O USO DA MODELAGEM MATEMÁTICA NA CONTEXTUALIZAÇÃO DAS QUATRO OPERAÇÕES
Por: Alessandra Henriques • 20/12/2022 • Projeto de pesquisa • 2.153 Palavras (9 Páginas) • 83 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA
CAMPUS JI-PARANÁ
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA - JI-PARANÁ
O USO DA MODELAGEM MATEMÁTICA NA CONTEXTUALIZAÇÃO DAS QUATRO OPERAÇÕES
Projeto de pesquisa apresentado ao Programa de Pós-graduação em Educação Matemática da Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR Campus de Ji-Paraná. Linha de pesquisa 2: processos de ensino e aprendizagem de Matemática nos diferentes níveis e modalidades de ensino, contemplando estudos sobre processos de produção e desenvolvimento de conceitos fundamentais de Matemática, tendências em Educação Matemática, recursos didáticos, metodologias de ensino, relação entre teoria e prática, currículo e aspectos interdisciplinares ou multidisciplinares relacionados à compreensão dos fenômenos de ensinar e aprender Matemática. Orientador (a): Dr. Bianca Santos Chisté; Dr. Enoque da Silva Reis; Dr. Lenilson Sergio Candido.
JI-PARANÁ
2022
JUSTIFICATIVA
A proposta de normativas e diretrizes está em colocar o aluno como protagonista do seu próprio aprendizado e o professor como mediador de habilidade para o desenvolvimento de competências. Desta forma, este ensino ganhou aportes em metodologias que proponha um ensino cheio de significados e que contribua para a sua trajetória de ensino e vida em sociedade.
A pesquisa irá caracterizar a importância do ensino das quatro operações por meio da metodologia da modelagem matemática em turmas dos anos iniciais do ensino fundamental de uma escola pública do município de Alto Alegre dos Parecis. O uso da modelagem matemática para alunos do quarto e quinto ano será preconizado por se tratar de turmas de transição de conceitos e aplicação da multiplicação de forma significante, de modo a colocar o aluno como protagonista e não um mero copiador ou aplicador de modelos de resolução.
A principal motivação que sustenta o uso modelagem matemática, no ensino das quatro operações para alunos do quarto e quinto ano, está em levar estes alunos a compreender os fatos aritméticos da aplicação do conteúdo em seu cotidiano e passe a ver a matemática de forma mais clara. A proposta é de quebra de paradigmas em decorar modelos, tabuadas e copiar procedimentos ao invés de ensinar a forma aplicada a realidade vivida.
Segundo Aragão (2016) a modelagem matemática deve ser vista como um método, uma estratégia que deve ter como objetivo o resgate do conhecimento que o aluno tem, construído por suas vivências e a partir desta realidade o educador deve aplicar o método da modelagem alinhado à realidade do indivíduo. Pode se afirmar que estudar a metodologia em modelagem matemática abre possibilidades de um ensino mais significativo e com relevância para o meio social
Nesse aspecto, a pesquisa traz como reflexão a construção de um planejamento escolar que visa atender as necessidades dos alunos, tornando as aulas mais atrativas e produtivas através do uso da modelagem matemática em resolução de problemas, elaboração de modelos e testes com a aplicação das quatro operações, estas retiradas da realidade do aluno, com a possibilidade de colocar estes diante de situações que os leve a entender e usar as quatro operações de forma a corrobora para a relevância da aprendizagem significativa na vida social.
PROBLEMÁTICA
A Modelagem Matemática tem sido apresentada na literatura como uma eficiente forma de contextualização dos conceitos matemáticos escolares e possibilidade de colocar o aluno diante da matemática aplicada e de levar o mesmo a se tornar um pesquisador. Partido do que foi adquirido em graduações e em experiências com alunos do quarto e quinto ano e levando em consideração a importância da aplicação de conteúdos contextualizados, a pretensão deste projeto de pesquisa está em conhecer os benefícios da modelagem matemática na aplicação das quatro operações para alunos do quatro e quinto ano.
O proposto terá como base, não só conhecimentos vividos, mas a utilização de pesquisa bibliográfica e pesquisa em ação, a fim de responder ao questionamento: “Qual os benefícios da modelagem matemática na aplicação das quatro operações em alunos do quarto e quinto ano dos anos iniciais do ensino fundamental? ”.
OBJETIVOS
OBJETIVO GERAL
Conduzir uma intervenção por meio da modelagem matemática na aplicação das quatro operações, e analisar os resultados obtidos por meio da participação dos alunos.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Estimular o pensamento independente, a criatividade e a capacidade de solucionar problemas;
Desenvolver habilidades de estimar, criar estratégias e calcular;
Incentivar o trabalho coletivo, o respeito ao próximo e a criar e respeitar regras;
Proporcionar a aquisição de novos conhecimentos através da elaboração de modelos;
Elaborar e aplicar uma sequência didática por meio da modelagem matemática com o uso das quatro operações;
Verificar como modelagem matemática pode contribuir com o ensino contextualizado;
Verificar se a metodologia de ensino utilizada contribui para uma aprendizagem significativa dos alunos.
Fundamentação Teórica
O projeto “O uso da modelagem matemática na contextualização das quatro operações ”, busca em seu contexto a inserção de metodologias em sala de aula que possam corroborar para uma aprendizagem significativa, transformadora e integrada com o cotidiano do aluno.
Costa (2009) descreve que a Modelagem Matemática deve ser uma proposta que usa da realidade dos alunos como estratégia de ensino. Assim, a proposta de ensino que usa modelagem deve ter como objetivo o de explicar matematicamente fatos da realidade por meio de analise, conjecturas, que envolva diferentes ciências com o propósito de educar e de ensinar. E ainda a modelagem matemática tem como característica fazer com que o estudante busque as soluções dos problemas a partir de seus conhecimentos prévios, mobilizando diferentes conhecimentos para criar estratégias de resolução, avaliação e reflexão sobre o problema estudado.
...