O Ser Professor
Por: lecampos • 19/5/2016 • Resenha • 332 Palavras (2 Páginas) • 1.711 Visualizações
“O ser professor”
A docência não deve ser entendida como uma simples missão. Existe uma profunda diferença entre dar aula e ser professor. Além disso, é necessário uma prática reflexiva e uma formação acadêmica de qualidade, influenciando a práxis do professor, voltada com a função de suscitar no educando o desejo em construir o conhecimento. Com isso, a formação continuada do professor se faz necessária visando uma prática de qualidade, posto que o contexto social atual exige demasiada reformulação dos sistemas de ensino, bem com a atualização do conhecimento. Tais exigências marcam a atuação do professor, os significados sociais do ‘ser professor’ e, consequentemente, a construção da imagem e da identidade docente.
No delineamento da identidade do professor, não devemos pensar no professor como personagem isolado, mas sim entender o professor como figura marcante de um amplo campo – a Educação! Podemos pensar também no aluno para marcar a figura do professor enquanto mediador na prática pedagógica, facilitador da aprendizagem que lhe atribui novas perspectivas para a construção do saber, onde podemos destacar a prática reflexiva pedagógica de um educador que se torna fundamental para que este possa intermediar no processo de ensino e aprendizagem do educando, e que além da reflexão sobre sua prática exista uma relação interpessoal estabelecida com seu aluno, a qual possibilitará ao educando a compreensão dos conteúdos trabalhados em sala de aula, pois o profissional da educação precisa ter consciência da necessidade da qualidade nos serviços prestados a sociedade, já que seu maior objeto de trabalho é a construção do ser humano para o mundo. Assim, a identidade docente está associada ao contexto social e político, as identidades são construídas pelos sujeitos que desempenham a função de ‘professorar’ e são frutos de uma sociedade que acolhe, que valoriza ou que por vezes desvaloriza a profissão docente.
Diante dessas perspectivas, iremos abordar a importância do papel do professor na sociedade acerca de sua identidade, suas práticas docentes e as mazelas de sua profissão, recorrendo a técnicas quantitativas e qualitativas.
...