TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Planejamento da Prática Docente na Educação Infantil

Por:   •  8/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.011 Palavras (5 Páginas)  •  501 Visualizações

Página 1 de 5

1. IDENTIFICAÇÃO

Curso: PEDAGOGIA

Ano: 2017

Disciplina: Didática: Planejamento da Prática Docente na Educação Infantil                   

Semestre: 1º

Período: 3º

Carga Horária: 34 horas

PLANO DE APRENDIZAGEM

2. MISSÃO INSTITUCIONAL

Formar e qualificar cidadãos produzindo conhecimento, orientados para o desenvolvimento social, cultural, científico e tecnológico, mediante atividades de ensino, pesquisa e extensão, inseridas no contexto regional e global.

3. PERFIL DO EGRESSO

O egresso do curso de Pedagogia deverá estar apto a utilizar-se do saber em todos os níveis, modalidades e espaços de sua atuação, na promoção da aprendizagem de sujeitos em diferentes fases do desenvolvimento humano, com postura investigativa, integrativa e propositiva em face de realidades complexas, com vistas a contribuir para superação de exclusões, com ética, compromisso e consciência da diversidade, respeitando as diferenças de natureza ambiental-ecológica, étnico-racial, de gêneros, faixas geracionais, classes sociais, religiões, necessidades especiais, escolhas sexuais, entre outras;

Também, deverá utilizar, com propriedade, instrumentos próprios para construção de conhecimentos pedagógicos e científicos e ainda promover e facilitar relações de cooperação entre a instituição educativa, a família e a comunidade.

4. EMENTA

O planejamento escolar e educacional no Brasil: fundamentos, características, objetivos, relações e determinações. Elementos constitutivos dos planos, programas e caraterísticas dos projetos na Educação Infantil.

5. CONTEXTUALIZAÇÃO E FLEXIBILIDADE:

A didática pressupõe uma análise dos processos de construção dos saberes nas diferentes áreas do conhecimento e a discussão da natureza das atividades de aprendizagem, dos processos de pensamento e das inter-relações entre os diversos interventores no ato educativo. Esta disciplina traz um conjunto de saberes pedagógicos necessários para atuar na Educação Infantil, que são essenciais para o exercício da profissão docente.

6. OBJETIVOS:

6.1. Objetivo Geral

Compreender a Didática como elemento fundamental para a formação do pedagogo, na busca do conhecimento necessário para a ação educativa e das formas adequadas de intervenção na Educação Infantil.

7. PROCESSO DE APRENDIZAGEM

7.1. Objetivo(s) Específico(s)

7.2. Conteúdos envolvidos

7.3 CH

Diferenciar as dimensões do Planejamento Educacional e Planejamento de Ensino.

Analisar os fundamentos teóricos e práticos da Didática para a efetivação da ação pedagógica.

UNIDADE I -  Didática e Planejamento

1.1 A Didática e Planejamento Educacional: Níveis, Tipos e Funções

1.2 Elementos do Planejamento Didático

1.3 Planejamento na Perspectiva Histórico-Crítica

14 h/a

Compreender a importância da Didática na Organização do Trabalho Pedagógico na Educação Infantil

Entender os procedimentos de criação de Projetos para a Educação Infantil com autonomia e autoria.

Refletir sobre os instrumentos de registros da aprendizagem na Educação Infantil

UNIDADE II: Didática da Educação Infantil

2.1 Atividades Permanentes, Sequência Didática e Projetos de Trabalho

2.2 A organização dos tempos e espaços da Educação Infantil

2.3 Projetos Pedagógicos na Educação Infantil

2.4 Portifólios e outros registros: para além do relatório

16 h/a

Identificar características do Professor da Educação Infantil

UNIDADE III – Profissionais da Educação Infantil

3.1 Requisitos legais e o perfil dos Profissionais da Educação Infantil

4 h/a

8. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

8.1. Encaminhamentos Metodológicos

Para a implementação do processo de aprendizagem, o Curso de PEDAGOGIA segue as Diretrizes para o ensino de graduação da FADEP, conforme o PPC e o PPI, que se fundamenta no método dialético. A metodologia dialética é trabalhada na perspectiva da mobilização, construção, elaboração e síntese do conhecimento, cujos saberes escolares se articulam a partir das categorias de significação, problematização, práxis, criticidade, continuidade e ruptura, historicidade e totalidade.

