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O Projeto Multidisciplinar II

Por:   •  26/8/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.061 Palavras (5 Páginas)  •  262 Visualizações

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FACULDADE ANHANGUERA

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Tairine Muniz – R.A: 7626631765

Curso: Pedagogia

Disciplina: Projeto Multidisciplinar II

Tutora: WALKIRIA BONTORIM DE LIMA 

Guarulhos – SP

2014/Novembro


 Tairine Muniz.

  1. Projeto Multidisciplinar II
  2. Atividade Colaborativa

 

Este Trabalho acadêmico tem como objetivo reflexões sobre o lúdico e a brincadeira para o desenvolvimento do indivíduo nos aspectos pessoal, social, cultural, emocional, facilitando os processos de socialização, comunicação, expressão e construção do conhecimento. Faculdade Anhanguera Educacional, Sob orientação da Tutora: WALKIRIA BONTORIM DE LIMA 

Guarulhos

2014/Novembro

Introdução

Este trabalho acadêmico tem como objetivo,  desenvolver a efetividade, cognitivo e a socialização através da ludicidade que ajuda a desenvolve- las de forma plena. Pois na educação nos encontramos grandes desafios e limitações.  O lúdico facilita que o professor consiga transmitir conhecimentos e estimulando  a imaginação da criança.

Atividade Colaborativa

Dificuldades que a escola enfrenta ao trabalhar com a atividade lúdica e a brincadeira

Sabe- que ao resgatar o lúdico como um processo educativo, podemos desenvolver na criança a percepção, imaginação e sentimentos. Hoje podemos observar possíveis dificuldades que o contexto escolar enfrenta ao trabalhar com a atividade lúdica e a brincadeira.

 É preciso trabalhar o lúdico para desperta ou seja através do lúdico podemos estimular nossas crianças, onde elas, poderá  vencer seus limites e passará a vivenciar experiências. Infelizmente hoje temos algumas limitações de tempo e de espaço.

O  objetivo é favorecer o cognitivo, afetivo, criatividade nunca deixar o “faz de conta” de conta de lado e claro valoriza as atividade lúdicas, onde é de extrema importância que a criança venha sempre aprender a aprender.

 E sempre devemos lembrar que o professor precisa participar, sendo mediador neste  processo. Temos         que desenvolver as atividades de uma maneira divertida que não sai do lúdico e que a criança brinque mas que ela venha aprender a aprender.

Temos que estimular a criança para que ela venha desenvolver seu cognitivo, através de jogos, brincadeira que  podemos desenvolver e assim enriquecer sua personalidade tornando a criança mais participativo,  temos que respeita a fase da criança por que não são todas que vão querer participar  porém o professor tem que ter a percepção e entender a criança lembrando sempre que o professor é um mediador.

O brincar e jogar é importante na formação e desenvolvimento das crianças não apenas como uma atividade livre e espontânea, mas também na sua formação educacional. Temos hoje vários tipos de jogos desde o tradicional ao educativo.

 Os jogos tradicionais vão proporcionar para a criança seu desenvolvimento integral, ou seja atua no desenvolvimento de uma melhor consciência corporal, melhorando a motricidade, o cognitivo e ajuda na socialização.

Suas contribuições vão além desses  aspectos, por serem transmitidos de geração em geração, fazendo parte da cultura lúdica infantil. Resgatar esses jogos dentro da escola, é propiciar o resgate de nossa cultura popular. O ato de brincar não é só pertinente à criança como um momento de prazer sem significação.

 Ao brincar a criança se relaciona com seu mundo. Ela pode observar, interagir, expressar aquilo que vivencia, e isso lhe permite não só entender e assimilar esse mundo como também exercer um papel critico de mudança, pois além de elaborar concepções a cerca deste, ela também pode reelaborá-lo.

 Na brincadeira, mesmo que não se observe a intencionalidade, a criança está dispondo de diversos recursos intelectuais, sociais e afetivos. O lúdico,  faz presente, através da forma que contamos ou lemos a história, através de gestos, sons, tom de  voz.

Entendemos que através do lúdico também podemos contar a história com ajuda de materiais, cenários, criando os  personagens, para facilitar o entendimento e para que a criança use a imaginação, sentindo- se parte da história, aguçando sua curiosidade, criando nas crianças sentimentos e prazeres,  soluções de problemas e bem estar. Enfim o lúdico pode ser o  utilizado em vários momentos.

 

Observa-se que cada teórico defende  sua teoria de acordo com a faixa etária da criança  mas todos tem o mesmo objetivo. Como podemos vê, Kishimoto ressalta a função do lúdico.

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