TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Papel do Coordenador no Cotidiano Escolar

Por:   •  26/11/2022  •  Dissertação  •  598 Palavras (3 Páginas)  •  129 Visualizações

Página 1 de 3

O papel do coordenador pedagógico no cotidiano escolar.

Para que a escola funcione de modo satisfatório é necessário que haja uma organização adequada, papel esse que cabe ao coordenador pedagógico, que tem como principal função a organização e a gestão escolar, um conceito atual que surgiu na década de 1930, por meio de pesquisas a respeito da boa administração escolar, mas sempre muito próximo do que se via na administração de empresas.

Atualmente se tem mais estudos voltados a uma administração escolar mais pautada nas necessidades das escolas e os elementos que a compõem, buscando evidenciar fatores como as necessidades dos professores, objetivando encontrar soluções que priorizem a qualidade educacional de todos os envolvidos no processo de ensino e aprendizagem.

Antes a inspeção escolar tinha a figura do inspetor como o profissional que acompanhava o trabalho do professor, mas mudanças na lei trouxeram habilitações para o curso de pedagogia que permitiu o surgimento de um novo profissional, o coordenador pedagógico que na sua função diária dentro da escola é responsável pelos principais processos administrativos que levam a um ambiente educacional de qualidade.

A coordenação pedagógica então deve garantir que a equipe de professores tenha uma formação continuada e articulada com o ambiente escolar, conhecendo as necessidades de sua comunidade escolar para a produção de propostas da escola voltadas para praticas educativas significativas e que possam ser atribuídas de forma valorosa a pratica do professor. Assim como também junto a direção escolar coordenar e supervisionar  se as atividades desenvolvidas no processo ensino-aprendizagem estão suprindo as necessidades dos alunos de modo a fazer com que permaneçam na escola.

Sua função também é fornecer condições mínimas para que os alunos se sintam bem dentro do ambiente escolar. Como também as condições necessárias para que os professores se aprofundem em suas áreas de conhecimento e possam se desenvolver no que diz respeito a novas praticas pedagógicas que venham a refletir bons resultados dentro da sala d aula. Assim é preciso que este profissional saiba identificar as necessidades dos professores e buscar soluções que beneficiem a todos os envolvidos, estimulando os educadores a desenvolver uma percepção e uma sensibilidade as particularidades e necessidades de cada aluno.

Assim seu principal papel é oferecer condições para que os professores  trabalhem seu currículo de modo satisfatório e adequado a realidade dos alunos e da escola, sendo assim seu papel tem fundamental importância no ambiente escolar por ser ele o articulador e mediador das relações do individuos  envolvidos no processo de ensino e aprendizagem, evitando o máximo possível desgaste dentro da comunidade escolar.

REFERÊNCIAS

BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional

(LDB) Nº 9394/96. Diário Oficial da União, 23 de dezembro de 1996.

BRUNO, E. B. G. O trabalho coletivo como espaço de informação. In:

GUIMARÃES. A. O coordenador pedagógico e a educação continuada. São Paulo: Edições Loyola, 2003.

FERREIRA, Naura Syria Carapeto (org) Supervisão Educacional para uma Escola de Qualidade. 6ª.ed. – São Paulo: Cortez, 2007

FONSECA, Marília (Orgs). Avaliação: políticas e práticas. Campinas, Papirus, 2001.

FREIRE, Paulo.. Pedagogia da Autonomia. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 1996.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (45.5 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com