O RELATÓRIO DO ESTÁGIO EDUCAÇÃO INFANTIL
Por: CAROLINEKOUZMIN • 19/11/2022 • Relatório de pesquisa • 3.916 Palavras (16 Páginas) • 135 Visualizações
RELATÓRIO DO ESTÁGIO EDUCAÇÃO INFANTIL
2022
SUMÁRIO
1 LEITURAS OBRIGATÓRIAS 4
2 PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP) 6
3 ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS CONTEMPORÂNEOS DA BNCC 8
4 ATUAÇÃO DO PROFESSOR E SUA INTER-RELAÇÃO COM A EQUIPE ADMINISTRATIVA E PEDAGÓGICA 10
5 CONHECER METODOLOGIAS ATIVAS COM USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS 12
6 PLANOS DE AULA 13
CONSIDERAÇÕES FINAIS 16
REFERÊNCIAS 17
INTRODUÇÃO
O papel do professor em formação nessa fase é de promover a inclusão e o cuidado, para que o desenvolvimento didático da criança seja eficaz.
Para ser mais exato, todas as experiências que esse educador passar ao longo de sua formação, como no relatório de estagio, pedagogia educação infantil, irão contribuir para a forma como ela se encaixa no mercado, sendo esse período muito importante, não devendo se restringir apenas a ação escolar, inovando questões, e, principalmente contribuindo para o sistema educacional como um todo.
Assim, em determinados momentos a produção do saber precisa de um programa adequado para o projeto curricular que deve incluir desde a educação infantil melhores condições para a formação básica do aluno, além de auxilia-lo na socialização ao longo de sua formação o auxiliará na vida fora da escola.
Nesse trabalho iremos acompanhar como funciona a estrutura do projeto político pedagógico e como ele é aplicado nas escolas, acompanharemos a abordagem dos temas transversais da bncc, atuação do professor com alunos e a equipe pedagógica, conheceremos metodologias ativas com o uso das tecnologias digitais.
Também serão apresentados dois planos de aula direcionados a educação infantil.
- LEITURAS OBRIGATÓRIAS
O trabalho do professor não tem mais somente como objetivo transmitir conhecimento, ele transcende muitas barreiras, fazendo com que o préprio professor aprenda com seus alunos também. O professor deve estar sempre disposto a melhorar e buscar entender seus alunos e compreender onde está a dificuldade de cada um. Ele deve tem empatia por cada um dos seus alunos e estar sempre pronto para mudanças, o ensino está sempre em movimento e é importante que o professor esteja constantemente buscando aprendizado, mesmo que por conta própria. Hoje os professores devem acompanhar as tecnologias digitais e adaptar seu método de ensino à essa nova realidade.
Mas o trabalho do professor não para somente pelos alunos, ele deve se enturmar com a equipe administrativa e pedagógica de seu local de trabalho, acompanhar a estrutura do projeto político pedagógico que há em todas as escolas e deve ser seguido, assim aplicando com muita postura e alegria seus métodos de ensino.
Dentre as leituras realizadas alguns autores defendem a ideia de que nessa parte da infância as crianças devem ser educadas e não ensinadas, assim para posteriormente atingirem mais fácil as metas que lhe são exigidas. Conforme Arce (2004) o ensino nesse período de amadurecimento das crianças seria prejudicial, pois, está voltado, em grande parte, para o lado cognitivo, desviando do objetivo que é educa-las para que compreendam o ensino.
Já para vygotsky, a criança é moldada de acordo com o ensino que lhe é proposto, seu ensino está relacionado a cultura, originando formas de condutas, modificando as atividades das funções psíquicas dos alunos.
- PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)
- O que é o PPP e qual a importância desse documento para o ambiente escolar?
Projeto Político Pedagógico (PPP) é um documento que deve ser elaborado por todas as escolas, segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Por isso, é um documento muito conhecido e discutido na área da educação, mas muitos diretores e gestores educacionais têm dúvidas sobre a forma que deve ser elaborado. O PPP é um documento no qual estão registradas as ações e projetos que uma determinada comunidade escolar busca para seu ano letivo, sendo auxiliados de forma política e pedagógica por professores, coordenação escolar, alunos e familiares, ou seja, é um documento que reflete a proposta educacional de uma instituição e toda escola deve ter. Sendo o PPP fruto da interação entre os objetivos e as prioridades fixadas peça comunidade escolar, a qual estabelece, através da reflexão, as ações necessárias à construção de uma nova realidade, o projeto precisa se conhecido, discutido e reformulado em concordância com as políticas públicas educacionais em vigência, sem perder a análise crítica da realidade que se manifesta a nível micro, que é reflexo da realidade globalizada
- A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento normativo que define as aprendizagens essenciais que todos os alunos devem se apropriar na educação básica. Sendo assim, todas as escolas devem organizar seu currículo a partir desse documento. Com base na leitura que você realizou, como as competências gerais da Educação Básica se inter-relacionam com o PPP?
A Base Nacional Comum Curricular é um ponto de partida para que as unidades da Federação definam suas propostas curriculares e as escolas, seus Projetos Político Pedagógicos (PPPs). De acordo com o material disponibilizado, as Aprendizagens Essenciais da Base Nacional Comum Curricular- BNCC estão expressas em dez competências gerais. Elas definem a base educacional, norteando os caminhos pedagógicos. As dez competências gerais da BNCC são um conjunto de conhecimentos, habilidades, valores e atitudes que buscam promover o desenvolvimento dos estudantes em todas as suas dimensões: intelectual, física, social, emocional e cultural. Como explicita o próprio documento, os currículos deverão ser compostos por uma base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e em cada estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e perfil dos próprios educandos. O objetivo é perpetuar no ensino uma comunicação integral, a mobilização de conhecimentos, atitudes, valores e habilidades para suprir as demandas do cotidiano, a fim de garantir o crescimento do aluno como cidadão e qualificá-lo para mercado de trabalho.
...