O QUE É PEDAGOGIA E QUEM É UM PROFESSOR?
Projeto de pesquisa: O QUE É PEDAGOGIA E QUEM É UM PROFESSOR?. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: verocafgps • 3/5/2014 • Projeto de pesquisa • 2.071 Palavras (9 Páginas) • 614 Visualizações
INTRODUÇÃO
Tendo em vista que a Pedagogia é a ciência da educação e ocorre em todos os espaços, pois é fruto da socialização, a cada dia mais a educação tem se tornado pauta em diversas discussões. Pensa-se educação como um processo de construção que integra, simultaneamente, diversos conhecimentos e promove o desenvolvimento intelectual e moral do indivíduo, sendo construído, culturalmente, a partir do contexto familiar e social.
O pedagogo, diante desse novo paradigma, numa sociedade em constante processo de transformação, é o profissional que, a cada dia mais, se enquadra para exercer essa função de transmissão do conhecimento, ocorrendo em muitos lugares, institucionalizados ou não, sob várias modalidades. Portanto, ele precisa estar preparado para os desafios do mundo contemporâneo, sobretudo com as mudanças bruscas do sujeito social motivadas pelo surgimento das novas tecnologias e pelos efeitos da economia.
Hoje, é preciso pensar, a todo o momento, que o profissional que se forma e que irá trabalhar em uma sociedade de mudanças rápidas esteja preparado para entender a educação como um fenômeno plurifacetado, portanto, é preciso abordar as questões referentes ao campo de estudo da Pedagogia, à identidade profissional e ao sistema de formação de pedagogos ainda no curso. As discussões acerca de tantas questões que envolvem hoje o campo pedagógico e os profissionais da Pedagogia estão diretamente ligadas aos fatos sociais. Ao pensar na identidade desse profissional, é preciso entendê-lo como um sujeito que está dentro da sociedade e que é responsável pela formação de outro sujeito dentro dessa mesma sociedade - e isso se dá pela educação.
Nesta presente produção textual veremos que pedagogia é a ciência da educação, é método para ensinar. E pedagogo? Pedagogo é o mestre de meninos; Ser pedagogo não é apenas ser professor; ser pedagogo é ser responsável pelo processo educativo, é saber lidar com o diferente, sem preconceitos. Nas mãos de um pedagogo está o futuro de muitas pessoas. Ser pedagogo não é fácil, requer dedicação, confiança e perseverança.
O QUE É PEDAGOGIA E QUEM É O PEDAGOGO?
O campo de atuação do Pedagogo é muito vasto, sendo que o mesmo é de fundamental importância em todas as instituições de cunho educativo, entretanto “há que se fazer a diferença para conseguir um lugar ao sol”, pois muitas vezes teremos que mostrar a necessidade desse profissional dentro das instituições.
Segundo Libâneo, há uma diversidade de práticas educativas intencionais na sociedade a qual se configura como uma ação pedagógica escolar e extra-escolar, assim, ele considera que o pedagogo é o profissional que atua em várias instâncias da prática educativa, direta ou indiretamente ligadas à organização e aos processos de transmissão e assimilação ativa de saberes e modos de ação, tendo em vista objetivos de formação humana definidos em sua contextualização histórica. (1996, p. 127)
Assim, percebe-se que as práticas educativas, não estão restritas à escola, sendo evidente a tendência de pedagogização da sociedade, pois, segundo Libâneo (1996), não é casual a menção cada vez mais frequente à sociedade do conhecimento. E a ausência do pedagogo junto às instituições educativas deixa uma lacuna, pois, somente o pedagogo poderá coordenar os trabalhos pedagógicos de tais instituições.
No Brasil vislumbra-se uma ampliação do conceito de educação, haja vista que a mesma não se restringe à ação de ensinar e ao processo de aprendizagem no interior de instituições escolares formais, já que extrapola os muros da escola para os diversos espaços sociais.
Sendo assim, conclui-se que o campo de atuação do pedagogo é muito fértil, haja vista sua fundamental relevância nos ambientes escolares e não escolares, como instrumento mobilizador de competências e habilidades na análise crítica das situações, aliando os princípios éticos, estéticos, políticos e de construção da identidade individual e coletiva, bem como “articulador-mor” do processo educativo.
A pedagogia se ocupa, de fato, com a formação escolar de crianças, com processos educativos, métodos, maneiras de ensinar, mas, antes disso, ela tem um significado bem mais amplo, bem mais globalizante. Ela é um campo de conhecimentos sobre a problemática educativa na sua totalidade e historicidade e, ao mesmo tempo, uma diretriz orientadora da ação educativa. Pedagogia diz respeito a uma reflexão sistemática sobre o fenômeno educativo, sobre as práticas educativas, para poder ser uma instância orientadora do trabalho educativo.
Considerando que a construção da identidade é tanto social quanto simbólica, uma das formas de estabelecer suas reivindicações é por meio do apelo a antecedentes históricos. Ghiraldelli, (2006) em seu livro “O que é Pedagogia”, cita que Paidagogia designava, na Grécia antiga, o acompanhamento e a vigilância do jovem e que o paidagogo (o condutor da criança) era o escravo cuja atividade específica consistia em guiar as crianças à escola. No entanto, nos nossos tempos, o termo pedagogia ganha outras conotações. Responsabilizam-se pela configuração atual da Pedagogia como utopia educacional, como ciência da educação e como filosofia da educação, respectivamente. Schmied-Kowarzik, (apud PIMENTA, p.47), define “pedagogia como uma ciência da e para a práxis educativa”, com instância mediadora na ação do educador.
Há várias pedagogias: a pedagogia familiar, a pedagogia sindical, a pedagogia dos meios de comunicação etc., além, é claro, da pedagogia escolar. Podemos dizer, então, que a toda educação corresponde uma pedagogia. Educação compreende o conjunto dos processos, influências, estruturas e ações que intervêm no desenvolvimento humano de indivíduos e grupos na sua relação ativa com o meio natural e social, num determinado contexto de relações entre grupos e classes sociais, visando à formação do ser humano. A educação é, assim, uma prática humana, uma prática social, que modifica os seres humanos nos seus estados físicos, mentais, espirituais, culturais, que dá uma configuração à nossa existência humana individual e grupal.
Na tentativa de compreender a atuação do Professor
Pedagogo faz-se
...