O QUE É EXAME/EXAMINARÃO ESCOLAR
Por: Aline2502 • 25/8/2020 • Trabalho acadêmico • 463 Palavras (2 Páginas) • 163 Visualizações
A examinação ou exame escolar opera-se com desempenho final. Ou seja, não importa como o aluno chegou a resposta, o que realmente importa é a resposta em si. Outra característica do exame é que eles são pontuais, sendo assim, o que importa é o momento em que o aluno o realiza e não o que o aluno fez antes de iniciar o exame ou após termina-lo. Podemos dar como exemplo um fato que é comum acontecer, o aluno assinala a alternativa errada da questão e após entregar o exame se da conta do erro cometido. Ao voltar e pedir ao professor para que possa alterar a alternativa receberá um não, pois o aluno já encerrou o exame, já entregou. Então não é mais o momento. O aqui e agora já passou, esse momento que o alunou parou e se deu conta do erro já é o depois.
Ainda sobre os exames, eles são classificatórios, ou seja, o exame aprova ou reprova, estabelecendo uma nota de 0 a 10, e a nota obtida pelo aluno é registrado para sempre. E em consequência disso, temos a quarta característica que faz com que os exames sejam seletivos/excludentes, ou seja, ele deixa de fora alguns alunos que não tem um bom desempenho, que vão mal no processo, tendo assim, um mal rendimento, dessa forma, ele classifica quais são os “bons” alunos para seguirem para a próxima etapa, e também aqueles que não foram tão bem para repetirem aquele ano.
Já a avaliação é totalmente o oposto do exame. Ela trabalha com desempenho provisório, sempre almejando melhorar os resultados o máximo possível para que haja um processo avaliativo-construtivo, os desempenhos são sempre provisórios ou processuais. A avaliação é dinâmica, ela não é pontual, diagnóstica, ou seja, para a avaliação é importante o que ocorreu anteriormente, no momento e o que ocorrerá posteriormente com o aluno. Sempre almejando um projeto pedagógico construtivo, vendo o aluno como um ser em desenvolvimento e em construção permanente. Para a avaliação não importa a aprovação ou reprovação e sim sua aprendizagem e seu crescimento, a partir daí da se um diagnóstico, permitindo a tomada de decisão para a melhoria, e assim, ser inclusiva não excluindo e sim ajudando a melhorar.
Ao olhar das relações pedagógicas, a avaliação requer que o professor avalie o desempenho do aluno assim como toda a atuação do sistema, pois a aprendizagem só irá melhorar se o sistema melhorar.
Conclui-se que, nossas escolas não avaliam a aprendizagem do auno e sem examina. Os professores, de um modo geral, chamam de avaliação tal prática, porém, o que realmente ocorre é o exame. Vemos que, com o passar do tempo o nome foi alterado, porém, a prática em si permanece a mesma. Percebemos que “leva o nome, as não realiza a prática”.
...