O Sistema da Escrita
Por: JoanaFigueira123 • 18/11/2017 • Bibliografia • 543 Palavras (3 Páginas) • 257 Visualizações
1.Bibliografia
CHACON, Lourenço. Bolsa Unesp/ Monitora, 3° ano de Fonoaudiologia, UNESP- Universidade Estadual Paulista – Faculdade de Filosofia e Ciências – 17525-900-Marilia- SP. E-mail:danizinha-maciel@yaoo.com.br
2. Objetivo de estudo
Buscando contribuir para compreensão das dificuldades que as crianças enfrentam para entender o sistema da escrita. pg 168
3. Objetivos da obra
3.1. [...] observar a atividade metalinguística do sujeito escrevendo durante sua produção escrita. Pg.170.
3.2. Esperamos, por meio de nosso trabalho, conseguir chamar a atenção dos profissionais ligados à educação[...] buscando construir a sua relação com esse novo sistema e, consequentemente, com o sistema linguístico de forma geral. Pg.172.
3.3. [...] Trará resultados significativos para que os profissionais ligados á educação tenham melhores condições de orientar o processo de ensino-aprendizagem da língua escrita, resgatando, por meio de comentário e questionamentos das crianças as reflexões que, juntamente com eles devem fazer sobre a escrita. Pg.172.
4. Ideias principais
4.1. Acreditamos que as reflexões que as crianças fazem durante o processo de aquisição da escrita são essenciais para que possam compreender melhor as convenções escritas da língua que falam e na qual estão aprendendo a escrever. Pg.169.
4.2. Acreditamos, entretanto, que a identificação de momentos de reflexão das crianças sobre o funcionamento da linguagem e, mais especificamente, sobre o funcionamento da escrita , pode ser feita não apenas sobre o produto gráfico final, mas também, com base em comentários orais que os aprendizes frequentemente fazem a respeito de características da escrita durante a própria atividade de produção textual. Pg.170.
4.3. Devemos ressaltar que, na elaboração das hipóteses acerca dos percursos que as crianças irão seguir, diversos fatores, como diferenças subjetivas e sócias, inserção em diferentes práticas de letramento, dentre outros, devem ser levados em conta para destacar a singularidade dos dados desses sujeitos. Pg.171.
5. Metodologia
Utilizamos dados coletados por duas diferentes investigadoras em duas escolas municipais de educação (EMEIs) da cidade de Marilia (SP). Cada uma dessas investigadoras acompanhou, durante o primeiro semestre de 2005, uma mesma sala de pré – escola de nível 3 com crianças de cinco a seis anos. A coleta dos dados foi feita semanalmente e consistiu na anotação- na integra- dos comentários orais sobre características[...] .Quando necessário, anotou-se também a manifestação oral da professora ( resposta, instrução, observações, dentre outros) a respeito desses comentários. Pg172.
6. conceito principal do autor
Aquisição da escrita é um processo mais específico no interior de um mais amplo, que é o processo de aquisição da linguagem. Pg .168.
7. Conclusões do autor
7.1. Levando em conta que o sujeito faz uma reflexão não apenas sobre o produto final, mas enquanto realiza seu ato de escrever, consideramos significativo enfocar essa relação sujeito/língua não a partir do produto gráfico final, mas a partir de comentários orais que os aprendizes fazem a respeito de características da escrita durante a própria atividade de produção textual. Pg.171.
...