O QUE É DIDATICA EAPRENDIZAGEM?
Por: Gabriele de Aguiar da Silva • 21/8/2020 • Projeto de pesquisa • 826 Palavras (4 Páginas) • 126 Visualizações
Didática e Aprendizagem
[pic 1]
-Introdução:
Todos já ouvimos alguém falar “aquela professora é muito querida, inteligente, mas ela NÃO SABE ENSINAR” ou “eu adoro tal professora, ela é muito competente, mas NÃO TEM DIDÁTICA”, isso é muito comum, mas... o que é didática? Neste trabalho vamos entender o conceito de Didática e Aprendizagem e onde eles se unem.
-Didática:
A didática é uma disciplina prática da pedagogia (ciência que estuda a Educação), que consiste nos métodos e técnicas que o professor usa para ensinar o método da disciplina, a aprendizagem; Ela apoia a estruturação de uma aula – ajuda a construir uma sequência lógica.
OBJETO DE ESTUDO: processo de ensino e aprendizagem.
- Quem ensina? O professor
- A quem ensina? Ao aluno (lembrando que no relacionamento aluno-professor ambas partes aprendem)
- Por que se ensina?
- Quais os objetivos que devemos atingir?
- Quais conteúdos devem ser trabalhados para se atingir este objetivo?
- De que forma vamos trabalhar e estruturar este conteúdo para que seja entendido?
- Em que sociedade/ambiente/cultura ele se dará?
A didática destaca-se com estudo fundamental não formação do professor. Caracterizam-se como objeto de estudo da didática os conteúdos escolares, o ensino e a aprendizagem.
- Na Pedagogia tradicional a Didática é um conjunto de regras assegurando ao professor orientação ao trabalho docente – o professor tem autoridade.
- Na Pedagogia Renovada a Didática é um conjunto de ideias e métodos fundamentado nos pressupostos psicológicos – em que o principal é o aluno e o professor só auxilia no psicológico do aluno.
- Na Pedagogia Tecnísta a Didática é uma estratégia para o alcance dos produtos previstos para o processo ensino-aprendizagem – o principal é o método e o professor trabalha como administrador.
- Já na Pedagogia Crítica, a Didática é um conjunto de ações para associar escola-sociedade, teoria-prática, professor-aluno – seu principal objetivo é conteúdo X realidade e o professor é um mediador para o aluno compreender tudo.
-Aprendizagem:
Aprendizagem é o processo da mudança de comportamento obtido através da experiência construída por fatores emocionais, neurológicas, relacionais e ambientais. Aprender é o resultado da interação entre estruturas mentais e o meio ambiente. De acordo com a nova ênfase educacional, concentrada na aprendizagem, o professor é coautor no processo de aprendizagem dos alunos. Neste enfoque centrado na aprendizagem, o conhecimento é construído e reconstruído continuamente.
Eu até poderia pesquisar mais a fundo, mas o conteúdo é complexo demais e como se pede para dar exemplos de como estudar, como ensinar, vou falar o que entendo.
Conheço 4 formas de aprendizagem, via audiovisual, por escrita, leitura e com perguntas:
- Via audiovisual consiste no relacionamento aluno-professor (por meio de videoaulas ou presencial) em que o professor explica mais de uma vez o conteúdo e faz mapas mentais para o aluno conseguir visualizar e lembrar do assunto abordado.
- Por escrita é simples, o aluno escreve (do quadro ou do livro) os conteúdos em sem caderno para gravar na sua mente.
- Por leitura é o aluno ler livros, documentos, textos, etc para entender o conteúdo.
- As perguntas são usadas pelo professor depois de o aluno ter praticado um dos métodos de aprendizagem acima, o professor faz perguntas para os alunos (seja oral, escrita/trabalho, prova) para fixar o conteúdo e esclarecer as dúvidas dos alunos.
Nos métodos de aprendizagem vistos, também podemos reconhecer os métodos de ensino, poi cabe a cada professor escolher como quer ensinar. Teve uma forma de ensino (que eu particularmente gosto muito) mas não foi falada acima por não poder ser usada em todas as matérias): a Maiêutica (?) consiste em o professor fazer uma pergunta a turma e, fazendo outras perguntas e dando pequenas informações leva os alunos a acharem por conta própria a resposta. Mas como disse, nem todas as matérias podem aplicar pela falta de tempo e porque na maioria das vezes o aluno nunca nem ouviu falar no conteúdo e não tem uma base p criar opinião.
...