENSINO E TREINAMENTO APLICADO A PROFISSIONAIS (CETAP)
EDNA MARIA LINS FERNANDES
O PAPEL DO TÉCNICO EM SECRETARIA ESCOLAR NO AMBIENTE ESCOLAR
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Centro de Ensino e Treinamento Aplicado a Profissionais (CETAP) como requisito parcial à obtenção do título de técnico Secretaria escolar.
Rio de Janeiro – RJ
2022
Dedico este trabalho a minha mãe Rosilda (in memoriam), com todo meu amor.
AGRADECIMENTOS
Quero agradecer, primeiramente, a Deus, pelo dom da vida, e por ter me dado a oportunidade de realizar mais uma conquista.
Agradeço também ao meu pai Inácio, ao meu noivo Marcio, a minha irmã Angela e a minha filha Dandara que me deram incentivo e apoio em todos os momentos.
Epígrafe:
"A educação é simplesmente a alma de uma sociedade a passar de uma geração para outra."
(G. Chesterton)
FERNANDES, Edna Maria Lins. O Papel do técnico em secretaria escolar no ambiente escolar. 2022. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Técnico Secretaria Escolar). CETAP. Rio de Janeiro, 2022.
RESUMO
O presente estudo tem como finalidade debater sobre a importância do profissional de secretaria escolar na instituição de ensino. Para alcançar tal propósito, é necessário que se faça uma breve menção de momentos passados da história da educação brasileira, que tiveram relevância para a criação e a organização de diretrizes e princípios com o intuito de regulamentar e valorizar a educação. O sistema de ensino foi permeado por um processo evolutivo complexo e dinâmico, com a finalidade não apenas de preservar e transmitir informação e cultura, mas também de promover desenvolvimento e modernização da estrutura do modelo educacional e de gestão escolar, possibilitando uma maior colaboração da comunidade, dos pais, de organizações variadas, e dos profissionais docentes e não docentes que participam do processo de educação, para o seu cumprimento de forma assertiva e com a qualidade necessária.
Palavras-chaves: Gestão Escolar; Secretário escolar; Educação.
LISTA DE TABELAS
Tabela 1: Tabela de Temporalidade de Documentos Escolares 33
LISTA DE FIGURAS
Figura 1: Organograma da Escola Lumar 20
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 9
1 - O PROCESSO DA EDUCAÇÃO E A COMUNIDADE ESCOLAR 11
1.1 O ambiente escolar e a participação dos membros da comunidade escolar 12
1.2 A atuação dos professores e alunos no processo educativo 13
2 - ADMINISTRAÇÃO E LEGISLAÇÃO ESCOLAR 14
2.1 Planejamento e gestão escolar 15
2.2. Gestão Pedagógica 16
3 - APRESENTAÇÃO DA ESCOLA 18
3.1 Responsabilidades do secretário escolar de acordo com o regimento 21
3.2 Análise dos processos realizados 22
4 - GESTÃO DA COMUNICAÇÃO 24
4.1 Técnicas secretariais 25
4.2 Produção de documentos e correspondências 28
4.3 Protocolo e arquivos 30
4.4 Técnicas secretariais: rotinas da secretaria escolar 34
4.5 Atendimento à legislação 35
CONSIDERAÇÕES FINAIS 37
REFERÊNCIAS 39
INTRODUÇÃO
O presente estudo tem como objetivo salientar a missão do profissional de secretaria escolar e a importância da sua presença no cotidiano das instituições de ensino. A influência sofrida na área da educação pelos cenários, econômico, social, cultural e político evoluíram para a criação e implementação de leis em diferentes momentos históricos, caracterizadas de acordo com as manifestações emanadas da vivência e organização social de cada época, e que contribuíram de forma expressiva para a educação brasileira. A LDB - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, iniciou sua trajetória com sua primeira versão em 1961(lei nº4.024/61), no período da nova república. No período da ditadura militar, a LDB sofre uma reformulação que dá surgimento a segunda versão, a Lei 5.692/71. Posteriormente surge a Lei 9.394/96, oriunda do processo de redemocratização ocorrido na década de 80, de onde se originou a instituição da nova constituição brasileira – Constituição de 1988. Essa reforma permitiu que uma parcela significativa da população tivesse acesso à educação.
A partir da Constituição de 1988, e posteriormente da implementação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996 (LDB), a gestão escolar passa a ter maior evidência no cenário político, o governo define Políticas Públicas voltadas para o alcance da qualidade na educação. As práticas de gestão gerencial passam a nortear as organizações de ensino com o propósito de flexibilizar a gestão, favorecer a autonomia dos sistemas e escolas, a descentralização administrativa e a democratização, permitindo uma maior participação e articulação de todos os profissionais envolvidos com a prática educacional. Após o surgimento do Projeto Político – Pedagógico (PPP), torna-se possível que cada estabelecimento de ensino seja responsável pela elaboração e execução de sua proposta pedagógica, construída de forma coletiva, com a colaboração de representantes da comunidade escolar. Essas normas da gestão democrática de ensino irão nortear o processo pedagógico dando origem ao regimento escolar.
...