O Professor de Letras Contemporâneo
Por: Jaqueline Silva • 1/8/2022 • Trabalho acadêmico • 334 Palavras (2 Páginas) • 820 Visualizações
[pic 1]
Produção Textual:
O Professor de Letras Contemporâneo
Jaqueline P. da Silva | Licenciatura em Letras | Teutônia 01 de março de 2022
O Professor Contemporâneo
Na antiguidade o papel do professor era apenas transmitir o conhecimento, dominar o conteúdo, corrigir provas e dar notas, porém nos tempos atuais isso já ficou para trás.
A relação de autoridade entre professor e aluno que antes permeava o ambiente educacional, deixou de existir. O professor passa a ter um olhar mais terno sob o aluno, respeitando suas limitações, descobrindo como este é capaz de aprender, sendo um mediador e facilitador em sala de aula, considerando o conhecimento que o aluno já traz consigo, sendo capaz de ampliar este conhecimento dentro de sua prática pedagógica.
Desta forma é preciso considerar que o docente deve ser aquele que está disposto a aceitar que também erra, que ensina e aprende, pois a educação formal é aquela que se concretiza na troca dos saberes, se adéqua ao aprender com a realidade do educando, visando formar sujeitos ativos, comunicativos e pesquisadores, e não sujeitos objetos, que apenas absorve o conhecimento, afinal o aluno não deve apenas ouvir, mas sim se expressar, valorizando assim o ato de o aluno agir e expressar-se em sala de aula.
Com isso, o professor na atualidade precisa estar disposto a se adequar a diversidade, buscando aperfeiçoar suas práticas, não se detendo em planejamentos ultrapassados que acabam por desmotivar os alunos, mas levar em conta a necessidade de cada educando, mediar o conhecimento, facilitar o processo ensino aprendizagem por meio de projetos, onde os alunos serão o recurso humanos na desenvoltura desta análise.
Sendo assim, o professor contemporâneo passa a ser aquele que olha para seus alunos como indivíduos com necessidades diferentes e particulares, e ele por sua vez precisa estar atento a cada particularidade, sendo capaz de construir uma educação digna e qualitativa a cada uma dentro das suas limitações, criando sujeitos capazes de agir e pensar por si só, além de desenvolver um olhar integral e humano para educar.
Página
...