TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto de Estágio

Por:   •  21/5/2024  •  Projeto de pesquisa  •  4.923 Palavras (20 Páginas)  •  40 Visualizações

Página 1 de 20

[pic 1]

                                                             SUMÁRIO

1 PARTE I: PESQUISA         3

1.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA: ÁREA DE CONCENTRAÇÃO E JUSTIFICATIVA        3

1.2 OBJETIVOS        3

1.3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA...........................................................................4

2 PARTE II: PROCEDIMENTOS DO ESTÁGIO         9

2.1 METODOLOGIA        9

2.2 CRONOGRAMA        9

REFERÊNCIAS        10

ANEXOS...........................................................................................................................12

  1. 1 PARTE I: PESQUISA
  1. 1.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA: ÁREA DE CONCENTRAÇÃO E JUSTIFICATIVA

Área de concentração escolhida para este estágio é a metodologia de ensino, e o tema escolhido foi a ludicidade nos anos iniciais. Foi escolhido esse tema, pois, o lúdico é a ferramenta necessária para o desenvolvimento das potencialidades das crianças: cognitiva, criativa e social, o elemento fundamental para o crescimento equilibrado do indivíduo.

  1. 1.2 OBJETIVOS
  1. 1.2.1 OBJETIVOS DE ENSINO (do acadêmico)

-Conhecer o cotidiano de um professor nos anos iniciais.

-Identificar a importância como o lúdico pode ser trabalhado nos anos iniciais.

-Reconhecer que a criança aprende melhor por meio de jogos e brincadeiras.

1.2.2 OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM (dos estudantes)

 (EF02LP02) – Segmentar palavras em sílabas e remover e substituir sílabas iniciais, mediais ou finais para criar palavras.

(EF02LP03) – Ler e escrever palavras com correspondências regulares diretas entre letras e fonemas (f, v, t, d, p, b) e correspondências regulares contextuais (c e q; e e o, em posição átona em final de palavra).

(EF02LP04) – Ler e escrever corretamente palavras com sílabas CV, V, CVC, CCV, identificando que existem vogais em todas as sílabas.

(EF02MA02) Fazer estimativas por meio de estratégias diversas a respeito da quantidade de objetos de coleções e registrar o resultado de contagem desses objetos (até 1000 unidades).

(EF02CI08) Comparar o efeito da radiação solar (aquecimento e reflexão) em diferentes tipos de superfície (água, areia, solo, superfícies escura, clara e metálica etc.).

(EF02HI01) Reconhecer espaços de sociabilidade e identificar os motivos que aproximam e separam as pessoas em diferentes grupos sociais ou de parentesco.

(EF02HI02) Identificar e descrever práticas e papéis sociais que as pessoas exercem em diferentes comunidades.

(EF02HI03) Selecionar situações cotidianas que remetam à percepção de mudança, pertencimento e memória.

(EF02GE04) Reconhecer semelhanças e diferenças nos hábitos, nas relações com a natureza e no modo de viver de pessoas em diferentes lugares.

(EF02GE01) Descrever a história das migrações no bairro ou comunidade em que vive.

(EF02GE02) Comparar costumes e tradições de diferentes populações inseridas no bairro ou comunidade em que vive, reconhecendo a importância do respeito às diferenças.

(EF02ER01) Reconhecer os diferentes espaços de convivência.

(EF02ER02) Identificar costumes, crenças e formas diversas de viver em variados ambientes de convivência.

1.3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

A ludicidade é um método educacional, o qual se ensina e se aprende brincando, auxiliando o educador no processo de ensino-aprendizagem e ao mesmo tempo atende as necessidades e interesses do educando, além de ser uma atividade divertida e prazerosa.

 Segundo Amaral (2018, p.05), “A concretização de atividades lúdicas nas aulas pode promover a descontração, bem como a atenção e a motivação dos alunos, contribuindo -se, deste modo, aprendizagens mais significativas”.

O professor é o responsável por proporcionar momentos lúdicos para as crianças em sala de aula, não é algo fácil, pois, o professor muitas vezes sai de uma área segura para explorar novos horizontes, indo além e buscando realmente criar laços com os alunos, os deixando os alunos com uma postura ativa. A formação da criança e influenciada pelo seu professor, sendo passada pelas práticas educacionais nas quais ela vai ser submetida. Segundo Malaquias e Ribeiro (2013), caso a relação entre a pessoa e o ambiente seja defasada, seu desenvolvimento também será. Nesse sentido os professores têm que assumir uma postura e utilizar o lúdico como um aliado para conduzir a aprendizagem.

Precisamos de profissionais que busquem inserir o lúdico em sala de aula, incentivando-as a serem curiosas e criativas profissionais que transformem o conhecimento em algo bom e prazeroso aliando o lúdico ao conteúdo, preocupando-se com a transformação do aluno e tornando as suas aulas mais dinâmicas, divertidas e criativas.

As aplicações das atividades lúdicas são muito importantes nos anos iniciais do Ensino Fundamental, porém, toda brincadeira precisa ser direcionada por um objetivo de aprendizagem, sendo necessário estar atento como as brincadeiras podem ser desenvolvidas. O objetivo deve ser sempre o de promover o desenvolvimento das habilidades propostas para chegar nas competências, então para que a atividade lúdica seja significativa para o aprendizado, ela precisa ser bem planejada, com toda uma estrutura, não servir apenas como brincadeira, sendo necessário ter intencionalidade. Segundo a BNCC:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.3 Kb)   pdf (275.6 Kb)   docx (490.1 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com