O RESUMO FROEBEL
Por: Charlene Teixeira • 14/4/2021 • Artigo • 749 Palavras (3 Páginas) • 189 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
INSTITUTO DE EDUCAÇÃO
CURSO DE PEDAGOGIA
CONTRIBUIÇÕES DE FRIEDRICH FROEBEL PARA EDUCAÇÃO INFANTIL
- Primeiro educador a pensar uma escola para infância com caráter educativo, criação do jardim da infância.Considera o Jardim da infância como lugar de cultivo da infância (por isso o nome jardim). A criança era como uma planta em sua fase de formação, exigindo cuidados periódicos para que cresça de maneira saudável.
- Propôs uma educação que integra o cuidado e a educação da criança, tanto pelos membros da família como os membros da escola.
- Considera o brincar essencial para o desenvolvimento infantil, teve grande contribuição para a compreensão do papel das brincadeiras no processo de desenvolvimento da criança e sua inserção na prática educativa. Ao defender que a criança aprende brincando sobre o mundo a sua volta, sugere que os espaços destinados a sua educação estivessem capacitados para incentivar suas curiosidades.
- Se preocupa com a formação de educadores da criança pequena.Froebel inicia vários cursos para a formação das jardineiras, mulheres dotadas de todos os requisitos para a educação.
- “A escola para Froebel, é o lugar onde a criança deve aprender as coisas importantes da vida, os elementos essenciais da verdade, da justiça, da personalidade livre, da responsabilidade, da iniciativa, das relações causais e outras semelhantes, não as estudando, mas vivendo-as” (MONROE apud SILVA, 2015, p. 306).
- Jogos são vistos como recurso pedagógico e elemento indispensável para o desenvolvimento e autoconhecimento da criança. Criou brinquedos educativos chamados “dons” como uma forma de desenvolver a inteligência e essência da criança brincando, para assim mostrar seu talento.
- Acreditava que as crianças trazem consigo uma metodologia natural que as leva a aprender de acordo com seus interesses e por meio de atividade prática. A criança já traz consigo coisas próprias dela e precisa exteriorizar.Froebel previu uma educação que ao mesmo tempo permite o treino de habilidades que elas já possuem e o surgimento de novas. Dessa forma seria possível aos alunos exteriorizar seu mundo interno e interiorizar as novidades vindas de fora.
- Na escola froebeliana o professor é responsável por potencializar o que a criança traz de melhor, ele apenas acompanha o desenvolvimento. Defendia uma educação sem imposição as crianças.
- Na educação infantil a criança deve estar sempre em movimento, Froebel parte do princípio de que o pensamento é movido pela ação. Criança só consegue pensar e desenvolver seu pensamento quando ela está agindo sob o mundo que se encontra.
- Enfatiza a necessidade de educar em conjunto com a família, além de insistir na figura da mãe como educadora nata da primeira infância.
DOCUMENTOS OFICIAIS QUE REGULAMENTAM A EDUCAÇÃO INFANTIL
A Constituição Federal de 1988, inseriu a creche e a pré-escola ao sistema educacional ao determinar, no artigo 208, o inciso IV: ”[...] O dever do Estado para com a educação será efetivado mediante a garantia de oferta de creches e pré-escola às crianças de zero a cinco anos de idade” (BRASIL, 1988). Desde então as instituições infantis passam a ter caráter pedagógico, cuja função se destina o cuidar vinculado ao educar das crianças em espaços que promovam o seu desenvolvimento integral.
...