O Papel da pesquisa no perfil docente
Por: Salete Valle • 3/8/2018 • Dissertação • 647 Palavras (3 Páginas) • 243 Visualizações
O PAPEL DA PESQUISA NA FORMAÇÃO E NA PRÁTICA DOCENTE.
O texto é marcado por diversas contradições ,por pontos de vista opostos, no que se refere A CONCILIAÇÃO ENTRE ENSINO E PESQUISA .
o objetivo do texto e justamente o de mostras os pontos favoráveis e contrários ao papel da pesquisa na formação e na pratica docente .
Na literatura tanto brasileira como internacional são diversos os autores que valorizam a pesquisa e concebem o professor COMO INVESTIGADOR DA SUA PRATICA, consideram a pesquisa um ELEMENTO ESSENCIAL E INSEPARÁVEL DO TRABALHO PEDAGÓGICO.
Para muitos autores deste texto, O SUCESSO NA PRATICA EDUCATIVA está atrelado a pesquisa não apenas sobre os PROCESSOS DE APRENDIZAGEM E O DESENVOLVIMENTO DE SEUS ALUNOS mas principalmente SOBRE AS DIVERSAS DEMANDAS QUE SE APRESENTAM NO COTIDIANO ESCOLAR. É conveniente não apenas a pesquisa-açao, mas também a pesquisa cientifica, OS CONHECIMENTOS JÁ ADQUIRIDOS, A SUA EXPERIÊNCIA COMO PROFESSOR, A REFLEXÃO COLETIVA SOBRE A SUA PRATICA NOS GRUPOS DE ESTUDOS.
No texto existe uma contradição entre pesquisa cientifica e a pesquisa voltada a ação do professor, mas TAMBÉM EXISTE UMA SÉRIES DE FATORES QUE IMPLICAM NO MODO COMO É FEITA ESTA PESQUISA, NOS RESULTADOS QUE SE PRETENDE ATINGIR, NAS VARIÁVEIS DO CONTEXTO ESCOLAR, E CLARO AS CONDIÇÕES PARA QUE ESTA PESQUISA ACONTEÇA, SE FAVORÁVEIS OU NÃO.
O texto mostra que estas implica CONDIÇÕES MATERIAIS,AMBIENTAIS,E INSTITUCIONAL. O que precisamos INVESTIGAR antes de mais nada é a importância do papel da pesquisa na vida do professor ,como diz charlot a pesquisa não tem o poder de ditar regras para a pratica docente, mas ela tem a capacidade de esclarecer diversos conceitos, ajudar a entender melhor a sua pratica, interpretar a sua realidade, porque ela vai lhe dar fundamentos conceituais. A pesquisa precisa focar em atender os desafios da pratica docente .e por isso que entender o conceito de pesquisa e ensino É fundamental, como o texto nos mostra ,cada um com suas finalidades, mas ambos são necessários e devem estar como aliados neste trabalho.
A autora deixa claro que o papel da pesquisa na formação do professor, vai muito além do professor pesquisador-reflexivo, É preciso entender que existe vários modos de articulação entre ensino e pesquisa na, porque o professor vai realiza-la de acordo com as REAIS POSSIBILIDADES existentes no seu ambiente e ela deve estar voltada para a melhoria da sua pratica.
Na colocação da autora no penúltimo paragrafo da pagina 59 ,que coloca o professor como ocupado de mais para realizar mais uma tarefa que é a pesquisa, faz-se necessário de um lado analisarmos que de fato a pesquisa implica uma series de exigências do professor, tendo que dispor de tempo, de material e espaço. Mas por outro lado se analisarmos seus benefícios quando voltada para situações da realidade, é fundamental que o sistema de ensino de subsídios p/o professor realizar esta tarefa ,disponibilizando de tempo em período de carga horária para dedicação a este campo.
A PESQUISA NÃO PODE SER COBRADA COMO UM REQUISITO, ALGO OBRIGATÓRIO, E SIM ELA DEVE SER MOTIVADA, PARA QUE NÃO SE TORNE UMA TAREFA OBRIGATÓRIA E SIM PENSANDO NA NECESSIDADE E DESAFIOS DA SUA PRÓPRIA PRATICA.UM EXEMPLO É QUANDO O TEXTO FALA QUE PODEMOS FAZER PESQUISA ,SE PREOCUPANDO MAIS COM A AÇÃO DO QUE COM A À PRODUÇÃO DE NOVOS CONHECIMENTOS,ISTO,CLARO ,DENTRO DAS CONDIÇÕES MÍNIMAS NECESSÁRIAS PARA QUE DE FATO O PROFESSOR CONCILIE A PESQUISA COM SUAS TAREFAS COTIDIANAS.
Existe muitas questões envolvidas quanto a pretensão deste movimento em prol do “professor-pesquisador”, na verdade existe os dois lados de possibilidades que precisam ser criteriosamente analisados, examinados as questões envolvidas, mas o papel da pesquisa na formação e na pratica dos professores e indiscutível, já vimos também que existe muitos escritores que nos dizem que é possível sim, articular ensino e pesquisa, basta que os professores RECEBAM SUBSÍDIOS ,isto é ,ASSISTÊNCIA da gestão escolar, que o texto chama de ASSESSORIA PEDAGÓGICA.
...