TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Supervisor de Ensino na sua Prática Profissional

Por:   •  8/6/2021  •  Resenha  •  1.029 Palavras (5 Páginas)  •  1.232 Visualizações

Página 1 de 5

Palestra: O Supervisor de Ensino na sua Prática Profissional

Prof. Marcello Ribeiro

Unip - Acesso em: 11/11/2020

O supervisor de ensino é um grande colaborador no ambiente escolar, direcionando a equipe para a prestação de bons serviços garantindo a qualidade do ensino.

Conforme Rangel 1997 o conceito de supervisor está ligado ao professor, na coordenação e planejamento do processo de ensino/aprendizado., fundamentando-se na aprendizagem do aluno. Porém na perspectiva sócio política, o supervisor de ensino é um líder, um coordenador, que estimula a equipe a empreender na escola adequando as ações à realidade da comunidade que a mesma ocupa.

Mas de todos os apontamentos desta palestra, o de Medina (1997 pp.18) foi bem esclarecedor sobre o conceito do supervisor escolar, “ o supervisor é o sujeito que faz a leitura da escola na sua sociedade. ”

A escola é um local de socialização para o aluno e tem papel fundamental na caminhada deste, preparando-o para o futuro, inserindo-o na sociedade, no mercado de trabalho e auxiliando em seus relacionamentos.

O professor por sua vez, já não é mais um transmissor de informações e sim um mediador, um capacitador do outro e por isso precisa estar se atualizando constantemente, usando de suas novas descobertas para incrementar suas aulas conforme o conteúdo.

A escola sob o olhar do supervisor educacional precisa auxiliar na redução das desigualdades sociais, formando indivíduos críticos e capacitados para concorrer nas mais diversas áreas que serão cada vez mais competitivas.

Da mesma forma que o professor é um mediador em sala de aula, o supervisor também possui essa atuação é um intermediador no ambiente escolar, trabalhando juntamente com a equipe pedagógica da escola.

O supervisor também colabora no planejamento de ações a praticas educativas juntamente com a equipe gestora escolar. Então, o supervisor é um intermediador pois se relaciona com todos os departamentos da escola como o administrativo, professores, pedagógico e manutenção. Precisa estar ciente do perfil da comunidade em que está localizada sua escola e a partir de suas necessidades buscar alternativas para o desenvolvimento educacional e das relações democráticas.

O supervisor precisa além de auxiliar na qualidade do ensino oferecido, também precisa auxiliar o professor e a escola em suas dificuldades, conhecer legislação, sistemas e plataformas, é preciso estar atualizado. Sempre focando no o desenvolvimento do processo educacional.

Antigamente o compromisso de um supervisor educacional era estar envolvido com as políticas públicas e sociais a fim de formar profissionais da educação, entender a realidade e fazer a educação.

Mas hoje essa perspectiva mudou e essa mudança trouxe a exigência de cumprimento da LDB (Lei de Diretrizes e Bases), buscando com isso a igualdade, a pluralidade de ideias e saberes, a divulgação da cultura, a liberdade de pensamento, tolerancia, valorização do profissional da educação, ter uma gestão democrática valorizando as experiencias extraescolares e buscando garantir um padrão de ensino de qualidade.

Para que essa busca se torne realidade é preciso adaptar as novas ideias ao cotidiano, a realidade escolar da comunidade local.

O supervisor ainda precisa estar atento à qualidade do ensino oferecido e se o aluno está aprendendo; quais dificuldades de competência o aluno enfrenta, e assim desenvolver novas técnicas para melhoria da aprendizagem.

O supervisor pedagógico precisa analisar o processo pedagógico junto à realidade social e buscar novas alternativas para o desenvolvimento da educação e das relações democráticas, garantindo liberdade, solidariedade e conduzindo o indivíduo para a cidadania.

Nesse contexto lembramos que antigamente o professor ensinava conforme o conteúdo e avaliava o aluno com uma prova, atualmente isso mudou, o professor precisa trazer o conhecimento, trocar conhecimentos e fazer as intervenções conforme a necessidade, buscando novos meios para a turma conforme sua necessidade.

O professor é o mediador, capacitador e responsável pelo bom desempenho da classe. O supervisor precisa instigar o professor para ser um o mediador, capacitador e responsável pelo bom desempenho da classe, sentindo-se valoroso com o desempenho de seu trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (55.2 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com