O Que é Senso Comum?
Por: Mariapimenta • 13/8/2015 • Trabalho acadêmico • 346 Palavras (2 Páginas) • 352 Visualizações
O que é senso comum?
O senso comum, isto é, todo o conhecimento acumulado pela cultura, baseia-se, muitas vezes, na tentativa e no erro, sendo espontâneo e adquirido quase sem se dar conta. No entanto, é um saber fundamental, uma vez que sem o senso comum não conse¬guiríamos nos orientar em nossa vida cotidiana. As principais características são:
1) Cunho empírico: origina-se da experiência humana di¬retamente.
2) Cunho acrítico: é um conhecimento passivo, no qual o indivíduo não se questiona sobre os dados obtidos na experiência, não se preocupando com possíveis erros.
3) Cunho assistemático: o conhecimento adquirido na ex¬periência não segue uma sistematização, um rigor como no conhecimento científico.
4) Cunho imetódico: não tem método, não tem regras for¬mais, não tem técnicas.
5) Cunho ilusório: conhecimento que aceita, passivamen¬te, apenas as aparências, sem questioná-las.
6) Cunho coletivo: é um saber partilhado pelos membros de uma comunidade, de acordo com seus valores e cren¬ças (saber do senso comum).
7) Cunho subjetivo: o senso comum é subjetivo, de forma que cada indivíduo vê o mundo pelo seu viés, à sua ma¬neira.
8) Cunho superficial: não aprofunda esse conhecimento da realidade; aceita-o apenas.
9) Cunho particular: o senso comum não é um saber uni¬versal, que pode ser aplicado em outras partes do mun¬do ou que pode ser replicado, pois cada cultura tem suas próprias crenças, seus mitos e suas regras.
O que é conhecimento científico?
O conhecimento científico surgiu da necessidade de o ser humano querer saber como as coisas funcionam, em vez de ape¬nas aceitá-las passivamente. Por meio desse tipo de conhecimen¬to, o homem, ao seguir suas observações, passou a compreender a natureza e poder intervir cada vez mais nos acontecimentos ao seu redor.
Por que é importante o educador se pautar no conhecimento científico na sua prática profissional?
Porque o educador se pautando no conhecimento científico, ele transfere seu conhecimento de como as coisas realmente funcionam, se baseado na ciência. A Ciência não aceita pensamento mágico. A Ciência avança por meio de negações, reafirmações e des-cobertas de novos aspectos, caracterizando-se como um processo inacabado, uma vez que está em constante construção.
...