O Segundo Melhor Lugar Do Mundo
Por: rogeriobritom • 12/4/2016 • Dissertação • 889 Palavras (4 Páginas) • 399 Visualizações
TRABALHO EM GRUPO – TG
Aluno(s):
Cléia Barbosa Da Silva RA 1533029
Flávia Karoline Dos Santos Bezerra RA 1537802
Françoize Ferreira Dos Santos RA 1540997
Geovania Gouveia Da Silva RA 1512428
Rogério Brito Moreira RA 1502971
POLO
Araguaína TO
2016
O Segundo Melhor Lugar Do Mundo
Os primeiros dias letivos na Educação Infantil, com certeza, são os mais importantes na vida dos pequeninos. Durante o encontro fora de casa, nossas crianças estão muito fragilizadas, porque para elas tudo é diferente. Nesse momento a escola tem o mais importante papel a cumprir, ou seja, cuidar e zelar para que essas crianças não voltem para casa assustadas, fragilizadas e amedrontadas. Agora, na sala de aula propriamente dita, o professor segundo ator dessa “novela”, é um personagem de muita importância, pois é com ele que elas vão viver uma longa parte de suas vidas. Nesse caso o professor tem que contribuir para que esse primeiro momento aconteça de forma natural e bem-sucedido, para o bem das crianças e dele próprio.
Percebo como professor quer na educação infantil quer no ensino fundamental, que o principal fator a ser analisado é o interesse por parte de nossas crianças em relação á sua segunda casa, a escola. Então nesse momento, eu, como professor tenho um enorme e profundo desejo, que meus alunos se interessem por minhas aulas. E como vou trabalhar esse interesse? Sendo objetivo, simplista e indo direto ao ponto. Nesse caso tenho que planejar minha aula com muito cuidado e sabedoria, para que a mesma não se torne enfadonha e chata. Claro que não existe uma formula perfeita para isso, mas creio que desenvolvendo as habilidade da própria criança conseguirei bons resultado. E para isso basta organizar as ideias e por a “mão na massa”, pois nada vem de “mão beijada”. Conseguindo fechar todos esses pontos, tenho meu principal objetivo alcançado. Esse é o segredo do sucesso.
Para alcançarmos esse interesse, mencionado acima, a criança deve e pode ser o principal objeto de desejo do professor. Em sua aula inaugural, o mesmo, tem que fazer o melhor e o impossível para que tudo de certo. Objetivo em vista, hora de planejar a aula, e como? Fazendo atividades com livros didáticos, para didáticos cartazes, evas (emborrachados), banners, recortes de revista, pinturas, leituras de historinhas infantis, desenhos e filmes. Gostaria de terminar o primeiro “encontro” que é um momento de quatro horas fora de casa, com a ajuda dos pais. Entregando um simbólico objeto para cada aluno: um copo personalizado com o nome de cada um (objeto individual e de extrema necessidade), que servira para trabalhar dois momentos imprescindíveis na vida delas dentro da escola. O primeiro momento, o trabalho com a higiene pessoal e o segundo o aprendizado do seu próprio nome. Porque vendo a repetição do seu nome, no copo, todos os dias durante o ano letivo, o aluno será capaz de repeti-lo oralmente e escrevê-lo. Essa seria a primeira aula, e no decorrer do ano usar um dia da semana para retomarmos essas atividades. Assim, as crianças e seus pais se manteriam focados e interessados.
...