O Projeto Social
Por: Guilherme Gaspar • 13/2/2021 • Projeto de pesquisa • 1.675 Palavras (7 Páginas) • 127 Visualizações
[pic 1]
CLARETIANO – CENTRO UNIVERSITÁRIO
ALUNO: Guilherme Gaspar de Novais Vieira – RA: 8066649
CURSO: Música - LICENCIATURA
PROJETO SOCIAL
DISCIPLINA: ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO
PROFESSORA: KELLY DOS REIS CANAVEZ
BATATAIS
2020
1 Nome do projeto
Musicalização, Apreciação, Análise e Critica sobre a Música Global e Histórica.
2 Introdução
O projeto “Musicalização, Apreciação, Análise e Critica sobre a música global e histórica” será desenvolvido no colégio São José com os alunos do 1º a 3º ano do ensino médio.
A música está presente em toda sociedade, nas pessoas de todas as idades, de todos os gêneros, classes sociais, pensamento politico, filosófico, etc. Os jovens comumente apreciam e “aderem” a estilos musicais para si como forma de sua construção de identidade.
A música pop no conceito de “mais popular para os jovens hoje em dia” está muito ligada a questões culturais, filosóficas e comerciais. É normal ver grupos de jovens compactuando com um estilo musical como uma forma de fazer parte de um grupo ou uma estética de estilo de vida ou comportamento. Expor explicitamente aos alunos essa noção do poder da música, não tem fins a questiona-los aos seus gostos musicais, mas sim abranger sua visão sobre quão influente a música pode ser nas nossas vidas e também proporcionar uma abrangente apreciação analítica da música existente no mundo, a fim dos alunos realizarem uma musicalização global, conhecendo novas músicas, que incluem épocas, período, culturas, movimentos, etc.
3 Objetivos Gerais (e específicos)
• Estimular e expor aos alunos de forma coletiva, a discutir sobre seus gostos musicais estimulando o aluno a substituir a alienação por autoconhecimento musical.
• Expor a influencia da música na sociedade atual.
• Promover o gosto e despertar a sensibilidade musical
• Promover a musicalização em massa da música global, estimulando o aluno a curiosidade em busca de novas abordagens musicais
• Analise fundamental de períodos e estilos musicais, com foco no estilo, forma, contexto e poema.
• Proporcionar a integração e a socialização dos alunos.
• Favorecer a aprendizagem cooperativa, no processo de construção do conhecimento.
• Favorecer a escuta critica e fundamentada da música.
4 Metas
• Construir uma roda de conversa entre os alunos com problemáticas a fim de introduzir as propostas do projeto.
• Momentos de escuta e apreciação.
• introduzir uma metodologia de analise a uma música.
• Dialogar sobre os conceitos e analise das músicas detalhando seu contexto.
• Conversa final sobre todos os pontos expostos durante o projeto, a fim de sanar dúvidas, questionamentos e ter uma conclusão semiaberta ao assunto.
5 Justificativa
O jovem carregara consigo mesmo, o conhecimento e o autoconhecimento da música que os acerca, também não ficara preso a bolha regional ou cultural do local em que vive, mas sim terá um leque de musicalidade global para apreciar, executar, apropriar-se ou apenas carregar como bagagem de conhecimento para si. O jovem terá contato com novas culturas, novas formas de fazer e criar música, visando uma aula que pode ser considerada também como sociologia, histórica, filosófica e antropológica.
6 Metodologia
O projeto se da inicio com uma primeira aula introdutória ao assunto, com uma roda de conversa, estimulando os alunos as problemáticas em relação ao seu gosto musical. Nas próximas aulas os alunos terão aulas sobre a história da música, desde os primeiros relatos históricos da pré-história, até os dias de hoje, passando pela era medieval, renascentista, barroco, clássico, romântico, moderno, popular, contemporâneo, etc. Visando não uma aula formal e detalhada sobre a história da música, mas sim uma explanação sobre o mesmo, para os jovens conhecer e perceber a diversidade e a riqueza musical que temos. A aula terá muita presença também da filosofia, sociologia, antropologia e culturas, pois o objetivo é o aluno ficar emerso a todo universo musical, com todos seus princípios. Na penúltima e ultima aula discutiremos com os alunos sobre toda essa imersão musical, e o que eles carregarão consigo depois de todo esse conhecimento.
7 Cronograma
DIA | MÊS | ATIVIDADE | TOTAL DE HORAS |
02 | Agosto | Pesquisa Biográfica | 5 |
09 | Agosto | Elaboração do Projeto | 5 |
16 | Agosto | Cadastramento dos Alunos | 5 |
23 | Agosto | Organização dos matérias e ideias | 5 |
30 | Agosto | 1º aula: Introdução ao assunto, roda de conversa | 5 |
07 | Setembro | 2º aula: História da Música: pré-história | 5 |
14 | Setembro | 3º aula: História da Música: Era Medieval | 5 |
| Setembro | 4º aula: História da Música: Renascentista | 5 |
28 | Setembro | 5º aula: História da Música: Barroco | 5 |
05 | Outubro | 6º aula: História da Música: Clássico | 5 |
12 | Outubro | 7º aula: História da Música: Romântico | 5 |
19 | Outubro | 8º aula: História da Música: Moderno | 5 |
26 | Outubro | 9º aula: História da Música: popular | 5 |
03 | Novembro | 10º aula: História da Música: Popular | 5 |
10 | Novembro | 11º aula: História da Música: Contemporâneo | 5 |
17 | Novembro | 12º aula: História da Música: AS Música folclórica e Cultural global | 5 |
24 | Novembro | 13º aula: A música pop no brasil. | 5 |
01 | Dezembro | 14º aula: Roda de Conversa | 5 |
08 | Dezembro | 15º aula: Conclusões | 5 |
.............. | ............... | Total | 95 |
...