O RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM FORMAÇÃO PEDAGÓGICA
Por: kellycristinabg • 4/11/2022 • Relatório de pesquisa • 3.768 Palavras (16 Páginas) • 121 Visualizações
[pic 1]
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
CURSO DE PEDAGOGIA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
KELLY CRISTINA ALVES RODRIGUES
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM FORMAÇÃO PEDAGÓGICA
Aragarças, 2022[pic 2]
KELLY CRISTINA ALVES RODRIGUES
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM FORMAÇÃO PEDAGÓGICA
Relatório final do estágio supervisionado apresentado para a conclusão do Estágio Supervisionado em Formação Pedagógica
Orientador: Profa. Dra. Mariana C. M. Gonçalves
Coorientador: Profa. Dra. Cristiane Maria Ribeiro, Fares Frades Coelho.
Aragarças-GO, 2022[pic 3]
SUMÁRIO
1. RESUMO 4
2. INTRODUÇÃO 5
3. ANÁLISE TEÓRICA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM FORMAÇÃO PEDAGÓGICA 7
4. CONTEXTUALIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO. 9
5. AS OBSERVAÇÕES, ESTUDO DE CASO 12
6. CONSIDERAÇÕES FINAIS 14
REFERÊNCIAS 15
.
RESUMO
O Estágio Supervisionado em Formação Pedagógica é realizado no 8º semestre do curso de Licenciatura em Pedagogia, com carga horaria de 60 horas. O estágio foi realizado no Centro Municipal de Educação Sebastião Granja, situada na cidade de Aragarças- GO têm por objetivo, identifica as principais contribuições do estagio para o estudante do curso de pedagogia. A metodologia utilizada nesse relatório foi de pesquisa bibliográfica e uma revisão do PPP (Projeto Politico Pedagógico) da escola. Justifica-se por proporciona ao aluno a oportunidade de complementar o processo de ensino aprendizagem de forma prática.
Palavras-Chave: Estágio Supervisionado; Formação Pedagógica; Docência.
INTRODUÇÃO
Este relatório tem por objetivo realizar uma análise prática e bibliográfica expondo as experiências vivenciadas no estágio supervisionado em Formação Pedagógica no 8º semestre do curso de Licenciatura de Pedagogia realizado no Centro Municipal de Ensino “Sebastião Granja”. Importante destacar que o estágio é uma forma de contato direto com á pratica de ensino aprendizagem garantindo ao estudante a oportunidade de atuar no ambiente educacional e aplicar as teorias que aprenderam durante sua formação. Segundo LDB – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394/96 é uma lei que exige que o aluno em formação participe de estágios supervisionados.
Em consonância com o exigido pela Lei esse estágio ocorre no oitavo semestre do Curso de Licenciatura de Pedagogia identificando as principais contribuições do estagio para o estudante do curso de pedagogia. A metodologia utilizada nesse relatório foi de pesquisa bibliográfica e visitas de campo e documentos sendo necessário à busca em documentos na internet, ressaltando o cunho qualitativo e bibliografias de documentos como artigos, sites, revistas, realizados em pesquisas, e o PPP da escola Sebastião Granja, dos quais serviram como embasamento teórico para a realização deste, bem como entrevistas com gestores, professores.
Paralelamente, Fonseca (2002, p.32) nos diz que:
A pesquisa bibliográfica é feita a partir do levantamento de referências teóricas já analisadas, e publicadas por meios escritos e eletrônicos, como livros, artigos científicos, páginas de web sites. Qualquer trabalho científico inicia-se com uma pesquisa bibliográfica, que permite ao pesquisador conhecer o que já se estudou sobre o assunto. Existem, porém, pesquisas científicas que se baseiam unicamente na pesquisa bibliográfica, procurando referências teóricas publicadas com o objetivo de recolher informações ou conhecimentos prévios sobre o problema a respeito do qual se procura a resposta. (FONSECA, 2002).
É importante compreender que o estágio supervisionado proporciona experiências para o futuro docente dando a possibilidade de construção de identidade e do saber e as mudanças ocorrem no ambiente escolar. Os desafios da educação atual são muitos em consequência da pandemia, por isso é importante pensar em possibilidades de formação que venha transforma as formas de ensinar.
De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) 1996, no art.61, inciso II relata que “a associação entre teorias e práticas, mediante estágios supervisionados”, quando estudamos se faz necessário praticarmos o estágio nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental buscará entender a importância da prática docente em sala de aula, discutindo os processos e desenvolvendo experiências socio-educativa na unidade escolar, analisando profundamente o trabalho docente.
No primeiro tópico será realizada uma análise teórica referente ao estágio supervisionado em Formação Pedagógica e sua importância para a formação do docente. Ao tentarmos compreender a importância do estágio Freire (1987) afirma que ao unirmos a teoria e a prática “Os homens são seres do que fazer exatamente porque seu fazer é ação e reflexão. É práxis. É transformação do mundo” (Freire, 1987, p. 121). Os desafios da educação atual são muitos em consequência da pandemia, por isso é importante pensar em possibilidades de formação que venha transforma as formas de ensinar.
...