8.2. Estratégias de Aprendizagem

Para o enriquecimento das práticas educativas, tem-se como planejamento prévio o uso de diversas estratégias de aprendizagem, adequando-as aos objetivos propostos. Sendo assim, far-se-á o uso de aulas expositivas dialogadas, de participação em Palestras/Mesas Redondas, realização de Atividades em grupo dentro e fora da sala de aula, realização de Estudos Dirigidos, uso de Pesquisas, realização de atividades disponibilizadas no Ambiente Virtual, discussão em grupos e produção de materiais.

Parte das atividades realizadas pelos alunos poderão ser trabalhadas no ambiente virtual de aprendizagem (AVA – MOODLE), como forma de propiciar a reflexão para elaboração e construção do conhecimento.

9. PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO:

9.1. Critérios de Avaliação

Os critérios de avaliação seguem o determinado na Resolução 001/13 - CAS, em conformidade com o disposto no Art. 3º: O registro do desempenho dos acadêmicos nas avaliações da aprendizagem será realizado, em cada semestre, por meio de duas notas, denominadas Nota 1 (N1) e Nota 2 (N2), cuja média aritmética comporá a nota semestral da disciplina.

As notas N1 e N2 deverão ser obtidas pela utilização de múltiplos procedimentos de avaliação aplicados ao longo do semestre.

9.2. Instrumentos de Avaliação

Os instrumentos de avaliação utilizados ao longo da disciplina consideram as seguintes características: a) reflexivos: levam a pensar, a estabelecer relações, superar a mera repetição de informação; b) essenciais: abordam conteúdos realmente significativos, importantes, em consonância com a proposta de ensino; c) abrangentes: contemplando uma amostra representativa do que está sendo trabalhado, a fim de que o professor possa ter indicadores da aprendizagem do aluno na sua globalidade; d) contextualizados, de maneira a permitir a construção do sentido do que está sendo solicitado; e) claros, com elementos que permitam reconhecer a efetiva construção do conhecimento por parte do aluno; e, f) compatíveis ao trabalho realizado em sala de aula. (Art.1º, §3º res.001/13 CAS, FADEP).

Como instrumentos avaliativos, utilizar-se-á, principalmente de:

N1: Glossário + Prova Individual + Análise Plano de Aula (duplas)

N2: Maquete + Estudo Dirigido + Prova Individual

 

10. REFERÊNCIAS:

10.1. Básica

GASPARIN, João Luiz. Uma didática para a pedagogia histórico-crítica. Campinas, SP, Autores associados,2002.

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São. Paulo: Cortez, 1994.

MASETTO, Marcos. Didática: a aula como centro. 4. ed. São Paulo: FTD, 1997.

10.2. Complementar

ANGOTTI, Maristela. O trabalho docente na Pré-Escola: revistando teorias, descortinando práticas. São Paulo: Pioneira Thompson Learning, 2001.

KRAMER, Sonia. Com a Pré-Escola nas mãos: uma alternativa curricular para a educação infantil. 14.ed. São Paulo: Ática, 2000.

BARBOSA, Maria Carmen Silveira e HORN, Maria da Graça Souza. Projetos Pedagógicos na Educação Infantil. Porto alegre: Artmed, 2008.

Periódico:

Revista Educação & Sociedade. Revista de Ciências da Educação. São Paulo: Unicamp. s/d. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php/script_sci_serial/pid_0101-7330/lng_pt/nrm_iso. Acesso em 11 de fevereiro de 2017.

Biblioteca Virtual A

ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. 2.ed. Porto Alegre: ARTMED,2014. Disponível em https://online.vitalsource.com/#/books/9788584290185/cfi/6/2[;vnd.vst.idref=cover.html]

APROVAÇÃO DO COLEGIADO:  Ata 006/15

PROFESSOR(A): Me. Graziela Scopel Borges

DATA: 19/02//2017

ASSINATURA:

COORDENADOR(A) DO CURSO: Me. Tânia Raber Bertelli

ASSINATURA:[pic 2]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (166 Kb)   docx (34.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com