O Projeto de Estágio
Por: Luciane Almeida • 27/10/2022 • Projeto de pesquisa • 2.014 Palavras (9 Páginas) • 86 Visualizações
[pic 1] | Centro Universitário Leonardo da Vinci | |||
ERLANE SOUZA VIEIRA LUCIANE SILVA DE ALMEIDA PED 3399/7 TUTOR EXTERNO: RAIANE CORDEIRO DE ARAÚJO [pic 2] Alfabetização e letramento em tempos de ensino a distância: Recursos Tecnológicos como Novo Espaço de Leitura e Escrita SERRINHA 2022/1 |
SUMÁRIO
PARTE I: PESQUISA 3
1.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA: ÁREA DE CONCENTRAÇÃO E JUSTIFICATIV3
1.2 OBJETIVOS 4
1.3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA DA PESQUISA 4
PARTE II: PROCEDIMENTOS DE ESTÁGIO 6
2.1 METODOLOGIA 6
2.2 CRONOGRAMA 7
REFERÊNCIAS 8
APÊNDICES....................................................................................................................9
1 PARTE I: PESQUISA
1.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA: ÁREA DE CONCENTRAÇÃO E JUSTIFICATIVA
Área de concentração: GESTÃO EDUCACIONAL
Programa de Extensão: METODOLOGIA E ESTRATÉGIA DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM
Projeto de Extensão: ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO EM TEMPOS DE ENSINO A DISTÂNCIA
Produto Virtual: TRILHA PEDAGÓGICA
Tema: RECURSOS TECNÓLOGICOS COMO UM NOVO ESPAÇO DE LEITURA E ESCRITA
O Estágio constitui um momento de aquisição e aprimoramento de conhecimentos e habilidades essenciais ao exercício profissional, que tem como função integrar teoria e prática. Trata-se de uma experiência com dimensões: formadora e sócio-político que proporciona ao discente a participação com situações de vida e de trabalho que consolidam a sua profissionalização e explora as competências física e indispensável para uma formação profissional ética e corresponsável pelo desenvolvimento humano e pela melhoria da qualidade de vida.
Salienta-se que em um mundo tão complexo, precisamos recorrer a fontes de informações e conhecimentos sempre mais abundantes diversos e especializados. É uma necessidade contínua, nesse cenário em constante transformação que se torna notório o papel fundamental do processo pedagógico de aquisição e domínio da capacidade de ler, escrever e interpretar textos como fundamental desenvolvimento dos indivíduos da sociedade.
A observação deste estudo e trabalho aborda a alfabetização e letramento, com sua área de concentração na gestão escolar voltada para a relevância do ensino remoto (à distância), em tempo de pandemia, pois, a atuação de professor é uma das mais impactantes e importantes que existe, ele é o condutor ou o primeiro contato para o conhecimento e estrutura formal de um ser humano para a vida, sendo social ou familiar, e temos que estar sempre nos aprimorando (aprendendo) para compartilhar por tecnologia ou ambiente virtual, fazer com que as crianças tenham o ensino através de telas, computadores, celulares, etc.
.
Essa investigação será feita no Colégio Municipal João Leão de Almeida, pretende-se, portanto, com esta pesquisa, analisar e sugerir possibilidades de realização de uma nova prática pedagógica, envolvendo novos recursos tecnológicos a partir da internet que venha auxiliar na construção de novos conhecimentos.
Assim, o produto final dessa ação será a produção de uma Trilha Pedagógica informativo para orientar valorizar o uso das novas tecnologias na educação que devem servir como “ferramentas”, necessárias, para a melhoria nas condições de ensino, facilitar a mediação do conhecimento. Desta forma, a área de pesquisa e concentração destaca-se na “formação docente, no processo de alfabetização e letramento”, relatando o desenvolvimento das crianças no ensino remoto e à distância.
1.2 OBJETIVOS
- (Re) conhecer as ferramentas e os elementos da alfabetização e letramento como um tema positivo e de maneira virtual;
- Promoção de uma mostra das ferramentas de inovação e desafios continuo, para facilitar a educação a distância;
- Flexibilidade para executar as atividades descritas e novos moldes de avaliação.
- Elaborar uma trilha pedagógica como produto lúdico de aprendizagem para que a alfabetização e letramento sejam potencializados pelas redes e aulas remotas.
1.3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
A alfabetização pode ser compreendida como o processo de ensino e aprendizagem da tecnologia da escrita e das práticas sociais de leitura e escrita que denominamos de letramento. A tecnologia da escrita trabalha com a linguagem humana, envolvendo a escrita alfabético-ortográfica. O domínio dessa tecnologia envolve reconhecer símbolos do sistema de escrita. Porém, mesmo sendo percebidos como integrantes de um mesmo processo de aprendizagem, onde se desenvolvem as habilidades de ler e escrever, esses conceitos possuem características especificas. Soares destaca que “letrar é mais do que alfabetizar, é ensinar a ler e escrever dentro de um contexto onde a escrita e a leitura tenham sentido e façam parte da vida do aluno, nesse processo não basta apenas juntar letras para formar [...]”. (SOARES (2010, p.21)
Os estudos do letramento, por outro lado, partem de uma concepção de leitura e de escrita como práticas discursivas, com múltiplas funções e inseparáveis dos contextos em que se desenvolvem (KLEIMAM, 2007, p. 02). Assim, os níveis de letramento e de alfabetização ainda são muito negativos e baixos na população brasileira. De acordo com os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), o Brasil tem 11 milhões de analfabetos – um grupo do tamanho da população do Paraná. São pessoas de 15 anos ou mais que nem sequer são capazes de ler e escrever um bilhete simples.
...