O Relatório de Pedagogia
Por: Beca Lorel • 18/4/2024 • Relatório de pesquisa • 2.425 Palavras (10 Páginas) • 59 Visualizações
[pic 1]
Universidade Estácio de Sá
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO BÁSICA
EMILCE MADUREIRA DA SILVA
202001096124
Rio de Janeiro - RJ
2024/04
Universidade Estácio de Sá
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO BÁSICA
Este trabalho é pré-requisito para aprovação na disciplina Estágio em Educação Básica, do curso de Pedagogia (modalidade EAD), da Universidade Estácio de Sá em Santa Cruz / RJ.
Rio de Janeiro
2024/04
SUMÁRIO
LISTA DE ANEXOS 4
INTRODUÇÃO 5
1. Estrutura e Funcionamento da Escola 5
1.1. Aspectos físico, humano e material da escola 5
1.2. Projeto Político-Pedagógico 7
1.3. A escola como um grupo social 7
1.4. Atividades docentes e discentes 8
CONSIDERAÇÕES FINAIS 13
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 14
ANEXOS
LISTA DE ANEXOS
Anexo 01 – Fotos ....................................................................................................
Anexo 02 – Entrevistas com os alunos........................................................................
Anexo 03 – Entrevistas com os professores................................................................
Anexo 04 – Exercícios realizados em aula + Jogo......................................................
INTRODUÇÃO
Este relatório tem a finalidade de apresentar a experiencia de estágio supervisionado em educação básica do 8° período, realizado na instituição de ensino público Escola Municipal Alfredo Cesário Alvim, localizado na Rua Marilac n°20, no bairro de Campo Grande, Rio de Janeiro, no período de 05/03/2024 a 16/04/2024.
O estágio participativo tem a importância de unir teoria e prática para melhor aprimoramento e formação do aluno. Ao realizá-lo o aluno adquire um novo conhecimento significativo para a vida toda. Em síntese o estágio proposto pela universidade trouxe uma perspectiva profissional e com noção da realidade ao seu redor saindo do pensamento idealista e partindo para a prática, tendo a certeza de que está sendo capacitada para uma ação pedagógica adequada da realidade atual.
Nas observações em sala de aula foi registrada a prática docente e o relacionamento entre professor e aluno, de diversas atividades que fazem parte da rotina diária da escola, tais como: educação física, oficinas de desenhos, produção de textos e trabalhos de pesquisas.
Durante essa vivência, foram cumpridas 156 horas de estágio com turmas do segundo segmento do Ensino Fundamental, bem como com os grupos pré 1 e pré 2. Ao longo desse período, foram acompanhadas as atividades de dois professores da área. Este trabalho visa a integrar prática e teoria, contribuindo para a melhoria da qualificação docente.
A escolha pela Escola Municipal Alfredo Cesário Alvim foi realizada pela 10ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), mediante carta de encaminhamento para a instituição.
- Estrutura e Funcionamento da Escola
1.1. Aspectos físico, humano e material da escola
A História da escola começa no casarão que existia no século XIX, na Fazenda do Outeiro, cujo dono era David Patrício, o Laranjeira. A denominação da escola naquela época era Escola 6.14. A casa ainda existe, mas a escola foi transferida para um sobrado, na Estrada do Cabuçu, que pertencia à família Ferreira. Em 1913, a escola passou a se chamar Escola Municipal Alfredo Cesário Alvim, em homenagem ao Superintendente de Educação da época, Alfredo Cesário Alvim. Em 1945, mudou-se para o loteamento do mesmo bairro da antiga propriedade da “Cia América Fabril”. Hoje localiza-se neste loteamento, na rua Luísa de Marillac, 20.
A escola foi fundada ainda no século XIX e tem o atual nome desde 1913. Foi inaugurada no atual prédio em 1946.
A escola é muito bem estruturada, contém 9 salas de aula, possui 11 banheiros, sendo 5 banheiros femininos e 5 banheiros masculinos e 2 banheiros para os funcionários (feminino e masculino).
As salas de aulas são amplas e arejadas, com mobiliário adequado e ar-condicionado, 1 refeitório com 6 mesas e 6 cadeiras cada mesa todas coloridas, uma biblioteca integrada que contém 7 computadores de mesa, uma cozinha equipada, 1 quadra de esportes coberta, 1 pátio pequeno e bem arborizado com mesas e bancos de cimento, possui também um parquinho com balanço, escorrega, tatames. Há também uma casa nos fundos da escola na qual mora a caseira, na qual tem sua responsabilidade, com abertura do portão e manutenção da escola.
A secretaria é multifuncional. Nela os alunos realizam Xerox e impressão de materiais, assim como a liberação de documentos específicos e solicitação de uniformes. Uma bancada média sustenta um sino que deve ser tocado para possibilitar o atendimento. Não há nenhum aviso para fazê-lo, então, se for desavisado, possivelmente ficará muito tempo esperando atendimento.
Estão matriculados 439 alunos, sendo 98 alunos no ensino infantil, 341 alunos no ensino fundamental. As turmas estão distribuídas em 2 turnos, sendo pela manhã 6 turmas do ensino fundamental e 1 turma da educação infantil, pela tarde 6 turmas do ensino fundamental e 2 turmas da educação infantil.
A coordenação pedagógica desempenha um papel crucial dentro da instituição educacional, sendo o ponto central para resolver uma variedade de questões pedagógicas e administrativas. Suas responsabilidades incluem lidar com assuntos relacionados a matrículas e transferências de alunos, organizar a infraestrutura da escola, como distribuição de salas de aula e outros espaços, estabelecer o calendário acadêmico, definir os horários das aulas e garantir a implementação adequada do currículo escolar.
...