O Projeto e Pratica da Ação Pedagógica
Por: Adrianaliz • 18/4/2023 • Projeto de pesquisa • 3.337 Palavras (14 Páginas) • 290 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
CURSO SUPERIOR LICENCIATURA EM PEDAGOGIA PROJETOS E PRÁTICAS DE AÇÃO PEDAGÓGICA – PPAP SUPERVISÃO ESCOLAR E ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL
I ADRIANA DO NASCIMENTO PRIMO - UP 20127794 II ALEXSANDRA COSTA DE SOUSA - UP 20115746 III ANTONIEL BALTAZAR FERREIRA - UP 20127805 IV JESSICA NAYARA ROQUE LEITE - UP 20123660
V JULIANE BARBOSA DA SILVA SANTOS - UP 20134580
PLANEJAMENTO ESCOLAR: a importância do apoio e da coordenação no processo de ensino e aprendizagem
IMPERATRIZ-MA 2022
UNIVERSIDADE PAULISTA- UNIP
I ADRIANA DO NASCIMENTO PRIMO - UP 20127794 II ALEXSANDRA COSTA DE SOUSA - UP 20115746 III ANTONIEL BALTAZAR FERREIRA - UP 20127805 IV JESSICA NAYARA ROQUE LEITE - UP 20123660
V JULIANE BARBOSA DA SILVA SANTOS - UP 20134580
PLANEJAMENTO ESCOLAR: a importância do apoio e da coordenação no processo de ensino e aprendizagem
Projeto e Prática de Ação Pedagógica- PPAP apresentado à Universidade Paulista-UNIP, no requisito parcial para obtenção de nota no Grau da Licenciatura em Pedagogia.
Orientadora: Sonia Monteiro
IMPERATRIZ-MA 2022
SUMÁRIO
- IDENTIFICAÇÃO 3
- Tema 3
- Titulo 3
- Público-Alvo 3
- SITUAÇÃO PROBLEMA 4
- JUSTIFICATIVA 5
- EMBASAMENTO TEÓRICO 6
- OBJETIVOS 12
- Geral 12
- Específicos 12
- PERCURSO METODOLÓGICO 13
- RECURSOS 14
- CRONOGRAMA 15
- AVALIAÇÃO E PRODUTO FINAL 16
REFERÊNCIAS 17
IDENTIFICAÇÃO
Tema
Planejamento Escolar
Titulo
A importância do apoio da coordenação no processo de ensino e aprendizagem.
Público-Alvo
Coordenação Escolar e Professores.
SITUAÇÃO PROBLEMA
O planejar de uma aula é fundamental para que atinja objetivos no processo de ensino-aprendizagem. A ausência de um planejamento pode ter muitas consequências tais como: aulas monótonas e desorganizadas, desencadeando o desinteresse dos alunos pelo conteúdo e tornando as aulas desestimulantes. Como a coordenação escolar pode ajudar os professores no dia a dia da sala de aula e na elaboração de projetos?
JUSTIFICATIVA
O planejamento escolar é indicado como alternativa de organização coletiva, que envolve várias partes (professores de distritos, estudantes, administradores e comunidade) discussões e decisões metas coletivas e públicas, objetivos, propósitos, valores, atitudes e resolver os problemas comuns da escola, de modo a alcançar uma escola verdadeiramente democrática e objetiva.
O planejamento escolar inclui a previsão de atividades de ensino tendo em conta os objetivos propostos, as suas disposições de organização e coordenação, como a sua revisão e adequação no processo de ensino. Planejamento é um meio de ensinar atividades de programação, mas também é uma pesquisa/reflexão andam de mãos dadas com a avaliação. Existem vários níveis de planejamento que se complementam e se penetram e desenvolver planos de currículo escolar: planejando um sistema, educação, planejamento curricular, planejamento pedagógico e instrucional.
O planejamento do sistema educacional inclui a tomada de decisões sobre educação está integrada na situação geral do desenvolvimento nacional. Para desenvolver tal plano requer um objetivo de longo prazo, um termo que define a política educacional. É administrado pelo governo federal, adoção de planos nacionais de educação e legislação vigente. Por lá somos capazes de estabelecer o curso de ação e calcular os custos necessários, alcançar metas para melhorar o sistema educacional.
EMBASAMENTO TEÓRICO
Apesar da grande importância do planejamento, muitos profissionais da educação optam por aulas improvisadas, o que é extremamente prejudicial no ambiente de sala de aula, pois muitas vezes as atividades são desenvolvidas de forma desorganizada e aleatória, não tendo um real objetivo a ser alcançado. Para que o professor e a escola atinjam seus objetivos, é necessário que eles trabalhem juntos para que tenham um bom planejamento pedagógico.
Portanto, um bom planejamento das aulas utilizando novas metodologias, onde o professor ira utilizar um método para buscar da melhor forma motivar as crianças e jovens, direcionando-os ao aprendizado com (filmes, computador, jogos, poesias, músicas, aulas práticas, atividades dinâmicas, etc.) e contribuir para a realização de aulas satisfatórias em que os estudantes e professores se sintam estimulados a buscar mais conhecimento do assunto abordado, tornando o conteúdo mais agradável facilitando a compreensão de todos.
O dia a dia na escola não é fácil para os professores. Eles precisam preparar aulas, avaliações, corrigir provas e trabalhos, auxiliar os alunos e ainda assim, promover formas inovadoras de ensinar para cativar a atenção em sala de aula. O papel do professor é mediar a transformação da informação em conhecimento para o aluno e para que isso ocorra de forma gradual e objetiva o professor precisa do apoio e ajuda da coordenação pedagógica.
Portanto, é importante que o coordenador pedagógico entre em ação e coloque em prática seu papel estratégico na escola, é fundamental que o coordenador se conscientize sobre o cenário atual para promover mudanças efetivas aos professores. Mantendo-se sempre atualizado, buscando inovação para a escola e auxiliando os professores na prática pedagógica.
...