O Projeto de Estágio
Por: Bárbara Rodrigues • 24/1/2020 • Trabalho acadêmico • 2.856 Palavras (12 Páginas) • 132 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]
CAMPUS CATALÃO
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO
GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA
Eixo Temático: Ser Humano e Saúde
Desenvolvendo Consciência acerca da alimentação saudável com crianças de 9 e 10 anos
Professora: Camila Rocha
Alunas: Bárbara Santana Rodrigues
Carla Marielly Garcia
Letícia Teodoro dos Santos Monteiro
Luana Pires da Silva
Ludiany de Fátima Oliveira
Nayara Rodrigues Duarte
Catalão-GO
2017
SUMÁRIO: [pic 5]
- JUSTIFICATIVA_______________________________________________03
- PROBLEMA__________________________________________________ 03
- OBJETIVO____________________________________________________05
3.1. OBJETIVO GERAL ________________________________________ 05
3.2. OBJETIVO ESPECÍFICO ____________________________________05
- FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA _________________________________ 05
- PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS__________________________ 06
5.1. MOMENTOS_____________________________________________07
5.2. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO______________________________ 13
- RESULTADOS ESPERADOS____________________________________ 13
- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS_______________________________15
- JUSTIFICATIVA
O presente projeto surgiu da observação da alimentação das crianças na escola. Se por um lado é possível perceber alunos que exageram na alimentação, comendo porções maiores do que sua necessidade diária, por outro lado é notável que alguns alunos apresentam dificuldade em se alimentar e rejeitam uma variedade enorme de alimentos. Há ainda, crianças que trazem em suas mochilas, guloseimas, como balas e chocolates, para consumirem na hora do lanche, incentivando assim o consumo de alimentos industrializados em sala de aula tornando-se um comum hábito entre as crianças.
Sabemos que a escola é uma instituição de grande influência na vida das crianças, e que contribui significativamente para a construção dos seus valores, tornando-se o espaço social adequado para se desenvolver ações que favoreçam a promoção da saúde e o desenvolvimento de processos educativos voltados para a segurança alimentar e nutricional. É fundamental que a criança tenha conhecimento da importância de alimentar-se bem, assim como experimentar alimentos diversos.
Atualmente, a sociedade vive em uma constante corrida em função do relógio. As famílias estão cada vez mais mudando seus hábitos alimentares para se adaptar a sua rotina diária. Devido a essas mudanças tornou-se comum se alimentar com refeições prontas que facilitem a correria do dia-a-dia.
As crianças se acostumaram com alimentos industrializados cheios de conservantes proporcionando diversos problemas de saúde, principalmente na infância.
No Brasil, uma parcela significativa da população não se alimenta corretamente e isso é um dos grandes desafios que o sistema de saúde tem enfrentado. As crianças, neste sentido estão no foco das ações que combatem os hábitos alimentares inadequados e causadores destes males.
Estima-se que uma em cada três crianças no Brasil é obesa ou enfrenta os distúrbios alimentares como: anorexia, bulimia precoce, assim como a depressão associada.
Competir com essas “gostosuras” não é uma tarefa fácil, é necessário transformar essa mudança de hábitos em algo totalmente prazeroso.
É importante que as crianças notem que essas mudanças de hábitos são benéficas a saúde das pessoas. Na escola é onde a criança passa grande parte da sua vida, então tentar promover essa mudança pode também modificar outros ambientes em que a criança conviva.
Pretende-se levar ao conhecimento dos alunos que tanto a carência quanto o excesso de alimentos podem gerar doenças e prejudicar o crescimento. Ao compreender a importância da alimentação saudável, espera-se uma mudança de hábitos alimentares.
- PROBLEMA
Levando em consideração o aumento no consumo de produtos industrializados, frituras e doces pelas crianças, percebe-se a necessidade de instigar as mesmas a refletirem sobre a importância da conscientização a respeito do assunto, ensinando sobre as consequências que esses hábitos tem para o nosso corpo e propondo mudanças quanto a esses costumes para uma melhor qualidade de vida.
Atualmente, os pais em sua maioria tem estado cada vez mais cansados e estressados devido a extensa rotina de trabalho e muitas vezes tem se preocupado cada vez menos com a alimentação dos filhos, procurando sempre o mais rápido e acessível e não o mais saudável, contribuindo para um aumento considerável nas taxas de obesidade infantil do país. Percebe-se isso também no momento da montagem da lancheira, onde as frutas e os sucos naturais foram substituídos pelas bolachas, salgadinhos, sanduíches, frituras e industrializados em geral.
Assim, pensando na escola como uma instituição de grande influência na vida das crianças e também como parte da rotina da mesma, onde já se aprende sobre culturas, línguas e higiene percebemos a mesma como o lugar ideal para se desenvolver ações de promoção à saúde, e o desenvolvimento de uma alimentação saudável.
Pensando nisso, a sala de aula pode se tornar um local de debates e conscientização que procure estimular as crianças a pensar e adotar práticas alimentares e estilos de vida saudáveis, através de ações educativas sobre alimentação, em que os professores serão os mediadores.
Dessa forma, o presente projeto tem por objetivo mostrar às crianças todas as consequências de uma má alimentação e ainda, propor novos hábitos alimentares para as mesmas, procurando conscientizá-las também a respeito do desperdício e da importância da higiene alimentar.
- OBJETIVOS
3.1- OBJETIVO GERAL
Desenvolver de forma lúdica hábitos alimentares sadios nos alunos e consequentemente em seus familiares, conscientiza - lós da importância de uma boa alimentação, regrada e nutritiva para que tenham uma boa saúde.
...