O Portfólio Interdisciplinar
Por: Kariine Duartte • 16/4/2023 • Trabalho acadêmico • 1.757 Palavras (8 Páginas) • 80 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
[pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
Sumário
INTRODUÇÃO1
DESENVOLVIMENTO2
CONSIDERAÇÕES FINAIS3
CONCLUSÃO4
ANEXO 5
- INTRODUÇÃO
Hoje crianças muito pequenas já tem acesso ao celular, tablet e notebook, tem seus jogos preferidos, veem vídeos e sabem fazer fotos e selfies, no entanto com a gamificação e a pandemia o uso dessa tecnologia ficou mais evidente, sendo incentivado para que os alunos continuassem a ter aulas e realizar as atividades escolares. No entanto o uso das ferramentas digitais se mostraram grandes aliados para a alfabetização e letramento e podem trazer muitos benefícios em sala de aula, porem devemos tomar cuidados com tal tecnologia, com tantos apps, fica cada vez mais difícil encontrar aplicativos que atendam às necessidades dos professores e alunos sem tantos anúncios para tirar a atenção do objetivo principal, avaliar, testar e usar antes de utilizar em sala de aula é apenas o primeiro passo para saber se eles atendem as necessidades e condizem com o que se quer trabalhar durante as aulas e ao longo deste trabalho veremos quais os benefícios e malefícios que essas tecnologias podem nos trazer.
Segundo a BNCC a prática incentiva a modernização dos recursos e práticas pedagógicas, no ensino fundamental é orientado o uso das tecnologias de forma crítica, consciente e responsável em todas as áreas e componentes curriculares, por isso a implementação da tecnologia na sala de aula requer tanto cuidado.
Quando pensamos em tecnologia na sala de aula, pensamos em smartphones e tablets, mas como educadores precisamos pensar que o uso da tecnologia vai bem além disso, temos por exemplo, a lousa digital, implementada em quase todas as escola da rede Estadual, Municipal e rede Particular de ensino, ela nos dá infinitas possibilidades de trabalhar de forma mais interativa, lúdica afim de conquistar a atenção dos alunos. Competir com tanta interatividades é complicado, ainda mais se o professora não se esforça pra se reinventar e se adequar a tantas mudanças nesse meio.
Ao longo deste trabalho vejamos como podemos buscar a atenção das turmas utilizando aquilo que eles mais dominam: A tecnologia.
- DESENVOLVIMENTO
O uso da tecnologia no ensino fundamental traz diversas possibilidades para os professores e alunos, facilita a aprendizagem, aumenta o interesse e estimula o interesse por parte dos alunos. Quando pensamentos na tecnologia em sala de aula podemos trazer diversos meios como notebooks, tablets, smartphones, lousa digital, entre outros, afinal, é preciso integrar a realidade dos alunos aos métodos utilizados na escola.
Primeiramente precisamos ter em mente que o aluno de hoje em dia, não é o mesmo de 3 ou 6 anos atrás, hoje os nativos digitais, como são chamados tem interesses diferentes e devem ser estimulados de formas diferentes e o papel do professor é se moldar a realidade do aluno para potencializar e facilitar seu processo de aprendizagem usando as inovações para agregar e atrair a atenção e curiosidade.
Segundo estudos “O que pensam os professores brasileiros sobre a tecnologia digital em sala de aula” iniciativa do movimento Todos Pela Educação em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Instituto Natura, Itaú BBA, Fundação Telefônica Vivo e Samsung; Mais da metade dos professores da rede pública Brasileira, cerca de 55% utilizam regularmente a tecnologia digital em sala de aula, já 54% dos professores afirmam que usariam mais este recurso desde que não implicasse em maior carga de trabalho, grande parte dos docentes acreditam que esse recurso acarreta maior carga de trabalho, e certa de 45% desses docentes acreditam que isso aumenta a pressão em suas funções, além disso para a maioria dos professores relatam que a maior limitador para uso frequente de tais tecnologias é a falta de infraestrutura, poucos equipamentos, velocidade insuficiente da internet , falta de formação adequada e etc.
Outro ponto de destaque da pesquisa é o impacto do uso da tecnologia digital para o aluno, no qual pode ser um fator importante de decisão sobre o seu uso, aproximadamente 34% dos professores acreditam que o principal impacto positivo é a motivação dos estudantes e apenas 11% veem a melhora no desempenho escolar, mas ainda assim a grande maioria concorda que o uso da tecnologia digital aumenta significativamente as habilidades do professor em chamar a atenção dos alunos de forma positiva. Existem ainda algumas vantagens do uso da tecnologia na educação, como a personalização do ensino, onde o professor pode criar atividades de ensino de acordo com o interesse dos alunos e observar dificuldades utilizando este meio; Flexibilidade de horário, pois o aluno pode utilizar os jogos ou realizar as atividades em diferentes lugares e horários.
Otimização da comunicação com os pais, pois o aluno não precisa ser o mediador em relação a recados e etc, pois essa comunicação se dá de forma direta; Aulas mais dinâmicas e atraente e o Estimulo ao autodidatismo são algumas das possibilidades onde o professor prepara o aluno para o futuro tecnológico.
Já analisando o outro lado do uso da tecnologia, devemos pontuar as distrações e obstáculos que isso traz, pois o mesmo aluno que domina a tecnologia e que faz as atividades de forma rápida e com maestria é o mesmo que utiliza o celular para outros interesses e esse o maior problema na sala de aula que utiliza estes recursos. É muito importante nesse momento levar isso em conta e formular atividades que utilizarão a tecnologia a fim de evitar esta distração. Perder o foco com inúmeras atrações que estão a um clique de distância na internet é motivo de preocupação dos docentes, apesar de poderem adotar medidas como bloquear site e redes sociais em horário de aula voltamos a maior reclamação dos mesmo, a falta de formação adequada para isso.
Outro desafio é a qualidade de informações pois na internet qualquer informação pode ser publicada independente da sua veracidade ou validade, com isso o aluno pode ter acesso a informações inverídicas e aprender de forma errada e na hora das aulas acabar ficando confuso ou até mesmo questionando o professor. Para utilizar tal ferramenta em sala de aula é importante ensinar aos alunos a fazerem pesquisas de forma segura, estimular o pensamento crítico e reflexivo, para que ele aprenda da maneira correta e consiga também passar as informações certas aos colegas ou familiares. Com isso também temos os conteúdos superficiais, como a nova geração prefere conteúdos objetivos e de rápida leitura, os mesmos acabam dando preferência a artigos de blogs que tem uma leitura mais fácil com linguagem mais atual e formato livre, diferente das pesquisas mais profundas com conteúdo na entrega, fontes cientificas, embasamento teórico e fontes confiáveis. Além disso a realização de pesquisas e atividades devem ser orientadas pelo professor, pois ele deve orientar os alunos a não acreditar em tudo que encontra e não acreditar em tudo que o primeiro link ou site diz, já que nos últimos temos foi gigantesco o número de fake News, por exemplo.
...