O Projeto Natureza
Por: Allana Polles • 25/4/2020 • Projeto de pesquisa • 1.495 Palavras (6 Páginas) • 207 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA
ALLANA TAVEIRA POLLES RA:N516216
AMILTON RODRIGUES RA:
CANTINHO DA NATUREZA
SÃO JOSÉ DO RIO PRETO
2020
- TEMA
O tema central do trabalho é natureza, onde será realizado a montagem de um cantinho pedagógico, e terá o intuito de possibilitar atividades que promovam explorar diferentes elementos e materiais da natureza. Considerando isto, os docentes irão propiciar aos alunos, criar e ampliar suas expressões e sentidos através do contato com a natureza. Deste modo, proporcionando construírem significados únicos e pessoais de mundo, através das relações que serão estabelecidas com as diversas atividades.
A autora Ana Lúcia Machado, do e-book “Brincando com os 4 elementos da Natureza” afirma:
A qualidade do brincar da criança com a natureza torna-se infinitamente cheia de significado e superior, pois a força destes organismos vivos penetra na organização corpórea da criança e contribuem para seu desenvolvimento saudável, auxiliando nas defesas naturais do organismo. (MACHADO, 2016)
Dessa forma, o projeto propõe criar estratégias significativas de aprendizagem
sobre os elementos da natureza, respeitando o tempo para se apropriarem das possibilidades de cada material. A organização de cenários que estimulavam as interações (entre crianças e entre adultos e crianças) e o dimensionamento, no tempo e no espaço, das áreas para experiências lúdicas, propiciaram às crianças pequenas o direito de desenvolver sua identidade e percepções de mundo pelo prazer e pela curiosidade.
Os educadores também ampliaram a criatividade no preparo de espaços, objetos, e brincadeiras, incluindo diferentes elementos para a exploração e a pesquisa infantil. Criando estratégias mais significativas para a elaboração dos registros que compõe a documentação pedagógica com vistas ao planejamento, em um percurso de vivências coletivas.
- JUSTIFICATIVA
Aproveitando a importância da aprendizagem sobre o meio ambiente e da criança desenvolver a conscientização e sua percepção sobre o que compõe a natureza, trabalharemos o desenvolvimento do senso crítico investigativo, criativo e autônomo, bem como, a importância de conviver harmoniosamente com a natureza.
Dessa forma, a criança desenvolve com mais sensibilidade o gosto e o amor pela natureza, é de suma importância iniciar um trabalho que leve ao conhecimento dos alunos sobre cuidar e preservar o meio ambiente, assim como explorar e descobrir as inúmeras maravilhas que a natureza proporciona.
[...], a visão da criança como ser que é parte da natureza e do cosmo merece igualmente destaque, especialmente se considerarmos as ameaças do esgotamento de recursos em nosso planeta e as alterações climáticas evidentes nos últimos anos. Conforme alerta Tiriba (2005), os seres humanos partilham a vida na terra com inúmeras espécies animais, vegetais e animais, sem as quais a vida no planeta não pode existir (PARÂMETROS DE QUALIDADE PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL, 2008, p.14).
As crianças que são ensinadas a cuidar e respeitar os recursos naturais disponíveis para a sua sobrevivência e de suas futuras gerações, saberão utilizar esses recursos de maneira responsável e consciente de que a vida no planeta depende de cada um que vive nele.
A Educação Ambiental exerce papel fundamental na vida de quem a desenvolve e consequentemente na vida dos que estão ao seu entorno, ela deve ser trabalhada em todas as disciplinas, e ser contextualizada com a realidade do aluno e com o cotidiano da escola, tendo a responsabilidade dos professores, gestores e demais membros da comunidade escolar e das famílias.
- PÚBLICO ALVO
O público alvo deste projeto é a Educação Infantil (4 a 5 anos).
- OPORTUNIDADES DE APRENDIZAGEM
A direções possíveis desse projeto são inúmeras, o propósito é que o aluno desenvolva em seu meio o cuidado com o meio ambiente e progrida sua aprendizagem, através das atividades proporcionadas pelos mediadores e educadores.
Para a Educação Ambiental, a contribuição da complexidade se dá como um dos pilares do pensamento e prática transdisciplinar que entendo ser uma forma de intercâmbio entre as disciplinas, superando as fronteiras entre elas. Dessa forma, a redução e fragmentação do saber serão superadas. (RIBEIRO, 2010, p.85).
De uma forma geral às crianças irão realizar atividades que desenvolvam a aprendizagem, exploração, experimentação, criação e investigação, no que tange os elementos da natureza, de modo autônomo, em que possam compartilhar, interagir, conviver com o outro e ainda se divertir com as experiências propostas. Segundo Vygotski, o desenvolvimento e a aprendizagem da criança ocorrem a partir da relação que tem “no seu cotidiano, observando, experimentando, imitando recebendo instrução das pessoas mais experientes de sua cultura, aprende a fazer perguntas e também obter respostas para uma série de questões” (2008, p.76).
Em 1988 a Constituição Federal dedicou um capítulo inteiro à questão ambiental, colocando em seu artigo 225, § 1º, VI, que:
Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações (CONSTITUIÇÃO FEDERAL, 1988)
Sendo assim, a Educação Ambiental é vista como portadora de grandes responsabilidades no que tange à construção do futuro da humanidade, na perspectiva de uma sociedade sustentável e em harmonia com o meio ambiente.
- OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO:
Este projeto tem por objetivo central desenvolver no aluno e o conscientizar sobre a importância da preservação da Natureza, a partir de práticas como reuso, reciclagem e o plantio. Aprender através do cultivo da horta em garrafas PETS é uma das formas de desenvolver no aluno individualmente e também na comunidade escolar, a necessidade de se tornarem ecologicamente instruídos e, portanto, capazes de contribuir para a construção de um futuro sustentável. Ao lado do cultivo das plantinhas terá o “ Macaquinhos me indicam”, um cantinho de leitura feito com paletes em um ambiente totalmente confortável, receptivo e lúdico, onde a ideia é cada macaquinho indicar a leitura do dia, dessa forma a criança é estimulada e aumenta a imaginação, desenvolve a capacidade criativa, promove melhorias na habilidade linguística, trabalha as emoções das crianças e as ajuda a aprimorarem suas habilidades comunicativas. Precisamos ensinar a percepção do tempo na criança, onde temos o cartaz do tempo, dessa forma o aluno saberá diferenciar as condições climáticas, se o dia está: ensolarado, nublado ou chuvoso.
...