O Senso Comum
Por: André Mello • 11/4/2019 • Trabalho acadêmico • 282 Palavras (2 Páginas) • 180 Visualizações
Conhecimento do Senso Comum: é o conhecimento superficial das coisas, são fundamentadas sem qualquer tipo de investigação. Se faz valer pelo costume e da cultura para se afirmar verdadeira.
Conhecimento Religioso: apoia-se em doutrinas, nas escrituras sagradas, não são investigadas pois são incontestáveis, trata-se de uma "verdade absoluta".
Não há muita diferença entre conhecimento do senso comum e conhecimento religioso, pois ambos tratam de conhecimentos não verificados.
O senso comum é promovido e mantido por ideologias religiosas, entre outras, que mantém suas verdades, já que não se sustentam sobre críticas e questionamentos.
O conhecimento do senso comum assim como o conhecimento religioso não tem a preocupação em verificar as afirmações, elas são tidas como conceitos universais.
Conhecimento Filosófico: anuncia suas premissas e proposições através da observação e reflexão. Questiona os problemas humanos através do esforço da razão, recorrendo às luzes da própria razão humana.
A filosofia usa o método racional, que prevalece o processo dedutivo, antecedendo a experiência, não exigindo confirmação experimental, somente coerência lógica.
Conhecimento Científico: as principais características são, a curiosidade, desconfiança e crítica sobre as coisas.
O conhecimento específico vem através da investigação, por isso se trata de um conhecimento real, porque lida com ocorrências ou fatos, com toda forma de existência.
É um conhecimento contingente, pois suas proposições, hipóteses e verdades são conhecidas através da experiência e não apenas pela razão, como ocorre no conhecimento filosófico.
É sistemático, já que se trata de um saber ordenado logicamente, formando um sistema de ideias e não conhecimentos dispersos e desconexos.
O conhecimento filosófico e o conhecimento científico, são totalmente diferentes, pois um trata-se de "verdades incontestáveis" obtidas através de reflexões. Enquanto o outro, é obtido através de investigações intermináveis, de certezas contestáveis e de uma eterna busca pela verdade.
...